ENTREGA DE FERTILIZANTES CAI 9% EM FEVEREIRO

//ENTREGA DE FERTILIZANTES CAI 9% EM FEVEREIRO
Após alcançar recorde em 2016 e registrar um aumento nas vendas da ordem de 20% em janeiro na comparação anual, o volume de entregas de fertilizantes no mercado doméstico começou a cair no mês passado. Reportagem do Valor Econômico destaca que, segundo dados divulgados na quarta-feira (14) pela Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), o volume de fertilizantes entregue aos produtores recuou 9% em fevereiro ante igual período um ano antes, somando 2,044 milhões de toneladas. “Segundo a Anda, a retração é consequência das antecipações de entregas nos meses precedentes. No primeiro bimestre, as entregas tiveram alta de 6,4% ante o mesmo período de 2016”, afirma o texto.

Queda de 22% na produção nacional

O Valor destaca ainda que com o fim das entregas de fertilizantes para plantio da segunda safra de milho – a safrinha -, as vendas de nitrogenados recuaram 13,9% em fevereiro, atingindo 384 mil toneladas. “Pelo mesmo motivo, as entregas dos fosfatados tiveram queda de 9,7%, para 222 mil toneladas. E as entregas de fertilizantes potássicos, por sua vez, recuaram 13%, para 264 mil toneladas. A produção nacional de fertilizantes teve queda de 22,6% no mês passado ante fevereiro de 2016, totalizando 546,289 mil toneladas. No ano, a redução foi de 11,7%, para 1,226 milhão de toneladas. Para atender a demanda, as importações de fertilizantes cresceram 30,4% em fevereiro, para 1,665 milhão de toneladas, e avançaram 30,5% no bimestre, para 3,985 milhões de toneladas”, ressalta a publicação.

Drones para pulverização

A coluna Campo Aberto, do jornal Zero Hora, destaca na edição desta quarta-feira (15) que foi realizada uma simulação de pulverização a partir de um veículo aéreo não tripulado (vant), em plena área urbana, ao lado de um centro de compras em Porto Alegre. “A demonstração foi a forma de as empresas SkyDrones, de Porto Alegre, e a chinesa DJI, apresentarem novidades em tecnologias das duas marcas que atuam em parceria no Brasil. No caso da agricultura, a SkyDrones demonstrou aparelhos de asa fixa, chamado Zangão, e outro denominado Pelicano, utilizado na pulverização e que está no mercado desde o ano passado. Enquanto as tecnologias eletrônica, de controle e de estabilização são chinesas, a customização dos equipamentos é feita localmente. A empresa gaúcha, em conjunto com o produtor, analisa de que forma o vant – chamado também de drone – pode ser útil em campo e desenvolve o software para a aplicação. Entre as vantagens dessa adequação, está a regulagem do voo à altura e relevo do local onde o equipamento irá operar. Acoplando uma câmera multiespectral, é possível, entre outras funções, captar a reflexão solar nas plantas e analisar se estão saudáveis a partir desse reflexo”, afirma a coluna.

Petrobrás negocia fábrica de fertilizantes
O jornal O Estado de S.Paulo desta quarta-feira (15) destaca que a Petrobrás negocia com um consórcio de empresas chinesas, liderado pela estatal Sinopec, a venda da fábrica de fertilizantes nitrogenados que começou a construir no município de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul. “Na negociação, o consórcio se comprometeu a assumir dívidas que somam R$ 38 milhões com fornecedores. A Sinopec, junto com a Galvão Engenharia, respondia pela construção e montagem da fábrica, interrompidas em dezembro de 2014 com 82% das obras concluídas. A Petrobrás rescindiu o contrato com as construtoras com o argumento de que teriam descumprido as condições do acordo. A venda da fábrica, porém, pode esbarrar numa decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). Hoje, o órgão deve julgar se o plano de venda de ativos da estatal terá de voltar à estaca zero”, ressalta o texto.
NA IMPRENSA
Mapa – Agropecuária é uma das prioridades do Fórum Brasileiro de Mudança Climática

Embrapa – Nota de Esclarecimento sobre Ensaios Cooperativos de Fungicidas

Embrapa – Opções para segurança alimentar na Afubra

Folha de S.Paulo – Justiça nega recurso e mantém suspensa cobrança por bagagem

Folha de S.Paulo – Aeroporto de Natal terá pista reformada três anos após inauguração

Folha de S.Paulo – Área de cultivo de coca na Colômbia é a maior em 20 anos, dizem EUA

O Estado de S.Paulo – Petrobrás negocia fábrica de fertilizantes

Zero Hora – Campo Aberto – Drones rurais na cidade

Valor Econômico – JBS deflagra nova fase de expansão nos EUA

Valor Econômico – Preços de hortaliças têm baixas expressivas do campo ao varejo

Valor Econômico – Importação de lácteos disparou em fevereiro

Valor Econômico – Entrega de fertilizantes caiu 9% no mês passado

Folha do Sul – Reunião debate logística reversa para embalagens de produtos agroquímicos

Agrolink – Agro Rosário apresenta soluções de ponta para os mercados de soja, milho e algodão

Governo do Mato Grosso do Sul – Rastreabilidade de frutas, legumes e verduras passa de 1,2 milhão de toneladas

Notícias Agrícolas – Exportações brasileiras crescem 25% na segunda semana de março

Carta Capital – Rui Daher – A produção agrícola brasileira: de verdade mundial a possível mito

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »