EMBRAER APRESENTA IPANEMA 203 NO CONGRESSO DO SINDAG 

//EMBRAER APRESENTA IPANEMA 203 NO CONGRESSO DO SINDAG 
A Embraer vai apresentar a aeronave agrícola Ipanema 203 no Rio Grande do Sul esta semana, durante a edição 2017 do Congresso Sindag, que acontece entre 8 e 10 de agosto, em Canela (RS). O Ipanema 203 participará da exposição estática e realizará voos diários de demonstração durante o evento. De acordo com o site do Defesa Net, após pouco mais de um ano do início da operação desse modelo, o destaque são os números já obtidos pelo Ipanema 203 no campo, que evidenciam o bom desempenho da aeronave. Outro destaque da aeronave tem sido o aumento comprovado de sua produtividade no campo – de pelo menos 30% com relação ao modelo anterior. As novas tecnologias na aeronave permitem a realização da pulverização com precisão submétrica, graças à implantação do altímetro a laser, ao controle de vazão e à abertura e fechamento automático dos bicos de pulverização por meio do sistema de DGPS – GPS diferencial. No Ipanema 203 os winglets (pontas das asas) foram reprojetados, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização. “Para 2017, a Embraer estima entregar de 15 a 20 aeronaves do Ipanema 203, o que indica uma retomada do mercado. Além do cenário econômico mais favorável para o produtor rural, a Embraer projeta o crescimento confiando no feedback positivo obtido dos clientes até o momento: o desempenho da aeronave no campo tem surpreendido favoravelmente pilotos, operadores e produtores”, ressalta parte da publicação.

Syngenta debate coexistência entre aplicação aérea e polinizadores em Congresso do Sindag

O portal do Agronegócio informou que a Syngenta participa, entre os dias 8 e 10 de agosto, de um dos maiores eventos da aviação agrícola mundial: o Congresso Sindag Mercosul e Latino-Americano. Organizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), o evento, que reúne a cadeia da aviação agrícola em torno dos temas essenciais para o desenvolvimento do setor, abrirá espaço para o debate sobre as novas tecnologias, a sustentabilidade da atividade agrícola e os impactos causados ao meio ambiente. Mais uma vez, o estande da Syngenta concentrará importantes atividades durante o evento. Pensado para oferecer aos congressistas uma visão geral sobre as boas práticas implementadas pela empresa, o espaço Syngenta contará com materiais informativos e vídeos, abordando as ações de destaque, assim como os resultados do Plano de Agricultura Sustentável da empresa. Outra contribuição da Syngenta durante o Congresso Sindag 2017, ficará por conta da palestra “A aplicação aérea como vilão dos polinizadores: verdade ou mito?”. “Realizada por Rafael Ferreira, coordenador da área de Stewardship da empresa, a apresentação trará dados sobre os polinizadores, evidenciando sua importância para a produção de alimentos e demonstrando que a convivência sustentável entre atividades como a agricultura e a apicultura, por exemplo, é possível e bastante benéfica para ambas”, afirma o portal.

Assinatura de contrato dá novo rumo às pesquisas em tuberculose bovina

A Embrapa em seu portal anunciou parceria com a empresa norte-americana Ellie LLC em que assinaram um contrato que visa o aperfeiçoamento tecnológico e a exploração comercial do kit (Elisa), sigla em inglês para ensaio de imunoadsorção enzimática, para detecção da tuberculose bovina. As duas instituições trabalham juntas, cada uma dentro de sua expertise, desde 2015, na padronização do teste Elisa para disponibilização no mercado. A empresa de pesquisa brasileira detém a tecnologia de um teste sorológico Elisa baseado em um antígeno quimérico para imunodiagnóstico da tuberculose causada por Mycobacterium bovis, obtido após tentativas iniciadas em 2009, como relatou o imunologista da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS) Flábio Ribeiro de Araújo. A Ellie, por sua vez, possui capacidade técnica e infraestrutura adequadas para absorver o conhecimento gerado pelos pesquisadores brasileiros e comercializar os testes, além de produzi-los. “O contrato está elaborado em duas etapas. A primeira relacionada aos processos de aperfeiçoamento, testes industriais e a campo; e a segunda, à produção, propriamente dita, e comercialização do produto, dentro de um plano de negócios.  O kit em desenvolvimento fornece informações adicionais aos métodos tradicionais de detecção da doença e, segundo o médico-veterinário, em estágios avançados da doença a ferramenta complementará o teste intradérmico, autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O novo kit fornecerá informações adicionais, aumentando a cobertura do diagnóstico”, enfatiza o texto.

Renda do agronegócio cresceu apenas 0,1% no 1º quadrimestre, diz Cepea

O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio gerou renda 0,1% maior no primeiro quadrimestre do ano na comparação com o mesmo período de 2016, segundo cálculos do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, feitos em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). É o que informa o jornal Valor Econômico. Considerando o resultado, a avaliação do Cepea é que a renda termine 2017 bem em linha com a gerada pelo agronegócio brasileiro em 2016. Os pesquisadores avaliam que a renda do agronegócio tem sido pressionada pelo movimento de preços desfavoráveis ao setor. Pela ótica dos ramos, o primário agrícola – que incluí grãos, hortifrútis, fumo, produtos florestais, entre outros – registrou renda 18,2% a mais de janeiro a abril que no mesmo quadrimestre de 2016. Na outra ponta, a indústria gerou 8,1% a menos no primeiro quadrimestre do ano. No ramo pecuário, a análise referente ao primeiro quadrimestre do ano aponta para recuo geral dos preços, e também de volume, levando à redução anual estimada de 2,7% na renda do segmento. Segundo a análise do Cepea, o desempenho negativo do ramo se vincula principalmente à agroindústria, com retração de renda de 5,2% e também ao segmento primário, com redução de 1,2%. Quanto aos preços relativos desse ramo, destaca-se a queda real para a indústria de processamento, redução de 2,9%. De acordo com pesquisadores do Cepea, as cadeias pecuárias tiveram fraca demanda interna”, diz a reportagem.

NA IMPRENSA

Mapa – Novo ciclo da integração lavoura-pecuária-floresta busca agregação de valor

Mapa – Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão se reúne na quarta-feira no Mapa

Mapa – Mapa lança Painel Brasileiro de Sementes

Mapa – Seminário debate novo modelo de estrutura da Ceplac

Mapa – Maggi assina adesão de MT ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal

Mapa – Curso internacional em Brasília atualiza ações contra influenza aviária

MMA – Comunidade engajada na proteção ambiental

MMA – Prorrogado edital para recuperação do semiárido

MMA – Amazônia: programa Arpa completa 15 anos

Embrapa – Sisteminha da Embrapa ajudará a combater a fome em Brejinho de Nazaré

Embrapa – Assinatura de contrato dá novo rumo às pesquisas em tuberculose bovina

Câmara dos Deputados – Frente da Agropecuária propõe mudanças na MP da renegociação das dívidas com Funrural

Senado Federal – O escoamento da produção agropecuária de Mato Grosso pelo Norte do país foi tema de audiência pública

G1 – Amendoim desenvolvido no IAC reduz mau colesterol e triglicérides; grão já é comercializado

Valor Econômico – Renda do agronegócio cresceu apenas 0,1% no 1º quadrimestre, diz Cepea

Valor Econômico – Balança comercial tem superávit de US$ 350 mi na 1a. semana de agosto

Valor Econômico – MME revisa proposta de marco legal de biocombustíveis, o RenovaBio

Valor Econômico – Câmara deve aprovar MP que aumenta multa para frigoríficos

Valor Econômico – Desembolso do crédito rural subiu quase 20% em julho

Valor Econômico – Apesar de percalços, exportações de carnes devem se recuperar no ano

Valor Econômico – Commodities Agrícolas

Valor Econômico – Wesley pode deixar cargo na JBS, sinaliza Rabello de Castro

Zero Hora – Polícia Civil faz operação contra abigeato na metade sul do RS

Folha de S.Paulo – Vaivém das Comodities – Café tem plataforma mundial sobre sustentabilidade

Defesa Net – Embraer destaca produtividade e disponibilidade do Ipanema 203 no campo

Portal do Agronegócio – Syngenta debate coexistência entre aplicação aérea e polinizadores em Congresso do Sindag

Bopar – PR: workshop discute problemas e soluções da agricultura no Brasil, diz Adama

Mais Soja – Defensivos ilegais levam risco à agricultura

Sul News – Copasul e parceiros preparam o Simpósio da Soja

Ponto Crítico – MP que libera agrotóxicos “vai piorar o que já é ruim”, diz pesquisadora da Fiocruz

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.