Começou nesta terça-feira segunda etapa da vacinação contra febre aftosa
Começou nesta terça-feira (3) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa, com o objetivo de imunizar, em novembro, cerca de 70 milhões bovinos e bubalinos de até 2 anos de idade, conforme prevê o Calendário Nacional de Vacinação 2020 para a maioria dos estados brasileiros. Segundo a Agência Brasil a Divisão de Febre Aftosa da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ressalta que, tão importante quanto a vacinação correta, é também o preenchimento completo da declaração de vacinação e entrega online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual, dentro dos prazos estipulados. É com o registro da declaração que o produtor poderá cumprir com os compromissos sanitários junto ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. Segundo o Mapa, as vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas “e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda”. Ainda segundo a pasta, a vacina, em dose de 2 mililitros (ml) deve ser aplicada com agulhas novas “na tábua do pescoço de cada animal”, de preferência nas horas mais frescas do dia. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas com a ajuda do órgão de defesa sanitária animal estadual. Dados parciais da primeira etapa de vacinação divulgados em setembro informaram que, naquele mês, a cobertura vacinal estava em 97,81% do rebanho de bovinos e bubalinos de todas as idades, percentual que corresponde à imunização de 166 milhões de animais.
Lei que proíbe a condução de animais presos a veículos é sancionada em Santos
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) sancionou a lei complementar que proíbe a condução de animais presos a veículos, motorizados ou não, por meio de cordas, coleiras, correntes ou quaisquer outros meios. São considerados veículos as bicicletas, motocicletas, triciclos, carros, carroças, charretes e similares. De acordo com o G1 a sanção foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (3). Segundo informações do vereador Benedito Furtado (PSB), autor do projeto, a lei complementar tem como objetivo acabar com o sofrimento dos animais, principalmente, dos cachorros que são constantemente puxados por bicicletas e motos. O animal que for submetido a maus tratos poderá ser recolhido e colocado sob proteção do município ou encaminhado para adoção. A pessoa que submeter o animal a maus-tratos e o tutor do animal que o tiver colocado sob os cuidados do infrator poderão ser multados em R$ 1 mil, dobrada em caso de reincidência.
Mapa publica edital de chamamento público para realização de estudos para a concessão de sete Terminais Pesqueiros Públicos
A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com o apoio da Secretaria Especial do Programa de Parceria de Investimentos, do Ministério da Economia, publicou nesta terça-feira (3) edital de Chamamento Público para a realização de estudos para concessão de Terminais Pesqueiros Públicos (TPPs) localizados em Aracaju (SE), Belém (PA), Cananéia (SP), Manaus (AM), Natal (RN), Santos (SP) e Vitória (ES). Os projetos devem incluir estudos de mercado, engenharia e afins, ambientais e avaliação econômico-financeira. Os interessados podem protocolar requerimento de autorização junto à SAP/Mapa em até 30 dias. O formato escolhido para realização do estudo é um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) exclusivo e a autorização será conferida com exclusividade a um único interessado. Após a publicação do termo de autorização, o interessado selecionado terá prazo de 60 dias para apresentar os estudos, prazo que poderá ser prorrogado pelo Mapa. A concessão dos Terminais Pesqueiros Públicos está prevista para o 3º trimestre de 2021.Maiores informações sobre o edital podem ser obtidas na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP) pelo endereço eletrônico tpp.sap@agricultura.gov.br. A concessão faz parte do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do Governo Federal. As contribuições deverão envolver propostas para a revitalização, modernização, operação e gestão do terminal. Em julho, o governo federal qualificou cinco terminais pesqueiros públicos no PPI: Natal, Aracaju, Vitória, Santos (SP) e Cananeia (SP). Os Terminais Pesqueiros Públicos são as estruturas físicas necessárias para as atividades de movimentação e armazenagem de pescado, entreposto de comercialização, beneficiamento e apoio à navegação de embarcações. A área do TPP pode compreender instalações como ancoradouros, docas, cais, pontes e píeres de acostagem, terrenos, armazéns frigorificados, edificações e infraestrutura de proteção e acesso aquaviário.
Agência Brasil – Começou nesta terça-feira segunda etapa da vacinação contra febre aftosa
Folha de S.Paulo – Voluntários devolvem ao mar cerca de 120 baleias encalhadas na costa do Sri Lanka
O Estado de S.Paulo – 7 dicas para te ajudar a criar cachorros em apartamento
O Estado de S.Paulo – Mercado de startups pet vira briga de cachorro grande
O Globo – Com importações em queda, balança comercial teve superávit de US$ 5,5 bilhões em outubro
G1 – Cateto ‘aposentado’: resgates e superação marcaram a vida do animal
G1 – Após chuvas no sul da Bahia, abrigo usado por ONG é inundado e animais morrem
G1 – Lei que proíbe a condução de animais presos a veículos é sancionada em Santos
G1 – Ameaçado de extinção, gato-mourisco é capturado em creche em Mato Grosso
G1 – Mais de 100 baleias encalhadas em praia no Sri Lanka são salvas em operação
G1 – Répteis estão entre os animais ameaçados pelos incêndios florestais
Valor Econômico – Minerva adianta pagamento de dividendos
Valor Econômico – Minerva Foods antecipa pagamento de dividendos
CNA – Produtor tem até sexta (6) para se inscrever no Prêmio Brasil Artesanal 2020
CNA – Suinocultura em alta motiva produtores de Mato Grosso
CNA – Curso piloto de Derivados de Leite de Búfala estimula produtores de Umburatiba (MG)
Embrapa – Definição de metas estratégicas é a principal inovação do VII PDE
Embrapa – Inteligência Artificial na agricultura é tema de palestra na SNCT
Embrapa – Embrapa Gado de Corte tem novo chefe-geral
AgroLink – Grupo cria caneca que analisa qualidade do leite
AgroLink – Mapa vai conceder sete terminais pesqueiros
AgroLink – Ex-aluno do JAA constrói sistema de oxigenação para peixes
AgroLink – Suinocultura em alta motiva produtores de Mato Grosso
AgroLink – Boi gordo: preços subindo
AgroLink – Circuito Nelore de Qualidade estará em Anastácio (MS)
Canal Rural – Boi gordo: arroba sobe em São Paulo e valores podem ter novos reajustes, diz Safras
No comments yet.