Diretoria de vacina na Anvisa não será mais indicada por Bolsonaro

Home/Informativo/Diretoria de vacina na Anvisa não será mais indicada por Bolsonaro

Indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para uma vaga na diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o tenente-coronel Jorge Luiz Kormann não vai mais assumir a área responsável pela avaliação de vacinas, informou o Valor Econômico nesta quinta-feira (17). Mudança na configuração interna da agência, aprovada ontem, colocou no posto a servidora Meiruze Souza Freitas, que atualmente está à frente da quarta diretoria da Anvisa. Kormann, atualmente no Ministério da Saúde, foi indicado para o lugar da farmacêutica Alessandra Bastos, atual titular da segunda diretoria da agência. É essa diretoria que supervisiona e responde pela Gerência-Geral de Medicamentos e Produtos Biológicos, área responsável pela aprovação dos registros de vacinas. O mandato de Alessandra termina no sábado (20). Nesta quarta-feira (16), ela disse aos colegas que estava preocupada com “o que estamos vivendo dentro e fora da casa”, em referência ao órgão. Como ainda não há data confirmada para a sabatina de Kormann no Senado, Alessandra discutiu com o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, a possibilidade de colocar Meiruze em seu lugar. A sugestão foi acatada pelo colegiado e passa a valer a partir do próximo dia 21. Pelas regras da Anvisa, novos diretores não são indicados para diretorias específicas, e sim para compor o colegiado. A distribuição para as áreas é definida coletivamente pelos diretores. Ocorre que a vaga que foi objeto da indicação de Bolsonaro é justamente a que cuida das vacinas e que está sob intensa pressão política. Com a sua ocupação por uma servidora de carreira, a agência afasta mais um foco de desconfiança sobre eventual interferência do Planalto.

Butantan mantém plano de exportar Coronavac mesmo com venda ao SUS

Embora o Ministério da Saúde diga que toda a produção do Butantan “sem exceção” será adquirida pelo governo federal, o instituto segue com planos de exportar parte das vacinas, e acredita que poderá manejar como quiser o que exceder o número de 46 milhões de doses para o SUS, destacou a coluna Painel da Folha de S.Paulo nesta quarta-feira (16). O órgão negocia vender 10 milhões para a Argentina, por exemplo. “A negociação [com o país vizinho] é com vacinas adicionais à de um possível acordo com o ministério”, diz Dimas Covas, diretor do Butantan.

Consultório Virtual: profissionais de saúde têm até 31 de dezembro para aderir à ferramenta

Mais de 25 mil atendimentos, 13 mil prescrições simples, 5 mil prescrições médicas, 5 mil solicitações de exames e mais de 1 mil atestados. Esse é o balanço de sete meses de operação do Consultório Virtual na Atenção Primária à Saúde (APS), criado pelo Ministério da Saúde para facilitar o contato entre profissionais de saúde e usuários do SUS. Médicos, enfermeiros e dentistas têm até o dia 31 e dezembro de 2020 para aderir à ferramenta. Em operação desde maio, a plataforma viabiliza a emissão de atestados, solicitações de exames e prescrições de medicamentos – tudo de forma on-line. A iniciativa permitiu que pacientes com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, pudessem seguir o acompanhamento médico à distância mesmo durante a pandemia da Covid-19, e ter o acesso virtual às receitas, que contam com a assinatura eletrônica dos profissionais. “Essa alternativa por meios digitais foi uma experiência iniciada às pressas por conta da situação de emergência pública de saúde, mas que foi muito importante e acelerou no Brasil a discussão sobre isso. Só recebemos relatos positivos de pacientes”, conta a diretora de Atenção Primária de Região de Saúde Norte, Renata Mercês da Silva, que ajudou a implantar a plataforma no Distrito Federal. A adesão à ferramenta e o cadastro dos profissionais devem ser feitos pelos gestores locais por meio da plataforma e-Gestor AB. A assinatura digital pode ser usada gratuitamente por um ano e dialoga com o Informatiza APS, programa que incentiva a digitalização de dados e dos serviços do SUS de modo seguro e sustentável. O Consultório Virtual foi criado pelo Ministério da Saúde em maio de 2020, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, via Proadi-SUS. A plataforma funciona como uma geradora de documentos: o profissional faz o atendimento à distância com o paciente nos canais de preferência, como telefone ou WhatsApp, e usa o Consultório Virtual para a emissão de receitas, prescrição de exames, entre outros. O projeto prevê a entrega de até 20 mil certificados digitais emitidos por Autoridade Certificadora (AC) credenciada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), para utilização da assinatura eletrônica. Com a assinatura digital, o profissional adquire um código único e sua validação poderá ser consultada por setores externos, como farmácias, para checagem da autenticidade do documento.

Profissional de saúde sofre reação alérgica após receber vacina da Pfizer nos EUA

Segundo o jornal O Estado de S.Paulo um profissional de saúde do Alasca, nos Estados Unidos, sofreu uma reação alérgica severa após receber a vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech e agora está hospitalizado, mas estável, de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira (16). O jornal The New York Times informou que o homem recebeu sua dose na terça-feira, enquanto a Pfizer confirmou que estava trabalhando com as autoridades locais para investigar o incidente. “Ainda não temos todos os detalhes do relatório do Alasca sobre possíveis reações alérgicas graves, mas estamos trabalhando ativamente com as autoridades de saúde locais para avaliar” o caso, disse um porta-voz da Pfizer. “Vamos monitorar de perto todos os relatórios que sugerem reações alérgicas graves após a vacinação e atualizaremos o texto do rótulo, se necessário”, acrescentou. Os voluntários que se apresentaram para o estudo clínico da Pfizer, um total de 44 mil pessoas, eram excluídos caso tivessem um histórico de reações alérgicas a vacinas ou a componentes do imunizante contra a covid-19. No geral, os testes não encontraram problemas sérios de segurança, mas os reguladores e a empresa continuam a monitorar os casos adversos após a vacinação. Dois trabalhadores de saúde no Reino Unido tiveram reações alérgicas semelhantes, levando o governo do país europeu a aconselhar o público a evitar tomar a vacina se eles tiverem um histórico de fortes alergias. A agência reguladora de alimentos e medicamentos dos EUA, a FDA, emitiu uma autorização de emergência para a vacina com a ressalva de que as pessoas que tiveram alergia a seus componentes devem evitá-la. Os Estados Unidos começaram esta semana a aplicar a vacina em cerca de três milhões de pessoas e espera atingir um total de 20 milhões ainda no mês de dezembro se for aprovado outro imunizante, o desenvolvido pelo laboratório americano Moderna.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Maia concorda em liberar votação do Congresso após Câmara votar MP

Agência Câmara – Projeto assegura vacinação contra Covid pelo SUS a brasileiros e estrangeiros residentes

Agência Câmara – Cancelada reunião para ouvir Ministério da Saúde e Anvisa sobre vacina da Pfizer

Agência Senado – Senado aprova Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021, que segue para sanção presidencial

Anvisa – Anvisa lança VigiMed Empresas na quinta-feira (17/12)

Agência Saúde – Brasil registra 6.132.683 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Ministro Eduardo Pazuello participa de inauguração de espaço para capacitação de profissionais do SUS

Agência Saúde – Consultório Virtual: profissionais de saúde têm até 31 de dezembro para aderir à ferramenta

Agência Saúde – Saúde inicia aquisição de seringas e agulhas para vacinação

Agência Saúde – Presidente da República e ministro Eduardo Pazuello apresentam plano de vacinação contra a Covid-19: “Todas as vacinas produzidas no Brasil terão prioridade do SUS”

Governo Federal – Lançado o Diploma Digital

Governo Federal – Apresentado plano para vacinação contra Covid-19

Opas – Diretora da OPAS afirma que as vacinas contra COVID-19 não serão uma solução fácil e rápida para as Américas

Jota – Lewandowski: União, estados e municípios podem determinar vacinação obrigatória

Agência Brasil – Brasil ultrapassa 7 milhões de infectados pela covid-19

Agência Brasil – Fiocruz dá orientações para diminuir riscos nas festas de fim de ano

Agência Brasil – Vacinação contra covid-19 pode começar em fevereiro, diz Pazuello

Agência Brasil – Ministério lança campanha para estimular vacinação contra a covid-19

Agência Brasil – Bolsonaro pede união a governadores na luta contra a covid-19

Agência Brasil – Profissionais de saúde negras relatam assédio moral durante pandemia

Agência Brasil – Confira o lançamento do plano de vacinação contra covid-19

Agência Brasil – Destinação inadequada de lixo cresce 16% em uma década

Correio Braziliense – Cientistas descobrem proteína no cérebro que pode ligar Alzheimer aos distúrbios do sono

Folha de S.Paulo – Butantan mantém plano de exportar Coronavac mesmo com venda ao SUS

Folha de S.Paulo – Veja verdades e mentiras sobre a vacina contra Covid-19

Folha de S.Paulo – Governo de SP diz que cronograma de vacinação pode mudar por influência federal

Folha de S.Paulo – Casos de Covid avançam mais rápido entre pessoas de até 29 anos

Folha de S.Paulo – Leitores comentam postura do governo no anúncio do plano de vacinação

Folha de S.Paulo – São Paulo confirma o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus

Folha de S.Paulo – Governo prevê entrega de seringas para vacina contra Covid-19 até fim de 2021

Folha de S.Paulo – Fala de Pazuello causa ansiedade, angústia e, principalmente, revolta nas redes

Folha de S.Paulo – Butantan e governo conversam, mas não se entendem sobre Coronavac

Folha de S.Paulo – Pfizer envia à Anvisa resultados de última fase de testes de vacina contra Covid

Folha de S.Paulo – Lewandowski defende que Estado pode impor restrições a quem não se vacinar contra Covid-19

Folha de S.Paulo – Plano de saúde dificulta exames, diz consumidora

Folha de S.Paulo – Opas promete entrega de 40 milhões de seringas ao Brasil até março

Folha de S.Paulo – Deputado pede que PGR investigue cartilha de ministério sobre maconha

O Estado de S.Paulo – Estados de emergência e a proteção dos direitos humanos na pandemia

O Estado de S.Paulo – Síndrome do Boreout: entenda o que é e o que fazer com o desinteresse no trabalho

O Estado de S.Paulo – Reação alérgica grave

O Estado de S.Paulo – O Brasil reconhece a monogamia

O Estado de S.Paulo – Metade da população acredita em vacinação só daqui a três meses, mostra pesquisa

O Estado de S.Paulo – Seus dentes caíram. Seria outra consequência da covid-19?

O Estado de S.Paulo – Apesar de verem alento, governadores mantêm negociações paralelas por vacinas

O Estado de S.Paulo – Os impactos da pandemia no mercado odontológico e como o teleatendimento se tornou a promessa do segmento

O Estado de S.Paulo – Especialistas elogiam inclusão da Coronavac em plano de vacinação federal contra covid-19

O Estado de S.Paulo – Profissional de saúde sofre reação alérgica após receber vacina da Pfizer nos EUA

O Estado de S.Paulo – EUA e Pfizer negociam doses a mais de vacina, com impacto em países pobres

O Estado de S.Paulo – Número de infectados preocupa e governo espanhol autoriza novas restrições

O Estado de S.Paulo – São Paulo confirma primeiro caso de reinfecção por coronavírus do Estado

O Estado de S.Paulo – Uso emergencial de vacina exigirá assinatura de termo de consentimento, diz Pazuello

O Estado de S.Paulo – Lewandowski vota a favor de medidas para vacinação obrigatória contra covid-19

O Estado de S.Paulo – Apesar de discurso de Bolsonaro, equipe econômica defende vacina

O Estado de S.Paulo – Procuradoria pede a Pazuello informações sobre ‘revogaço’ da saúde mental em discussão no governo Bolsonaro

O Estado de S.Paulo – É falso que Europa tenha ‘interditado’ vacinas chinesas

G1 – Arábia Saudita começa vacinação contra Covid-19

G1 – Alergia a vacinas: o que se sabe sobre os 4 casos de reação ao imunizante contra Covid-19

G1 – União Europeia começará vacinação contra Covid-19 em 27 de dezembro, diz presidente da comissão

G1 – Europa começará a vacinar no dia 27 de dezembro, diz presidente da Comissão Europeia

G1 – Doria pede a Pazuello que envie até sexta-feira carta para comprar CoronaVac

G1 – Para conter aumento de casos de Covid-19, Uruguai restringe entrada no país até 10 de janeiro

G1 – Fiocruz lança cartilha sobre Natal e Ano Novo na pandemia: ‘seguro é celebrar apenas com quem você mora’

G1 – Butantan encaminha proposta para fornecimento de doses da Coronavac ao governo federal

G1 – ‘Privilégio’, diz brasileiro que tomou nos EUA a vacina contra a Covid-19

G1 – Após dois casos no Reino Unido, profissional de saúde nos EUA tem reação alérgica à vacina da Pfizer

G1 – Coronavírus: o que produz uma resposta imunológica mais forte, a infecção natural ou a vacina?

G1 – Twitter vai remover publicações com informações falsas sobre vacina contra a Covid-19

G1 – Anvisa diz que Pfizer enviou dados de testes de fase 3 de vacina contra a Covid-19

G1 – Relator vota no STF a favor de medidas restritivas para obrigar vacinação contra Covid-19

G1 – Pazuello volta a citar fevereiro como data de possível início de campanha e cita vacinas de Oxford e CoronaVac

G1 – Maia chama Pazuello de ‘desastre’ e diz que sociedade ‘vai pagar a conta’ pela situação da saúde

G1 – Governo abre licitação para compra de 331,2 milhões de seringas e agulhas; previsões de entrega vão até 31 de dezembro de 2021

G1 – Governador do PI cobra definição de cronograma após governo federal anunciar plano de vacinação contra Covid-19

G1 – Autoridade de saúde chilena aprova vacina da Pfizer e BioNTech para pessoas com mais de 16 anos

G1 – Governo apresenta plano nacional de vacinação contra Covid

Valor Econômico – Reino Unido coloca mais áreas da Inglaterra em nível máximo de restrições

Valor Econômico – Banco dos Brics aprova US$ 3,5 bilhões para o Brasil neste ano

Valor Econômico – União Europeia começará vacinação contra a covid-19 em 27 de dezembro

Valor Econômico – Agenda de Guedes é minoritária no governo, diz Maia

Valor Econômico – Pazuello prevê vacina só em fevereiro e pede fim de ‘ansidedade’

Valor Econômico – Aras defende no STF orientação do uso de cloroquina adotada pela Saúde

Valor Econômico – Fabricantes garantem oferta de seringas

Valor Econômico – Diretoria de vacina na Anvisa não será mais indicada por Bolsonaro

Valor Econômico – Pfizer envia à Anvisa resultados de última fase de testes da vacina contra covid-19

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »