Estados congelam ICMS por 90 dias para tentar conter alta dos combustíveis

Home/Informativo/Estados congelam ICMS por 90 dias para tentar conter alta dos combustíveis

Estados congelam ICMS por 90 dias para tentar conter alta dos combustíveis

Os Estados aprovaram, por unanimidade, o congelamento do valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrado nas vendas de combustíveis por 90 dias para mitigar a alta dos preços ao consumidor final, na bomba dos postos de gasolina, informou o Estado de S. Paulo. A decisão foi tomada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), colegiado que harmoniza as normas do ICMS, tributo cobrado pelos Estados, e conta com a presidência do Ministério da Economia. A articulação para o congelamento foi antecipada pela Coluna do Estadão. Uma reunião extraordinária foi realizada nesta sexta-feira (29). Segundo os representantes do Confaz, o objetivo é colaborar com a manutenção dos preços nos valores vigentes em 1.º de novembro de 2021 até 31 de janeiro de 2022. Com a decisão, o preço base de incidência das alíquotas do ICMS praticadas pelos Estados fica congelado até fim de janeiro, não importando o preço cobrado pela Petrobras. Na regra atual, a atualização de preço médio é feita de 15 em 15 dias, alimentando a alta dos combustíveis. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

ANP aprova regulamento de novo modelo para venda de biodiesel 

A diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou, nesta quinta-feira (28/10), a resolução que regulamenta o novo modelo de comercialização de biodiesel. O sistema entrará em operação em 2022 em substituição aos leilões públicos, para atendimento do percentual de mistura obrigatória ao diesel de origem fóssil, informou o Valor Econômico. O novo modelo prevê a compra de biodiesel pelas distribuidoras diretamente dos produtores. A meta volumétrica compulsória individual de contratação será de 80% do comercializado no mesmo bimestre do ano anterior. No caso das distribuidoras, a meta será sobre o volume de biodiesel proporcional às suas vendas de óleo diesel B – já com a mistura de biodiesel, vendido das distribuidoras aos revendedores. Para produtores, a meta é sobre o biodiesel vendido, explicou a ANP.Como o formato de comercialização entrará em vigor até 1º de janeiro do ano que vem, o SRD-Biodiesel, novo sistema para envio dos dados, estará disponível para os agentes da cadeia nas próximas semanas, informou a agência. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Marca global de drones para biológicos se reposiciona

A Geocom, empresa que faz geoprocessamento de imagens e a primeira a desenvolver uma tecnologia exclusiva para aplicação de agentes biológicos via drones, vai passar a se chamar Natutec. Segundo informou o portal AgroLink, a mudança começou no ano passado quando a marca de drones foi comprada pela Koppert Biological Systems. Desde então, a empresa tem oferecido esses serviços, com expectativa de atender seis estados e mais de 1,6 milhão de hectares em 2021. Com a nova marca o objetivo é oferecer uma solução completa com biodefensivos e sua aplicação via drone. Vinícius Lopes, gerente de cana-de-açúcar da Koppert, explica que o objetivo é integrar a prestação de serviços com o conceito da companhia. A Geocom atua na área de tecnologia da agricultura desde 2013, pioneira em geoprocessamento de imagens e primeira empresa a desenvolver uma tecnologia exclusiva para aplicação de agentes biológicos via drone, destacando-se como a empresa do setor com maior estrutura no país, atendendo cerca de 50 clientes em todo o Brasil.

Apple solicita registro de patente com tecnologia que pode ser usada em drones

A Apple pode estar expandindo sua área de atuação para drones em breve, ao menos é o que sugere uma nova patente da empresa publicada nesta segunda – feira (25), informou o Portal Intelectual. Os documentos não sugerem que a fabricante pretende lançar seu próprio drone, mas neles é possível deduzir que de alguma forma a empresa está preparando tecnologias focadas para veículos aéreos não tripulados (UAV). O registro publicado no US Patent and Trademark Office lista uma tecnologia da Apple Inc. intitulada de “Sistemas e métodos para usar sistemas aéreos não tripulados em redes celulares”. Que tem uma descrição bastante técnica mas que indica soluções da empresa para a conexão de drones em uma rede 3GPP, permitindo a operação e controle de sistemas 5G através desse tipo de conexão. O texto apresentado pela Apple é bastante técnico, mas descreve um sistema que permitirá controlar as aeronaves através dessas redes, sem nenhuma necessidade do aparelho estar ao alcance do controle dele. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Veja outras notícias

Agência Câmara
Presidente da Câmara apoia congelamento de ICMS dos combustíveis

Governo Federal
Confaz congela ICMS sobre combustíveis por 90 dias

Estado de S. Paulo
Estados congelam ICMS por 90 dias para tentar conter alta dos combustíveis

Portal do Agronegócio
Uso de drones para controle biológico de pragas atrai investidores

Portal do Agronegócio
Simulação computacional ajuda a reduzir custos e aprimorar projetos no setor agrícola

Portal do Agronegócio
Brasil será destaque mundial no uso de bioinsumos

Canal Rural
Bolsonaro critica política que atrela preço dos combustíveis ao dólar

Canal Rural
Caminhoneiros reafirmam paralisação em encontro com deputados

Canal Rural
Líderes do G20 se comprometem a limitar aquecimento global

Canal Rural
Petrobras diz que busca evitar volatilidade nos preços dos combustíveis

Canal Rural
Soja: reativação das indústrias nacionais de fertilizantes é discutida no Sul

Valor Econômico
ANP aprova regulamento de novo modelo para venda de biodiesel

Valor Econômico
Partido entra com ação para derrubar venda direta de etanol aos postos

O Estado de S. Paulo
ICMS ambiental incentiva criação de áreas preservadas, mas com nível de proteção menor

O Estado de S. Paulo
Regulação do mercado de carbono emperra na Câmara às vésperas da COP-26

AgroLink
Uso de bioinsumos impede perdas na produção de frutas

AgroLink
Exportações do agro devem fechar 2021 com receita recorde

AgroLink
Governo quer antecipar registros de fertilizantes

AgroLink
Preços do glifosato dobram

AgroLink
Marca global de drones para biológicos se reposiciona

Portal Intelectual
Apple solicita registro de patente com tecnologia que pode ser usada em drones

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »