Na véspera do envio da proposta da reforma previdenciária ao Congresso Nacional, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira (19) que o Brasil só crescerá caso ela seja aprovada. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, em discurso na posse da nova diretoria da Frente Parlamentar do Agronegócio, ele disse que a medida não é de seu governo, mas de todo o país e que o Brasil precisa de reformas para deslanchar economicamente. Na breve fala, ele fez afagos aos produtores rurais. “Nós precisamos das reformas. O Brasil só poderá andar para frente de verdade se aprovarmos essas reformas. Essa reforma não é minha, é do Brasil, de todos nós. Com essas reformas, nós deslancharemos”, disse.
Presidente da Comissão de Agricultura do Senado quer ouvir ministra da Agricultura
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) realizará nesta quarta-feira (20), reunião deliberativa para votar o requerimento da presidente do colegiado, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que convida a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para apresentar as diretrizes e os programas prioritários de sua pasta para os próximos anos. Conforme a Agência Senado, em outro requerimento que deve ser analisado na reunião, Soraya pede que o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), General Jesus Corrêa, seja convidado à CRA para debater os planos do órgão no atual governo. Na sua primeira reunião deliberativa do ano, a comissão vai analisar outras solicitações de senadores. O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pede a criação de subcomissão temporária para discutir a regularização fundiária. Já o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) requer a realização de ciclo de palestras da CRA, no Rio Grande do Sul, no dia 15 de março. “Depois de analisar os requerimentos, a CRA vai definir suas estratégias e diretrizes para 2019 e selecionar uma política pública do Executivo para ser avaliada pela comissão este ano”, informa a notícia.
Associação de investidores entra com processo contra Embraer em caso de venda para Boeing
O jornal O Estado de S. Paulo destacou que a Associação Brasileira de Investidores (Abradin) protocolou na segunda-feira (18) notícia crime contra o diretor de relações com investidores da Embraer, Nelson Krahenbuhl Salgado, e os conselheiros de administração da companhia. Eles são acusados de falsidade ideológica, indução de investidor a erro e crime contra o Sistema Financeiro Nacional (SFN). Na notificação, a Abradin acusa os conselheiros Alexandre Gonçalves Silva, Sérgio Eraldo de Salles Pinto, Alexandre Magalhães Filho, Cecília Mendes Garcez Siqueira, Dejair Losnak Filho, Israel Vainboin, João Cox Neto, José Magno Resende de Araújo, Maria Letícia de Freitas Costa, Pedro Wongtschowsky e Raul Calfat de terem omitido do mercado os termos do Memorando de Entendimentos firmado com a Boeing em julho do ano passado. Na petição, os advogados da Abradin alegam que o artigo 60 da instrução CVM 480 determina que os conselheiros comuniquem à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) fatos relevantes de que tenham conhecimento, mas não sejam comunicados ao mercado. Em nota, a Embraer informou que “não tem conhecimento de qualquer notícia crime perante o Ministério Público Federal e continuará a esclarecer eventuais dúvidas que lhe forem apresentadas pelo MPF ou por qualquer outro órgão governamental ou judicial. Além disso, a Empresa reitera que vem mantendo o mercado consistentemente informado das tratativas e evoluções relativas à transação com a Boeing, cumprindo com todas as normas referentes à divulgação de informações”.
Governo mantém subsídio do agronegócio na energia
O líder do governo na Câmara, Vitor Hugo (PSL-GO), afirmou que o Palácio do Planalto vai revogar o decreto publicado pelo ex-presidente Michel Temer, que prevê a extinção gradual de descontos na conta de luz de produtores rurais. O benefício custa R$ 3,4 bilhões por ano e é pago pelos demais consumidores de energia de todo o País. É o que informa o jornal O Estado de S. Paulo. De acordo com Vitor Hugo, o governo se comprometeu a editar um decreto para revogar o anterior e apresentar um projeto de lei. A extinção do subsídio tem a simpatia do ministro da Economia, Paulo Guedes, mas a sua manutenção é fortemente defendida pelo agronegócio. A ministra Tereza Cristina criticou ao Estado o que chamou de “desmame radical” na intenção de Guedes de reduzir os subsídios do crédito agrícola. “Ela também criticou fixar idade igual para aposentadoria de homens e mulheres no campo”, destaca o jornal.
Embrapa – Discussões sobre Indicação Geográfica da farinha do Vale do Copioba avançam
Embrapa – Dinapec começa nesta quarta em Campo Grande
Embrapa – Em consórcio ou em valor nutritivo, leguminosa se destaca
Embrapa – Sistemas agroflorestais agroecológicos têm múltiplas funcionalidades
Embrapa – Evento reunirá forças produtivas
Embrapa – A palavra é inovação
Embrapa – Memória Estratégias para inovar na agricultura
Embrapa – Agregar valor à cadeia produtiva do milho motiva debate entre produtores e especialistas
Mapa – Abertas inscrições para seleção de participantes da Feira de Investimentos em Dubai
Mapa – Ministra recebe da OCB sugestão de plano para fortalecer cooperativismo na região do semiárido
Tecpar – Cônsul da Argentina visita o Tecpar em busca de futuras parcerias
Alesp – Transporte para transplantes de órgãos poderá ser feito em aeronaves do estado
Câmara dos Deputados – Frente parlamentar defenderá criação de lei de incentivo à reciclagem
Senado Federal – Presidente da CRA quer ouvir ministra da Agricultura
Folha de S. Paulo – Em discurso a ruralistas, Bolsonaro diz que país vai crescer com reforma
Folha de S. Paulo – Bolsonaro pede ao Supremo que ignore parecer de Temer sobre caminhoneiros
Folha de S. Paulo – Maria Inês Dolci – Se os preços das passagens não caírem, companhias aéreas terão de se explicar
O Estado de S. Paulo – Associação de investidores entra com processo contra Embraer em caso de venda para Boeing
O Estado de S. Paulo – Governo mantém subsídio do agronegócio na energia
Valor Econômico – Reino Unido já costura pacote de tarifas e cotas para proteger seus produtores
Valor Econômico – Justiça autoriza Anac a retirar aviões da Avianca
Zero Hora – São Gabriel é o segundo município do Estado com mais perdas na produção de grãos
Abrasco – 8 municípios proibiram pulverização aérea de agrotóxicos
Dom Total – Governo Bolsonaro libera registro de mais de um agrotóxico por dia em 2019
Mais Soja – Agregar valor à cadeia produtiva do milho motiva debate entre produtores e especialistas
Mais Soja – Agrishow 2019 terá soluções variadas para atender demandas do campo
Mais Soja – Manejo fitossanitário em lavouras de dezembro e fevereiro
Mais Soja – Perdas na germinação de sementes de soja pela ação alelopática de trapoeraba
__________________________________________________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.