De acordo com a Prefeitura de Crato (CE) os Agentes de Endemias cratenses, neste período de pandemia, estão realizando suas atividades no município do Crato dando ênfase à Educação Sanitária e também na pesquisa domiciliar: frente, lados e fundo do quintal do terreno – obedecendo às diretrizes exigidas pelo Ministério da Saúde. Com as restrições de adentrar nas residências, devido à pandemia, os agentes contaram com um grande aliado para identificar possíveis focos de proliferação do mosquito aedes aegypti: um drone. “O drone é muito eficaz para localização de focos, principalmente, nesse período que está restrita a visita intradomiciliar”, comenta Edmilson Nascimento. Dentre várias localidades, os profissionais finalizaram o primeiro ciclo do trabalho, visitando o Conjunto Habitacional São Bento. Além do trabalho preventivo, a equipe também realiza a profilaxia daqueles locais onde já têm casos confirmados de dengue, por exemplo, com o fumacê intercostal. Agora, o Núcleo de Endemias inicia o segundo ciclo, nas localidades urbanizadas e na zona rural, possibilitando uma maior cobertura. Para auxiliar no eliminação dos focos do mosquito, os agentes alertam da população para: – tampar tonéis, baldes e caixas d’água; – manter calhas sempre limpas; – deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo; – limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia; – manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela; – cobrir materiais de construção e piscinas, deixando a coberta bem esticada para não acumular água; – verificar os ralos e a bandeja externa de água na parte de trás da geladeira.
Projeto susta decisão da Anvisa que libera a abamectina em agrotóxicos
O Projeto de Decreto Legislativo 548/20 susta a Resolução 442/20 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão da diretoria colegiada trata da manutenção do ingrediente ativo abamectina em produtos agrotóxicos, informou a Agência Câmara nesta quarta-feira (24). O texto em tramitação na Câmara dos Deputados explica que a abamectina é usada em larga escala no Brasil. Com efeitos inseticidas e acaricidas, entra na formulação de 27 produtos para controle de insetos e pragas em lavouras. Na resolução, a Anvisa exige que as bulas desses produtos tragam a advertência “Atenção – Suspeita-se que prejudique o feto (malformações congênitas) ” e a frase “Pode ser nocivo às crianças alimentadas com leite materno”. Para o autor da proposta, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), a abamectina deve ser banida do País. “É surpreendente que esse ingrediente ativo, com tais características e advertências, possa ter o registro liberado pela Anvisa”, disse. “Desde 2008 a Anvisa tem conhecimento de que a abamectina apresenta resultados preocupantes relativos à toxicidade aguda e à suspeita de toxicidade reprodutiva dessa substância e de seus metabólitos”, continuou o deputado. O projeto será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.
Bayer tem prejuízo de 10,5 bilhões de euros após acordo relacionado ao glifosato
A alemã Bayer teve um prejuízo líquido de 10,5 bilhões de euros em 2020, em resultado que se deve principalmente ao custoso acordo assinado pela empresa para encerrar uma disputa jurídica nos Estados Unidos sobre o herbicida glifosato, destacou o Valor Econômico nesta quinta-feira (25). No ano anterior, a companhia teve lucro líquido de 4,09 bilhões de euro. Em 2020, a Bayer assinou um acordo de US$ 10,9 bilhões para finalizar 90 mil ações, das 125 mil abertas no país, movidas por causa do herbicida Roundup, herdado na aquisição da Monsanto. As vendas da área de proteção de cultivos do grupo somaram 18,84 bilhões de euros no ano, 5% menos que em 2019. O volume de vendas cresceu 1,5%, mas os preços dos produtos caíram 0,2%, enquanto o câmbio pesou negativamente, segundo a companhia. O resultado operacional da divisão ficou no vermelho, com 6,6 bilhões de euros, devido às provisões relacionadas com o acordo sobre o glifosato. Em 2019, O Ebitda da Crop Science tinha sido positivo em 3,82 bilhões de euros. As vendas da divisão sementes de milho e traits caíram 3,8%, para 4,97 bilhões de euros. “Na América Latina, nos benefeciamos de uma expansão nos volumes devido a áreas maiores e efeitos positivos do mix de produtos. Também registramos crescimento na Europa/Oriente Médio/África, principalmente graças aos aumentos de preços”, disse a Bayer. Na área de herbicidas, a queda nas vendas foi de 7%, para 4,74 bilhões de euros. O declínio nas vendas de herbicidas foi devido, em particular, à perda de registros em Europa/Oriente Médio/África e América do Norte. A divisão de fungicidas teve um resultado de 2,64 bilhões em 2020, com recuo de 2,9%. Enquanto a área de sementes de soja e traits teve vendas 7,7% menores, com 1,96 bilhão de euros. Segundo a companhia, as melhores vendas de soja na América Latina não compensaram as perdas na América do Norte. As vendas de inseticidas caíram 5,4%, para 1,37 bilhão de euros. E, na área de sementes vegetais, as perdas foram de 7,1%, para 640 milhões euros. A única divisão da Bayer Corp Science que cresceu foi a de ciências ambientais, com vendas de 1,07 bilhão de euros, alta de 7,6%. Apesar dos resultados, a Bayer expressou confiança para o ano de 2021 e afirmou que “espera um crescimento sólido e lucros estáveis”. No total, o prejuízo operacional da companhia ficou em 2,91 bilhões de euros; em 2019, ela teve lucro de 9,53 bilhões de euros.
Governo do Rio Grande do Sul quer alterar legislação estadual sobre agrotóxicos
Em vigor desde 1982, a lei estadual (7.747) que define as normas de controle dos agrotóxicos no Rio Grande do Sul pode passar por mudanças. Projeto de Lei (260/2020), enviado no final do ano passado pelo governador Eduardo Leite (PSDB) altera redação de artigo que veta a utilização de produtos que tenham sido proibidos nos países de origem. Segundo a Revista Globo Rural se a proposta do Executivo for aprovada, a proibição de uso nos países de origem deixa de ser critério para a distribuição e comercialização de agrotóxicos no Estado. A permissão ficará condicionada apenas ao registro nos órgãos competentes no Brasil. Engenheiro agrônomo e líder do governo na Assembleia Legislativa, o deputado Frederico Antunes (PP) acredita na aprovação da proposta. Segundo ele, o objetivo é colocar o Rio Grande do Sul em consonância com as demais regiões do país. “A lei federal deixa claro que os produtos químicos para uso agrícola que estiverem autorizados pela Anvisa podem ser comercializados, isso só não acontece aqui por causa da lei estadual.” Com a mudança na lei, de acordo com ele, “o produtor poderia ter acesso a bons agroquímicos com um custo menor”. Também a favor da mudança nas regras, Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), avalia que a lei estudual não é mais necessária, tendo em vista a norma federal que regulamenta o uso de agroquímicos no país. “Nós temos aqui no Brasil uma das legislações de agrotóxicos mais exigentes do mundo”, afirma Luis Fernando Pires, assessor da presidência da Farsul. “A utilização desses produtos só acontece quando eles são liberados pelos órgãos federais competentes – o Ibama, a Anvisa e o Mapa – um processo que dura em média seis anos. Então o que a Farsul quer é um alinhamento da legislação estadual com a federal”, completa.
NA IMPRENSA
Agência Câmara – Projeto susta decisão da Anvisa que libera a abamectina em agrotóxicos
Agência Senado – Senado aprova Marco Legal das Startups; texto vai à Câmara
Agência Senado – Bancada feminina terá representante no colégio de líderes, diz Pacheco
Agência Senado – Pacheco diz que busca mediação com a Câmara para definir tramitação de MPs
Agência Senado – Instaladas, comissões permanentes do Senado começam a definir suas agendas
Agência Senado – Grupo de trabalho da reforma eleitoral prevê 27 audiências na Câmara e seminários em 4 estados
Governo Federal – Simplificados processos para as operações no Cadastro de Imóveis Rurais
Governo Federal – Acordo para retomada do transporte aéreo em três aeroportos do Amazonas
O Estado de S.Paulo – Funai e Ibama abrem espaço para produção agrícola entrar em terra indígena
Valor Econômico – Ministério propõe alterações para reforçar Pronaf
Valor Econômico – Nova variante do coronavírus dificulta embarques de frutas
Valor Econômico – Kepler Weber avaliará projetos após ampliar ganhos em 2020
Valor Econômico – Bayer tem prejuízo de 10,5 bilhões de euros após acordo relacionado ao glifosato
Valor Econômico – Canal do Panamá pode reduzir custo do frete de grãos em 35%, diz Conab
Valor Econômico – Fim do Brasileiro encerra ‘polêmica’ de Elusmar Maggi
Valor Econômico – Commodities: Valorização do petróleo dá sustentação a preços de açúcar e algodão em NY
Valor Econômico – Startups de alimentos levantaram US$ 26,1 bilhões em investimentos em 2020
Mapa – Produtos com Selo Nacional da Agricultura Familiar passam de 700 para 7 mil em um ano
Anac – Emenda ao RBAC 145 simplifica e desburocratiza atividade de manutenção de aeronaves
Embrapa – Startups selecionadas pelo programa TechStart Agro Digital iniciam etapa de aceleração
Embrapa – Pesquisadores alertam sobre ataque de pulgão-da-cana-de-açúcar em lavouras de sorgo
Embrapa – Artigo: Novas atitudes no manejo de sistemas de produção agropecuários
Embrapa – Projeto utiliza recursos digitais para disseminar tecnologias de saneamento rural
Embrapa – Cultura da seringueira abre ciclo de palestras da Embrapa Cerrados
Embrapa – Parceria entre Embrapa e IEB apoiará produção de óleos vegetais no Bailique
CNA – De administrador a produtor de hortaliças
CNA – Aproveitamento de alimentos traz nutrição e economia à mesa de mato-grossenses
CNA – Treinamentos do Senar-ES ajudam cafeicultor a obter grão de qualidade
CNA – CNA discute implicações do fim do Convênio 100 para culturas irrigadas
AgroLink – Semente eleva custo de produção da soja
AgroLink – Pulgão da cana está atacando lavouras de sorgo
AgroLink – Coleta de embalagens de defensivos é temporariamente suspensa
AgroLink –Bill Gates investe em agtech de biológicos
AgroLink – Índia não quer transgênicos do Brasil
AgroLink – Batata exige tecnologias para proteção contra bactérias e fungos
AgroLink – Coleção de arroz do Brasil está disponível para instituições mundiais
AgroLink – Déficit de produtos químicos bate recorde para janeiro
AgroLink – Milho tem terceira semana de alta na B3
AgroLink – China negocia mais quatro cargos do Brasil
AgroLink – Por que o Agro usa menos nanotecnologia?
AgroLink – Setor agro brasileiro se destaca em exportações para o Canadá em 2020
AgroLink – O desafio das feiras e eventos do agro frente à pandemia
SBA – Venda de máquinas e equipamentos fatura R$12,5 bilhões em janeiro
Canal Rural – Agricultor tenta contrabandear agrotóxicos do Paraguai e é preso pela PM
Canal Rural – Armazenagem: BNDES cria linha de investimento para cerealistas
Revista Globo Rural – Brasil tem água para irrigar apenas 22% da sua área agropecuária atual
Revista Globo Rural – Brasil caminha para safra recorde de soja, embora clima ainda desafie colheita
Revista Globo Rural – Governo do RS quer alterar legislação estadual sobre agrotóxicos
Revista Globo Rural – Estudantes criam kit que ensina como montar uma horta produtiva em casa
Revista Globo Rural – Vendas de máquinas crescem 38,5% e são as maiores em janeiro desde 2015
Revista Globo Rural – Bayer vai se desfazer de negócio de ciência ambiental
Revista Globo Rural – BNDES cria programa para cerealistas com taxas de juros equalizadas e de mercado
Revista Globo Rural – Agroconsult projeta safra de soja do Brasil em 134 milhões de toneladas
Portal do Agronegócio – Line-up projeta embarques de 6,45 milhões de toneladas de soja em fevereiro
Portal do Agronegócio – FAESC analisa recorde previsto no valor bruto da produção agropecuária em 2021
Portal do Agronegócio – Produtor de citros e milho em Urânia (SP) aumenta produtividade e reduz custeio em 30% com fertilizantes biotecnológicos da Superbac
Portal do Agronegócio – Produtores Rurais Brasileiros em fuga para os EUA
Portal do Agronegócio – Deere eleva previsão de lucro em 2021 com maior demanda por máquinas agrícolas
Prefeitura de Crato – Endemias do Crato (CE) usa drone para identificar possíveis focos do Aedes aegypti e orienta moradores
No comments yet.