Seguridade promove 12º Fórum sobre a saúde do homem
A Comissão de Seguridade Social e Família realiza na terça-feira (26) o 12º Fórum de Atenção Integral à Saúde do Homem. O encontro atende requerimento apresentado pelo deputado Sérgio Vidigal (PDT-ES). Segundo a Agência Câmara a edição deste ano vai ter como tema a saúde do homem trabalhador dos transportes e as políticas públicas para garantir cuidados a esses profissionais e aos homens em geral. Segundo Sergio Vidigal, esses profissionais têm a vida mais sedentária, característica que pode favorecer o surgimento de doenças como câncer de próstata. Vidigal é médico e coordenador da Frente Parlamentar de Atenção à Saúde do Homem. Ele considera que, somando-se ao sedentarismo da categoria, os homens, naturalmente, já costumam dar menos atenção à própria saúde e fazem menos consultas médicas que as mulheres. O evento começa às 13 horas, no plenário 7, e será interativo.
Comissões debatem inclusão de mais exames preventivos na rede pública de saúde
As comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; e de Seguridade Social e Família realizam audiência pública na próxima quarta-feira (27) para discutir a inclusão de exames fisiológicos de triagem cardioneurometabólica na rede pública de saúde. De acordo com a Agência Câmara esses exames são indolores, não invasivos e feitos por meio de tecnologia que afere padrões fisiológicos do paciente, detectando, por exemplo, aspectos específicos como diabetes, resistência à insulina, síndrome metabólica, intolerância à glicose, hipertensão, fisiopatologia da hipertensão, rigidez arterial, débito cardíaco, resistência vascular sistêmica e neuropatia autonômica cardiovascular. O autor do requerimento para a realização da audiência, deputado Felício Laterça (PSL-RJ), destaca que investir em diagnóstico e tratamento precoce de doenças é muito mais barato e eficaz que arcar com políticas curativas caras em estágios tardios. “Doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. A identificação das pessoas com este risco, o mapeamento e georreferenciamento e a partir daí, o planejamento de medidas preventivas e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação”, destaca Laterça. Foram convidados para o evento: o doutor pela Unicamp e pesquisador em tecnologias de exames não invasivos Daniel Ianni Filho; representantes do Ministério da Saúde, do Conselho Federal de Medicina e do Sistema Único de Saúde. O debate ocorrerá às 14 horas no plenário 12. Os internautas podem assistir e participar enviando perguntas clicando na imagem abaixo.
CAS promoverá debate sobre prevenção e tratamento do diabetes
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará, na quarta-feira (27), audiência pública interativa para debater a prevenção do diabetes e o acesso aos tratamentos da doença, destacou a Agência Senado. A atividade é oriunda do REQ 130/2019 – CAS, do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO), principal defensor da causa no Senado. Entre os convidados estão o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta; a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Hermelinda Pedrosa; os médicos Áureo Ludovico e Francyne Veiga Cyrino; o presidente da ONG Unidos Pelo Diabetes, Rafael Ernane Almeida Andrade; o consultor da Associação de Diabetes Juvenil, Heitor Zanini; e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e da Sociedade Brasileira de Cirurgias Bariátrica e Metabólica. A reunião está marcada para às 11h, na sala 9 da Ala Senador Alexandre Costa. O diabetes é causado pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. A doença pode gerar complicações agudas e crônicas em pacientes sem tratamento, como hipoglicemia, insuficiência renal, cegueira, insuficiência vascular, amputações de membros inferiores, infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9% da população mundial com diabetes. Para estabelecer a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância e a necessidade de medir regularmente os níveis glicêmicos e de controlá-los, foi sancionada, no último dia 30 de outubro, lei que institui a Política Nacional de Prevenção do Diabetes e de Assistência Integral à Pessoa Diabética (Lei 13.895, de 2019). A norma é originária do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 133/2017, aprovado pelo Senado em outubro deste ano. Fazem parte das diretrizes da Política Nacional de Prevenção do Diabetes, a universalidade, a integralidade, a equidade, a descentralização e a participação da sociedade na definição e no controle das ações e dos serviços de saúde. Estão previstos também como pontos da política a promoção de ações coletivas preventivas à doença e o investimento em desenvolvimento científico e tecnológico sobre métodos de tratamento e cuidados para o não desenvolvimento da doença.
Agência Câmara – Finanças aprova registro de preços em licitação de medicamentos para o SUS
Agência Câmara – CCJ aprova adoção de novo ícone para sinalizar acessibilidade
Agência Câmara – Comissão debate com especialistas da área médica uso da Cannabis sativa
Agência Câmara – Plenário pode votar Médicos pelo Brasil e Revalida
Agência Câmara – Comissões debatem inclusão de mais exames preventivos na rede pública de saúde
Agência Senado – Comissão de Assuntos Sociais aprova mudança que favorece beneficiários do BPC
Agência Senado – CAS analisa projeto que facilita laqueadura após parto ou aborto
Agência Senado – CAS promoverá debate sobre prevenção e tratamento do diabetes
STJ – Terceira Turma reafirma prazo de 20 anos para proteção de patente no sistema mailbox
Folha de S. Paulo – Preparo para férias de verão com crianças inclui pesquisa e vacina
Folha de S. Paulo – Gasto de saúde sobe além do mínimo e ameaça verba municipal de educação
Folha de S. Paulo – Entenda como é usada a escala de Glasgow, que mede nível de consciência após lesão cerebral
Folha de S. Paulo – Médico francês questiona em livro o aumento de diagnósticos de TDAH
Folha de S. Paulo – Médicos incertos
Folha de S. Paulo – Ainda concentrado em SP, sarampo começa a se deslocar pelo país
Folha de S. Paulo – Repetir cesáreas implica aumento de riscos
Folha de S. Paulo – Fórum de Jornalismo Especializado debate o impacto da inteligência artificial e dos dispositivos digitais no setor
Folha de S. Paulo – Defensor do parto de cócoras, ajudou a humanizar a medicina
Jornal Agora – Pressão baixa exige cuidados com a hidratação, principalmente dos idosos
O Globo – STJ: plano de saúde deve pagar despesas hospitalares de acompanhante de idoso
O Globo – Fiocruz lança Cartilha de Prevenção à Violência Armada
O Globo – As péssimas relações entre Mandetta e o presidente da Anvisa
O Globo – Setor da educação teme perda de recursos com PEC do Pacto Federativo
O Globo – Artigo: Modos de ver e combater o câncer
O Estado de S.Paulo – Dia Nacional do Doador de Sangue 2019: tire dúvidas sobre a doação
O Estado de S.Paulo – Leitora cobra atendimento de plano de saúde
O Estado de S.Paulo – Estudo de câncer reacende debate sobre quando iniciar mamografias periódicas
O Estado de S.Paulo – Deputado gaúcho diz que usa imunidade parlamentar para trazer canabidiol do Uruguai ao Brasil
Portal Anvisa – Observatório de ortopedia é tema de reunião
Agência Saúde – MS participa de mutirão de cirurgias oftalmológicas em indígenas de Roraima
ANS – Câmara de Saúde Suplementar
ANS – ANS realiza 2º encontro de avaliação das propostas de atualização do Rol de Procedimentos
Secretaria de Saúde do DF – Hemocentro de Brasília recebe cerca de 50 mil doadores por ano
Secretaria de Saúde do DF – Pacientes com transtornos mentais recuperam autoestima em oficina criativa
__________________________________________________
No comments yet.