Doenças neurodegenerativas potencializam em até seis vezes riscos da covid-19

Home/Informativo/Doenças neurodegenerativas potencializam em até seis vezes riscos da covid-19

 

Nesta quinta-feira (22) o Correio Braziliense destacou que pacientes acometidos por doenças neurodegenerativas que causam demência, como Alzheimer e Parkinson, têm até seis vezes mais riscos de sofrer agravamentos e morrer por covid-19. O alto índice é relativo a pessoas acima de 80 anos, mas para os mais jovens, o novo coronavírus pode potencializar os riscos em três vezes. As conclusões fazem parte de um estudo brasileiro publicado na quarta-feira (21), no jornal acadêmico norte americano Alzheimer’s&Dementia. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantan, em parceria com colegas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os pesquisadores verificaram que as causas de demência, por si só, são fatores de risco, sobretudo em pacientes com doença de Alzheimer. Não só para a covid-19, doenças neurodegenerativas também podem estar associadas à suscetibilidade de outras comorbidades, como doenças cardiovasculares e respiratórias, hipertensão, câncer e diabetes. O estudo foi conduzido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Butantan, em parceria com colegas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os pesquisadores verificaram que as causas de demência, por si só, são fatores de risco, sobretudo em pacientes com doença de Alzheimer. Não só para a covid-19, doenças neurodegenerativas também podem estar associadas à suscetibilidade de outras comorbidades, como doenças cardiovasculares e respiratórias, hipertensão, câncer e diabetes. “Há algum fator, ainda não identificado, que aumenta a predisposição de pacientes nessa condição a evoluir para um quadro mais grave e falecer em decorrência da covid-19”, disse o professor do Instituto de Química da USP e coordenador do projeto, Sérgio Verjovski. Para fazer as análises, os responsáveis usaram informações do banco de dados de teste positivo ou negativo para o coronavírus, cadastrados entre março e agosto de 2020 no UK Biobank, sistema que monitora britânicos desde 2006 e, por isso, possui o histórico clínico de mais de 500 mil pessoas, facilitando as comparações. Por meio de análise estatística, os resultados apontaram que todas as causas de demência foram fatores de risco para gravidade e morte de pacientes hospitalizados, independentemente da idade.

Após pedido do governo, Senado reformula projeto que quebra patentes de vacinas e medicamentos

Previstos para serem votados na próxima quinta-feira (22) pelo Senado, os projetos que tratam da quebra de patentes de vacinas e medicamentos foram repaginados. O relator do tema no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), ouviu os apelos do governo federal e decidiu formular um novo substitutivo que sugere um “caminho alternativo”. Em vez de suspender acordos firmados pelo Brasil no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), o senador do Mato Grosso do Sul propõe ajustes na Lei da Propriedade Industrial (LPI). “A gente não tem intenção de interferir na posição brasileira junto à OMC, nem de fazer gestão de saúde. O substitutivo introduz uma modificação na LPI, a Lei de Propriedade Industrial, para que ela permita rapidez nos processos relacionas à licença compulsória [de medicamentos]. O projeto vai induzir os titulares das patentes a formalizarem contratos de transferência de tecnologia e ofertarem produtos. A nossa sugestão regulamenta essa alteração na LPI somente enquanto durar a emergência em saúde”, explicou Trad ao Valor Econômico. A proposta de Nelsinho Trad vai na linha do que o próprio governo sugeriu em nota à imprensa no dia 9 deste mês, quando o tema foi levado ao plenário do Senado. Assinado conjuntamente pelo Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o texto afirma que todos os país Acordo TRIPS a decretar o licenciamento compulsório de patentes como forma de atender a imperativos de ordem pública, modalidade prevista na legislação nacional”. Por conta disso, o senador espera o apoio do governo na votação. Outra mudança é que o novo substitutivo solicita à União uma lista dos medicamentos e vacinas que poderiam ser produzidos imediatamente após o ajuste na lei, ou seja, aqueles que o Brasil tem tecnologia suficiente para dominar sua fabricação. A proposta busca responder às críticas de que a simples quebra de patentes não mudaria em nada o combate à pandemia. Isso porque laboratórios estatais e farmacêuticas têm argumentado que quebra de patente não é uma receita de bolo. Não bastaria o licenciamento compulsório de uma vacina ou medicamento para produzi-lo, mas, sim, dominar cientificamente o ciclo de produção. No caso específico da covid-19, o Brasil precisaria redescobrir e reproduzir a forma como são feitas vacinas de empresas como a Pfizer ou a Janssen, o que poderia levaria meses ou anos.

Ministro da Saúde anuncia protocolo para uso de medicamentos contra Covid-19, incluindo cloroquina

Equilibrando entre o desejo do presidente Jair Bolsonaro de apoiar tratamento precoce com medicamentos de eficácia não comprovada no combate à Covid-19 e os estudos técnicos, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que completa, nesta sexta-feira (23), um mês no cargo, prepara um protocolo com orientações sobre as substâncias que estão sendo usadas pelos médicos no país. Segundo ele, medicamentos como a cloroquina, incluídas no tratamento precoce com aval do governo, estarão descritos de acordo com o que há disponível sobre seu uso até o momento. No caso da cloroquina, Queiroga fala que há estudos “observacionais”. Em entrevista ao jornal O Globo, o ministro sai em defesa de Bolsonaro, alegando que não foi o presidente que atrasou a compra de vacinas, mas que o modelo brasileiro exigia aprovação prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com sua pasta no centro das investigações da CPI da Covid, Queiroga diz que “não o que temer”: “Minha preocupação é com CTI, não com CPI. Não há o que temer. O Ministério trabalha com transparência e está à disposição para prestar eventuais esclarecimentos”. Veja a entrevista completa.

Ministério da Saúde foi incompetente e ineficaz, diz Fabio Wajngarten à revista

Ex-titular da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), o publicitário Fabio Wajngarten acusou o Ministério da Saúde, na gestão do general Eduardo Pazuello, de incompetência e ineficiência em ações ligadas ao combate à pandemia, informou o Valor Econômico nesta quinta-feira (22). Em entrevista à revista “Veja”, o ex-secretário do presidente Jair Bolsonaro disse que travou “um intenso duelo” com o ex-ministro da Saúde e que participou de esforços para viabilizar a compra da vacina da Pfizer, no segundo semestre de 2020. Segundo ele, o acordo para aquisição de 70 milhões de doses do imunizante não avançou por “incompetência e ineficiência” dos gestores da Saúde. Ainda segundo a revista, Wajngarten disse que o Ministério da Saúde não respondeu carta enviada pela Pfizer ao governo brasileiro oferecendo as milhões de doses da vacina, e nem sequer se interessou pelo tema. O publicitário disse também que manteve encontros com diretores da Pfizer, com autorização de Bolsonaro, e que reduziu preços, firmou compromissos de antecipação de entrega de lotes do imunizante, mas que o acordo não prosperou. Ele disse também, segundo “Veja”, que sua saída da secretaria ocorreu quando, no auge do conflito com o Ministério da Saúde, circularam notícias de que ele estaria se envolvendo com assuntos da pasta movido por interesses pessoais. Wajngarten, no entanto, defendeu o presidente Bolsonaro na entrevista. Ele diz que o mandatário sempre afirmou que compraria todas as vacinas que fossem aprovadas pela Anvisa e que fez telefonema para o CEO da Pfizer no gabinete de Bolsonaro. Segundo ele, tratou-se do primeiro contato entre a Pfizer e o alto escalão do governo. O ministro Paulo Guedes estava presente na ocasião, segundo a revista. Ele ouviu os argumentos da empresa e os avaliou positivamente. Segundo o ex-chefe da Secom, “se as coisas não aconteceram, não foi por culpa do Planalto” e sim da “equipe que gerenciava o Ministério da Saúde nesse período”, segundo a publicação.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Projeto facilita prova de vida de beneficiários do INSS

Agência Senado – Projeto prevê aumento de pena para furto e roubo de vacinas contra a covid-19

Agência Senado – Comissão da Covid-19 vai debater impactos da pandemia na educação

Agência Senado – Na Comissão da Covid, secretários de Saúde cobram mais verbas federais

Agência Senado – Lei libera gastos contra pandemia e abre caminho para sanção do Orçamento

Agência Câmara – Proposta cria linha de crédito para alunos de farmácia na pandemia

Agência Câmara – Projeto torna obrigatória a divulgação do Ligue 188 em rádio, TV e internet durante a pandemia

Agência Câmara – Congresso tem iluminação azul em campanha de conscientização sobre o autismo

Agência Câmara – Comissão debate impacto da pandemia em crianças e adolescentes

Agência Câmara – Projeto prevê comunicado diário à família de pacientes com Covid-19

Agência Câmara – Proposta determina fornecimento de máscaras para instituições de longa permanência para idosos

Agência Câmara – Proposta assegura gratificações aos profissionais da saúde na pandemia

Anvisa – Queixas técnicas de vacinas contra a Covid-19

Anvisa – 8ª Reunião Pública da Diretoria Colegiada: veja nova data e novo horário

Anvisa – Publicada nova edição das perguntas e respostas sobre gordura trans

Anvisa – Anvisa publica norma para classificação de alimentos à base de cereais como integrais

ANS – ANS divulga nova edição do Boletim Covid-19

Agência Saúde – Covid-19: 12.673.785 milhões de pessoas estão recuperadas no Brasil

Agência Saúde – Saúde prepara distribuição do primeiro lote de vacinas da Pfizer

Agência Saúde – Boletim de Ações Estratégicas Contra a Covid-19 – 22 de abril de 2021

Agência Saúde – Mais 3,5 milhões de doses de vacinas covid-19 são enviadas para todo o Brasil

Conasems – Na Comissão da Covid do Senado Federal, secretários de Saúde cobram mais verbas federais

Conasems – TCU lança pesquisa para avaliação do Portal do Ministério da Saúde

Jota – Falácias do discurso a favor da ampliação do prazo de 20 anos concedido a patentes

Agência Brasil – Pfizer: 1 milhão de doses da vacina serão distribuídas em maio

Agência Brasil – Covid-19: Brasil registra 2.027 mortes e 45.178 novos diagnósticos

Agência Brasil – Covid-19: vacinação de pessoas com comorbidades começa em maio

Agência Brasil – Pesquisa: reforço de estrutura nos postos pode acelerar vacinação

Agência Brasil – DF começa a vacinar pessoas com 62 e 63 anos de idade no sábado

Agência Brasil – Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1

Agência Brasil – SP: Conselho de Enfermagem apura denúncias de fraude na vacinação

Agência Brasil – Governo do Rio notifica Duque de Caxias sobre vacinação de covid-19

Agência Brasil – IFA que chegará no sábado garante vacinas até 2 de junho, diz Fiocruz

Agência Brasil – Ministério envia lote de 3,5 milhões de doses de vacina a estados e DF

Agência Brasil – Covid-19: Belo Horizonte retoma reabertura gradual de atividades

Agência Brasil – Butantan produzirá mais 5 milhões de doses da vacina CoronaVac

Folha de S.Paulo – Campo Grande é a capital com UTI na situação mais crítica do país

Folha de S.Paulo – O rastro da cloroquina

Folha de S.Paulo – TCU vê indícios de potencial prejuízo em desvio de R$ 7,5 mi em doações da Covid para programa de Michelle

Folha de S.Paulo – SUS recebe remédios do ‘kit intubação’ em mandarim, e entidades pedem tradução para evitar riscos

Folha de S.Paulo – Pazuello deve ganhar sala no Palácio do Planalto e receber conselhos sobre CPI de Onyx

Folha de S.Paulo – Número de mortos em fila de leitos de UTI chega a 579 em São Paulo

Folha de S.Paulo – Lira prioriza reforma administrativa, mas CPI da Covid no Senado ameaça tramitação

Folha de S.Paulo – Mais de 16 mil pessoas tomaram doses trocadas de vacina contra Covid, mostra registro

Folha de S.Paulo – Às vésperas de CPI, ex-chefe da Secom de Bolsonaro culpa ‘incompetência e ineficiência’ por atraso em vacina

Folha de S.Paulo – Fiocruz deve alavancar entrega de vacina na próxima semana, mas cronograma está sujeito a imprevistos

O Estado de S.Paulo – Ministério da Educação é o mais atingido com bloqueios no Orçamento sancionado por Bolsonaro

O Estado de S.Paulo – Educação e suas pandemias: quando o vírus do passado contamina o nosso futuro

O Estado de S.Paulo – Covid-19: mesmo com a vacina, ainda é importante a testagem 

O Estado de S.Paulo – Incêndio em hospital na Índia mata 13 pacientes com covid-19

O Estado de S.Paulo – Demitido do governo, Wajngarten diz que houve ‘incompetência’ e ‘ineficiência’ do Ministério da Saúde no atraso das vacinas

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro diz que homenagem em Manaus prova ‘trabalho bem feito’ de Pazuello

O Estado de S.Paulo – A poucas horas para sanção, Bolsonaro diz que Orçamento tem corte ‘bastante grande’ para todos

O Estado de S.Paulo – Senador bolsonarista sugere a CPI ouvir ministro do STF e médico defensor de cloroquina

O Estado de S.Paulo – Juíza manda governo Bolsonaro criar plano de comunicação sobre prevenção e combate à pandemia

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro quer Pazuello no Planalto para evitar explosão na CPI da Covid

O Estado de S.Paulo – Saiba quais comorbidades são prioridade na vacinação contra covid-19 e como comprová-las

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro chama de ‘mandrake’ vacina em desenvolvimento pelo Instituto Butantan

O Globo – Governo transfere Pazuello de Manaus para Brasília e dá cargo no Planalto para ex-número dois da Saúde

O Globo – Ministro da Saúde anuncia protocolo para uso de medicamentos contra Covid-19, incluindo cloroquina, de ineficácia comprovada

G1 – Sobreviventes da Covid têm risco maior de morrer após infecção, aponta estudo

G1 – Remédios do kit intubação são entregues com rótulos em mandarim; entidades pedem tradução

G1 – Covid na Índia: Com ‘corpos e ambulâncias por todos os lados’, a crise em estado mais populoso que o Brasil

G1 – Puxado pela Índia, mundo registra novo recorde diário casos de Covid

G1 – Tomei vacina contra Covid, devo fazer teste para saber se estou protegido? Veja dúvidas sobre o ‘pós-vacinação’

G1 – Mais de 2 milhões de testes de Covid estão parados em galpão do Ministério da Saúde em SP

G1 – CPI da Covid: Randolfe quer ouvir secretário de Guedes sobre recusa de lote de vacinas da Pfizer

G1 – CPI da Covid: cotado para relator, Renan defende apurar primeiro se governo negligenciou vacinas

G1 – Pfizer confirma que vacinas contra Covid-19 vendidas no México e Polônia eram falsas

G1 – O cérebro também pode melhorar com o envelhecimento

Correio Braziliense – Doenças neurodegenerativas potencializam em até seis vezes riscos da covid-19

Correio Braziliense – Pazuello ganha cargo na Secretaria-Geral do Exército

Correio Braziliense – Fiocruz diz que vacina de Oxford tem efetividade contra variante P.1

Correio Braziliense – Novas doses da CoronaVac só voltam a ser entregues pelo Butantan em maio

Valor Econômico – Ex-ministro Eduardo Pazuello é nomeado para cargo na Secretaria-Geral do Exército

Valor Econômico – Países pobres aplicaram apenas 0,3% das vacinas contra a covid-19, diz OMS

Valor Econômico – Remédios do “kit intubação” chegam ao Brasil. Mas até as bulas estão em mandarim

Valor Econômico – GPS conclui IPO e Hospital Care adia oferta para dia 28

Valor Econômico – Ex-chefe da Secom culpa ministério por falta de vacinas

Valor Econômico – Nova onda da covid-19 já ameaça atrasar a retomada econômica

Valor Econômico – Imunização lenta está no cálculo para PIB

Valor Econômico – Fiocruz busca plano B para evitar hiato

Valor Econômico – Realista, previsão de Queiroga para vacina preocupa médicos

Valor Econômico – Ministério da Saúde foi incompetente e ineficaz, diz Fabio Wajngarten à revista

Valor Econômico – Pacheco defende ampliação do Bolsa Família para camadas pobres ‘herdeiras da covid’

Valor Econômico – Deputados da oposição pedem à OMC quebra de patentes de vacinas

Valor Econômico – Após pedido do governo, Senado reformula projeto que quebra patentes de vacinas e medicamentos

Valor Econômico – Pacheco marca data para votar projeto que quebra patentes de vacinas

Valor Econômico – Planos de saúde já têm 48 milhões de usuários, maior volume desde agosto de 2016, diz ANS

Valor Econômico – OMC: Países ricos mantêm bloqueio à proposta de suspensão de patentes de vacinas anticovid

Valor Econômico – Renan Calheiros diz estar aberto a diálogo com presidente Jair Bolsonaro

Valor Econômico – Fiocruz alerta para “gap” na entrega de vacinas ao Ministério da Saúde

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »