Estados querem comprar mais vacinas contra a Covid e completar programa federal

Home/Informativo/Estados querem comprar mais vacinas contra a Covid e completar programa federal

Os estados pretendem comprar vacinas para aumentar o número de doses para além daquelas que já estariam contratadas (pelos números do Ministério da Saúde). É o que diz Wellington Dias, governador do Piauí (PT) e coordenador do assunto no Fórum Nacional de Governadores. De acordo com a Folha de S.Paulo Dias conta que, nesta quinta-feira (18), combinou tal possibilidade com o ministério, desde que as vacinas sejam entregues para o Programa Nacional de Imunização. Na quarta-feira (17), governadores, os ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Luiz Ramos (Secretaria de Governo), Nísia Trindade (presidente da Fiocruz) e Dimas Covas (diretor do Butantan) trataram do cronograma de entrega de vacinas. Dias parece otimista com o resultado da reunião, que durou duas horas e 37 minutos. Dias afirma ter mais confiança no calendário do Butantan e da Fiocruz —Pazuello colocou também no cronograma federal vacinas a serem compradas, algumas ainda nem aprovadas. Na conta das vacinas fabricadas ou compradas pelos institutos brasileiros (além de outros prováveis 2,6 milhões de doses do consórcio Covax), seriam 104,6 milhões de doses até abril, bastantes para vacinar cerca de 50 milhões de pessoas (dada uma perda de 5%). A população com 60 anos ou mais, grupo em que morrem 75% das vítimas de Covid-19, é de 33,24 milhões. Dias acredita que, com essas vacinas, em algum momento de abril o número de internações e de mortes poderia diminuir em 60%. O governador do Piauí conta ainda que vai haver uma rediscussão de como distribuir parte das doses entre os estados, do “fundo” de 5% destinado a atender situações especiais e emergências. As demais doses são distribuídas proporcionalmente, de acordo com a população e ordem de prioridades. Dias diz que a compra de vacinas pelos governos estaduais está em negociação, “o grupo está sendo formado”, e que seria necessária a participação de quase metade dos estados para a empreitada dar certo (por ora são cinco). Pelo menos dois outros governos estaduais dizem que, na reunião de quarta-feira (17), Pazuello afirmou que apenas o governo federal faria as compras. Segundo Dias, a situação mudou, nesta quinta-feira (18).

Em reunião com Pazuello, frente de prefeitos cobra diálogo, mas evita pedir saída de ministro

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, encontra-se nesta sexta-feira (19) com representantes da Frente Nacional de Prefeitos. Segundo a coluna Painel da Folha de S.Paulo a reunião foi adiada em um dia porque o ministro foi visitar o oeste do Pará, área bastante atingida pela nova cepa do vírus. Na pauta, vacinas, manutenção de leitos e um pedido por mais diálogo por parte do governo federal. Ao contrário da Confederação Nacional dos Municípios, a Frente não defende a saída do ministro. “Não adianta falar tira esse, põe aquele, se a fórmula se mantiver”, diz o presidente da entidade, o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette.

Ministério da Saúde nomeia novo coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

O Ministério da Saúde nomeou o psiquiatra Rafael Bernardon Ribeiro para o cargo de coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. A publicação no Diário Oficial da União foi assinada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira (18), destacou a Folha de S.Paulo. Segundo consta em seu currículo, o médico já foi consultor do Ministério da Saúde de novembro de 2018 a dezembro de 2019. Além disso, foi coordenador adjunto na Coordenação-Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas da pasta de novembro de 2017 a julho de 2018. Ele também atuou como assessor técnico na área de Saúde Mental do governo de São Paulo de abril de 2012 a dezembro de 2018. O médico entrou no lugar de Maria Dilma Alves Teodoro, que pediu demissão do cargo em dezembro em meio a uma ofensiva do governo Bolsonaro para revogar uma série de portarias que estruturam a política de saúde mental no país e que vigoram desde a década de 1990. Teodoro era coordenadora da área desde fevereiro de 2019. Foi nomeada pelo então ministro Luiz Henrique Mandetta, que deixou o governo no ano passado após entrar em conflito direto com Bolsonaro sobre a condução do Ministério da Saúde na pandemia de Covid-19. O médico é um grande defensor do tratamento com eletroterapia. Em uma entrevista feita ao Canal da Psiquiatria, em 2013, o médico chegou a dizer que a terapia havia virado o seu mantra. Segundo Ribeiro, o procedimento deve ser realizado em casos mais graves. O CFM (Conselho Federal de Medicina) regula o uso da eletroconvulsoterapia desde 2002 no país, mas muitos ainda associam esse tratamento aos métodos de tortura e crueldade do passado. O método é indicado em quadros de depressão grave, risco de suicídio iminente, transtorno bipolar, forma catatônica da esquizofrenia, casos em que o paciente não responde às medicações ou não pode ingeri-las. Atualmente, atua em tempo integral como diretor técnico do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Setor médico busca soluções para alto gasto dos brasileiros com exames

Em artigo publicado, nesta sexta-feira (19), no Blog Fausto Macedo do jornal O Estado de S.Paulo Tiago Lázaro, economista e CEO da Mitfokus, destaca que o Brasil é um dos países que mais realizam exames médicos complementares em planos de saúde. Dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mostram que são feitos por ano mais de 900 milhões de exames no país. O exame mais realizado é o de radiografia, com 679 a cada mil beneficiários. Em segundo lugar ficam os exames de sangue (337/mil), seguidos da ressonância magnética (179/mil) e tomografia computadorizada (164/mil). Na Holanda, por exemplo, são realizadas cerca de 52 ressonâncias e 95 tomografias a cada mil beneficiários, enquanto no Chile esse número cai para 31 ressonâncias e 96 tomografias, de acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Para mudar essa realidade, o mercado nacional vem buscando ano a ano pela verticalização no atendimento, ou seja, os planos de saúde, percebendo o exacerbado número de exames realizados, estão gradativamente centralizando os serviços médicos. Uma das principais razões para o desperdício no setor de saúde está no modelo de remuneração praticado. O sistema fee-for-service, em que os pagamentos são realizados por serviço prestado, é um estímulo à solicitação de exames e procedimentos por vezes desnecessários. A tendência é que haja uma transição para modelos de remuneração mais enxutos, com corte de desperdícios, que valorizem medidas com impacto real na saúde dos usuários. No modelo de verticalização, o primeiro passo foi a aquisição de clínicas e hospitais pelas operadoras de planos de saúde. Outra medida foi a redução do número de médicos autônomos credenciados, centralizando os serviços nos planos de saúde, reduzindo, assim, os gastos com pagamentos de exames externos. Ao buscar a verticalização, as operadoras passam a ter um controle maior sobre os seus custos. Esse movimento tende a permanecer forte para 2021 e próximos anos. O passo seguinte para a consolidação desse modelo é o investimento por parte das operadoras de planos de saúde em sistemas de análise de big data e algoritmos de Inteligência Artificial, que possam ajudar os médicos a definirem com maior precisão a necessidade de exames e tratamentos.

SAÚDE NA IMPRENSA

STJ – Segunda Seção fixa teses sobre permanência de ex-empregado aposentado em plano de saúde coletivo

Agência Câmara – Projeto prevê vacinação contra Covid-19 exclusivamente pública e gratuita

Agência Câmara – Projeto isenta candidato que se vacinar contra Covid-19 de pagar taxa de inscrição em concurso

Agência Câmara – Projeto exige boletim de ocorrência para realização de aborto decorrente de estupro

Agência Câmara – Líder do PSD diz que aprimorar legislação referente à vacinação contra Covid-19 é prioridade

Agência Câmara – Líder do PSDB defende protagonismo da Câmara nas questões sanitárias

Agência Senado – Senado pode votar projeto que condena infanticídio indígena

Agência Senado – Senado inicia campanha para celebrar o Dia Mundial das Doenças Raras

Agência Senado – Senado terá comissão para acompanhar ações anti-covid; CPI aguarda instalação

Anvisa – Vacina: concluída certificação de Boas Práticas de Fabricação da Pfizer

Anvisa – Nota: reunião entre a Anvisa e o Instituto Butantan

Anvisa – Anvisa atualiza guia sobre produtos tópicos e transdérmicos

ANS – Resultados da 543ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada

Agência Saúde – Brasil registra 8.995.246 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministro Eduardo Pazuello participa de abertura de hospital de campanha em Santarém (PA)

Agência Saúde – Ministério da Saúde apoia ampliação de Farmácias Vivas em todo o país

Agência Saúde – Amazonas registra queda de 43% no número de óbitos por Covid-19

Agência Saúde – Ministro Eduardo Pazuello visita região oeste do Pará

Conitec – Conitec abre consulta pública sobre medicamento com apresentação em spray para asmáticos no SUS

Conitec – Consulta pública avalia exclusão de tecnologia para tratamento de asma e doença pulmonar obstrutiva crônica no SUS

Governo Federal – Acordo integra Disque 100 a cadastro de crianças e adolescentes desaparecidos

Agência Brasil – Covid-19: cepas do Reino Unido e Manaus circulam no Rio

Agência Brasil – Toque de recolher entra em vigor na Bahia

Agência Brasil – Suposto ato de vandalismo pode ter estragado vacinas de covid-19 no ES

Agência Brasil – Infogripe: ocorrência de covid-19 está em patamar alto em todo o país

Agência Brasil – Brasil acumula mais de 10 milhões de casos de covid-19

Agência Brasil – Hospital de campanha começa a funcionar nesta sexta no oeste do Pará

Agência Brasil – Covid-19: estado do Rio distribui nesta sexta segunda dose da vacina

Agência Brasil – Prefeito Bruno Covas volta a fazer quimioterapia

Agência Brasil – Polícia indicia técnica que não aplicou vacina em idoso no Rio

Agência Brasil – Imunidade pós-vacina pode demorar semanas, dizem especialistas

Agência Brasil – Covid-19: mortes passam de 242 mil e casos somam quase 10 milhões

Agência Brasil – Saúde: mais 230,7 milhões de doses de vacina serão entregues até julho

Folha de S.Paulo – O medo da demência e formas de evitá-la

Folha de S.Paulo – Em reunião com Pazuello, frente de prefeitos cobra diálogo, mas evita pedir saída de ministro

Folha de S.Paulo – Estados querem comprar mais vacinas contra a Covid e completar programa federal

Folha de S.Paulo – Saúde reclama de atraso da Coronavac, e Butantan ataca ‘falta de planejamento’ da pasta

Folha de S.Paulo – Mogi das Cruzes imuniza profissionais de saúde a partir de 35 anos

Folha de S.Paulo – A saúde mental dos profissionais de segurança pública não faz quarentena

Folha de S.Paulo – Senador quer que governo aceite ser responsabilizado por eventuais efeitos adversos de vacinas

Folha de S.Paulo – Prefeito defende tratamento precoce contra a Covid-19 em Chapecó, que vive colapso na saúde

Folha de S.Paulo – Saúde diz que avanço da Covid em 2021 era imprevisível e agora corre por dinheiro fora do teto

Folha de S.Paulo – Saúde envia ofício ao Butantan para adquirir mais 30 milhões de doses da Coronavac

Folha de S.Paulo – Pesquisa mostra diferenças entre buscas online sobre saúde mental feitas no Brasil e em Portugal

Folha de S.Paulo – Nova variante do coronavírus identificada no sul da Califórnia causa preocupação

Folha de S.Paulo – Governo diz ao Supremo que distribuiu 100% das doses para vacinação de idosos acima de 90 anos

Folha de S.Paulo – Variante sul-africana pode reduzir anticorpos protetores da vacina da Pfizer

Folha de S.Paulo – Ministério da Saúde nomeia novo coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

O Estado de S.Paulo – Rio registra transmissão comunitária de variantes do coronavírus, dizem secretarias

O Estado de S.Paulo – Vitamina D não reduz tempo de internação em casos graves de covid, aponta estudo da USP

O Estado de S.Paulo – A responsabilidade da ANPD e os recentes casos de vazamentos de dados

O Estado de S.Paulo – Direito de ir e vir e controle da pandemia dividem advogados sobre ação da Procuradoria por teste da Covid-19 em voos domésticos

O Estado de S.Paulo – A justa causa e a obrigatoriedade da vacina contra covid-19

O Estado de S.Paulo – Como as variantes do coronavírus no Brasil afetam nossa vida e a vacinação

O Estado de S.Paulo – Covas ficará no cargo durante novo tratamento contra câncer

O Estado de S.Paulo – A aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados nas pequenas empresas e startups

O Estado de S.Paulo – Setor médico busca soluções para alto gasto dos brasileiros com exames

O Estado de S.Paulo – No desespero para se vacinar, todo mundo quer montar seu bloco de prioritários

O Estado de S.Paulo – Prefeito que fez lockdown fala da dificuldade de conseguir oxigênio medicinal

O Estado de S.Paulo – Ministério diz que terá só 30% das doses da Coronavac previstas para fevereiro; Butantan rebate

O Globo – Autoridades confirmam transmissão comunitária de variantes do coronavírus no Rio

O Globo – Paciente que morreu no Rio com variante agressiva do coronavírus teria se contaminado em hospital

O Globo – Novo coordenador-geral de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Saúde defendeu eletroterapia em crianças e adolescentes

G1 – Vacina da Pfizer reduziu em 75% as infecções pelo coronavírus menos de 1 mês após primeira dose, aponta estudo preliminar

G1 – Ministério da Saúde envia documento ao Butantan para adquirir mais 30 milhões de doses da CoronaVac

G1 – Sintomas de Covid: pesquisadores britânicos ampliam para 7 os sinais que deveriam levar a exame de coronavírus

G1 – Doria negocia lote extra para SP, mas ministério tem exclusividade da CoronaVac até que Butantan entregue 100 milhões de doses

G1 – Butantan culpa ‘briga’ entre governo federal e China por atraso na entrega de doses da CoronaVac para o Ministério da Saúde

G1 – Ministério da Saúde diz que vai rever distribuição de doses em fevereiro após Butantan informar atraso

G1 – Fiocruz anuncia que receberá mais dois milhões de vacinas importadas na próxima semana

G1 – Vacina da Pfizer contra a Covid-19 começa a ser testada em grávidas

G1 – Saiba por que nossos olhos estão mais cansados na pandemia e como podemos protegê-los

G1 – Teresina tem doses suficientes e inicia vacinação em domicílio de idosos a partir de 90 anos, diz prefeitura

G1 – Novos casos de Covid-19 no mundo caem 16% na segunda semana de fevereiro, aponta OMS

G1 – Plano do ministério para entrega de vacinas contra Covid cita doses não previstas pelo Butantan em fevereiro

Valor Econômico – União Africana recebe oferta para adquirir 300 milhões de doses da Sputnik V

Valor Econômico – Dose única da vacina da Pfizer tem eficácia de 85%, indica estudo de Israel

Valor Econômico – Hospitalizações por covid-19 continuam caindo nos EUA

Valor Econômico – Rito na Anvisa põe em dúvida meta de Pazuello

Valor Econômico – PEC emergencial entra na pauta do Senado para viabilizar volta do auxílio

Valor Econômico – Escândalo de vacinação de políticos abala o Peru e pode afetar eleições

Valor Econômico – Indonésia ameaça punir quem não se vacinar

Valor Econômico – Por uma aposta radical na saúde para o bem da sociedade

Valor Econômico – Descaso com proteção e pouca vacina inflaram cifra

Valor Econômico – EUA rejeitam ideia de Macron de prover vacina a país pobre

Valor Econômico – Commodities e saúde devem puxar resultados no 4º tri

Valor Econômico – Em carta ao governo, secretários da Fazenda pedem recursos para serviços de saúde

Valor Econômico – Câncer de Bruno Covas é crônico e avançou apesar do tratamento, dizem médicos

Valor Econômico – Pazuello terá reunião com prefeitos na sexta para tratar de vacinação

Valor Econômico – Prioridades do Congresso são PECs, auxílio emergencial e vacinas, diz Lira

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »