Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
Mais de 4,12 milhões de trabalhadores tiveram que se afastar temporariamente de suas funções, no Brasil, em 2025, por motivos de saúde, destacou reportagem da Agência Brasil. Contabilizado pelo Ministério da Previdência Social, o número de licenças laborais por incapacidade temporária é o maior desde 2021, e 15% superior aos pouco mais de 3,58 milhões de casos registrados em 2024. Pelo terceiro ano consecutivo, as dores nas costas lideraram o ranking das doenças e transtornos que exigiram o pagamento de benefícios assistenciais por incapacidade temporária no país. Considerando o recorte de gênero, sempre há diferenças na ordem das doenças e transtornos que mais geraram benefícios por incapacidade temporária. Em 2025, enquanto a maioria das mulheres (121.586) teve que se afastar do serviço por dores na coluna, a maior parcela (116.235) dos homens foi impedida de trabalhar por ter fraturado as pernas e/ou o tornozelo. No caso das mulheres, em segundo lugar, aparecem os transtornos ansiosos (118.517), seguidos pelas lesões ou desgastes dos discos intervertebrais (98.305). Já no caso dos homens, em segundo fica a dorsalgia (115.527) e, em terceiro lugar, também as lesões ou desgastes dos discos intervertebrais (110.422), como as hérnias. Dos 4.126.112 benefícios que o INSS concedeu em 2025, mais de 2,10 milhões foram para trabalhadoras formais seguradas e pouco mais de 2,02 milhões para homens. Para acessar a matéria completa, acesse aqui.
ANS incorpora ao Rol novo medicamento para tratar câncer
Em sua primeira reunião colegiada do ano, a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou nessa segunda-feira, 26/1, a inclusão ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde do Momelotinibe, para o tratamento de mielofibrose, um tipo raro de câncer, em que a medula vai sendo substituída por um tecido fibroso, o que atrapalha a produção normal do sangue, comunicou o portal da agência. O medicamento foi incorporado para os casos de risco intermediário e alto, incluindo mielofibrose primária, mielofibrose pós-policitemia vera ou mielofibrose pós-trombocitemia essencial em adultos com anemia. O Momelotinibe foi submetido diretamente à ANS, tendo passado pela 45ª reunião técnica e pela 2ª reunião técnica extraordinária da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar (Cosaúde), realizadas em outubro de 2025 e janeiro de 2026, respectivamente, e, também, pela Consulta Pública 163 e pela Audiência Pública 61, ambas realizadas ao longo de novembro de 2025. O medicamento passará a integrar o grupo “Terapia Antineoplásica Oral para Tratamento do Câncer” do rol, sendo obrigatoriamente coberto pelas operadoras de planos de saúde a partir de 2/3/2026. O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde conta com tecnologias disponíveis aos beneficiários entre terapias, exames, procedimentos e cirurgias, atendendo às doenças listadas na Classificação internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
ANS prorroga prazo da Tomada Pública de Subsídios sobre a Agenda Regulatória 2026-2028
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) prorrogou o período de contribuições para a Tomada Pública de Subsídios (TPS) 6, que trata da definição da sua Agenda Regulatória 2026–2028. Qualquer pessoa interessada poderá participar por meio de formulário eletrônico, que estará disponível no portal da ANS até 27/2/2026, informou o portal da agência. A Tomada Pública de Subsídios é um instrumento de consulta aberta que permite à ANS reunir subsídios técnicos, informações e evidências relevantes para o aprimoramento do processo regulatório. Por meio desse mecanismo, a sociedade pode apresentar percepções, sugestões e propostas, contribuindo para a definição dos temas que deverão ser priorizados pela Agência nos próximos anos. “A Agenda Regulatória 2026-2028 que estamos propondo contempla muitos assuntos para os quais precisamos olhar com muita atenção e é fundamental que ela seja construída em conjunto com a sociedade civil, as entidades ligadas ao setor de planos de saúde, os órgãos de defesa do consumidor, as operadoras e os prestadores de serviços de saúde. Nós queremos que ela expresse as múltiplas visões da saúde suplementar e que traga as perspectivas de forma coletiva. Desejamos que seja um processo participativo e transparente, e as contribuições vão auxiliar a Diretoria Colegiada a ter um painel importante de todas as demandas do setor”, salientou o diretor-presidente da ANS, Wadih Damous. Esta será a sexta Agenda Regulatória implementada pela ANS. Além de estar alinhada ao planejamento estratégico, ela apresenta maior clareza na resolução de problemas acumulados no setor de saúde suplementar, com uma macroestrutura para melhor informar a sociedade. Para acessar a matéria completa, acesse aqui.
Doctoralia lança estudo inédito sobre o perfil do paciente digital no Brasil
A digitalização da saúde no Brasil deixou de ser tendência e se consolidou como realidade. Só em 2025, mais de 88 milhões de consultas médicas foram agendadas por meios digitais no país, refletindo uma mudança estrutural na forma como pacientes buscam, escolhem e se relacionam com profissionais de saúde, destacou matéria no portal Medicina S/A. É a partir desse cenário que está sendo realizada a primeira edição do ano do Doctoralia Connect, evento online e gratuito promovido pela plataforma de agendamentos de consultas médicas, com o tema “Perfil do Paciente Digital: dados inéditos que vão impactar seu consultório em 2026”, no dia 27 de janeiro, às 19h. Dados do Perfil do Paciente Digital 2026 revelam que, ao longo de 2025, mais de 3 milhões de novos usuários passaram a utilizar a Doctoralia no Brasil, crescimento que se traduziu em uso recorrente e impacto direto na prática médica. A maioria dos agendamentos foi realizada via smartphone, já que 84% dos pacientes acessam a plataforma pelo celular. O levantamento também mostra que 72% dos usuários são mulheres, que concentram não apenas o cuidado com a própria saúde, mas também o agendamento de consultas para filhos, pais e cônjuges – reforçando seu papel central nas decisões de cuidado no país. “A digitalização da saúde no Brasil não é apenas tecnológica – ela é comportamental. Os dados mostram um paciente mais ativo, mais consciente e mais engajado com o próprio cuidado. A liderança feminina permanece, mas o avanço masculino revela uma mudança cultural que tende a se intensificar nos próximos anos”, afirma Flavia Soccol – Head Global da Doctoralia. Para acessar a matéria completa, acesse aqui.
Veja outras notícias
Agência Brasil
Doenças afastaram 4,1 milhões de trabalhadores de suas funções em 2025
Agência Gov
Ministério da Saúde fortalece protagonismo do SUS na Aliança para a Atenção Primária à Saúde nas Américas
Agência Gov
Brasil e China debatem oportunidades para fortalecer produção de medicamentos e vacinas
Agência Gov
Ministério da Saúde atualiza manual de enfermagem para atenção a pessoas com dengue
Anvisa
Reunião pública da diretoria discute regulação da produção da cannabis medicinal
ANS
ANS incorpora ao Rol novo medicamento para tratar câncer
ANS
ANS prorroga prazo da Tomada Pública de Subsídios sobre a Agenda Regulatória 2026-2028
Conass
Conass promove debate nacional sobre os rumos da saúde digital no SUS
Folha de S. Paulo
População que tomou vacina fracionada da febre amarela em 2018 deve receber reforço
Folha de S. Paulo
Jovem de MS com lesão medular fora do limite de pesquisa recebe polilaminina e diz estar reagindo
O Estado de S. Paulo
Propina da Saúde a prefeitos era entregue em caixas de isopor, diz PF
Migalhas
Plano de saúde não pode impor home care a paciente com indicação de internação
Rota Jurídica
MPF/GO recomenda que planos de saúde atendam usuários mesmo sem a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar
Broadcast
IBGE: Saúde e cuidados pessoais sobem 0,81% em janeiro, impacto de 0,11 pp no IPCA-15
Panorama Farmacêutico
EXCLUSIVO: Medicamentos para emagrecer podem movimentar até R$ 1 trilhão
Panorama Farmacêutico
Sanofi Medley processa Cimed por imitação
Futuro da Saúde
Dados de mundo real avançam como ferramenta estratégica para decisões em saúde
Medicina S/A
Doctoralia lança estudo inédito sobre o perfil do paciente digital no Brasil
Medicina S/A
Fiocruz desenvolve teste que prevê eficácia de tratamento contra esclerose múltipla