Atual modelo de renumeração estimula aumento de custos
A Folha destaca ainda que outro fator de aumento de custo estaria relacionado à mudança do perfil epidemiológico (envelhecimento da população e maior ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis), que propicia aumentos de frequência de uso do plano e de complexidade nos procedimentos realizados. O relatório criticou também um índice divulgado pelo IESS, o VCMH (Variação de Custos Médico-Hospitalares) por não retratar fidedignamente a evolução dos custos de saúde no país. Em nota, o IESS defende a metodologia aplicada ao VCMH e diz que ela é reconhecida internacionalmente e usada na construção de índices de variação de custo em saúde nos Estados Unidos. Em alguns pontos, todos os elos da cadeia da saúde concordam: o atual modelo de remuneração (fee-for-service) estimula o aumento de custos e é preciso que haja mudança para uma forma de remuneração que privilegie qualidade, eficiência e os melhores desfechos clínicos para os pacientes. Cláudia Collucci ressalta ainda que a questão é que nesse jogo de empurra-empurra ninguém quer abrir mão do seu quinhão. A situação remete à fábula dos dois burros que tentam alcançar dois montes de feno. Amarrados com uma corda muito curta, cada um puxa para o seu lado e nenhum consegue alcançar o capim. “Até que eles percebem que, juntos, poderiam comer os dois montes de feno. Pelo o que parece, os “players” da saúde se recusam a aprender essa lição”, afirma a coluna.
Com ou sem Farmácia Popular
O possível corte da insulina no Farmácia Popular deverá ter um impacto limitado nas farmacêuticas, segundo executivos do setor. “Nossos produtos serão comprados com ou sem o programa, que oferece uma das insulinas que produzimos. Os pacientes serão os mais afetados”, afirma Julio Gay-Ger, presidente da Lilly no Brasil. A tendência de um aumento da demanda por insulina nos próximos anos também deverá garantir as vendas, diz o diretor-presidente da Biomm, Heraldo Marchezini. De acordo com a coluna Mercado Aberto da Folha de S.Paulo, em negociações recentes, o governo pediu uma redução de 70% no valor pago pelo produto e avalia retirá-lo da lista de itens disponibilizados. Em 2016, a União gastou R$ 206 milhões com insulina por meio do Farmácia Popular, segundo a Interfarma, associação da indústria. A farmacêutica Lilly planeja ampliar seus lançamentos no Brasil nos próximos anos e deverá investir em uma maior distribuição dos seus novos produtos entre médicos, segundo o CEO global, David Ricks. O maior ritmo de lançamentos não está ligado a uma melhora da economia e sim ao prazo de aprovação da Anvisa, que vai de 18 a 24 meses para a liberação no mercado privado. O desenvolvimento de novos produtos está direcionado às áreas de oncologia, diabetes e imunologia. A empresa encerrará no próximo ano um ciclo de investimentos no Brasil de cerca de R$ 48 milhões, iniciado em 2016. A maior parte do montante já foi alocada na expansão de sua fábrica em São Paulo. “Os demais recursos deverão ser aplicados na distribuição junto a médicos”, ressalta a coluna.
Outubro Rosa tem programação especial na Câmara
O Congresso Nacional estará iluminado de rosa neste mês, como parte do Outubro Rosa – um movimento mundial de conscientização sobre a importância de detecção precoce de câncer de mama. A iluminação marca o início do mês que traz vários eventos alusivos ao combate da doença. A campanha Outubro Rosa é uma iniciativa da Secretaria da Mulher e do Departamento Médico (Demed) da Câmara dos Deputados, além de contar com a participação do Senado. Conforme o portal da Câmara, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), quando descoberto no início, há 95% de probabilidade de recuperação total do câncer de mama. É o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% do total de casos de tumores. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos. Nesta terça-feira (3), a solenidade de abertura da programação especial contará com a apresentação da Escola de Balé Etude Seasons no Salão Negro, às 19h30, de uma adaptação do terceiro ato do balé “A Bela Adormecida”, de Tchaikovsky. A direção é de Maria Poggi, mentora da Royal Academy of Dance. “Até o final do mês, estão previstas diversas atividades voltadas para a campanha, como oficinas de saúde, ações do Demed e audiências públicas”, diz a publicação.
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde anuncia reforço de brasileiros no Mais Médicos
Ministério da Saúde – Rio Grande do Sul registra 144 doadores efetivos no primeiro semestre de 2017
Ministério da Saúde – Paraná registra 203 doadores efetivos no primeiro semestre de 2017
ANS – ANS vai regulamentar compartilhamento de riscos na saúde suplementar
ANS – Simpósio sobre economia, regulação e saúde suplementar
Anvisa – Lote de álcool gel da Additi Cosméticos é suspenso
Anvisa – Confira cosméticos e saneantes proibidos na segunda-feira
Anvisa – Produto asséptico é suspenso por alteração de cor
Anvisa – Anvisa vai rever metodologia para inspeções internacionais
Anvisa – Álcool e enxaguatório bucal têm lotes retidos
Anvisa – Restituídas taxas de fiscalização de CBPF
Anvisa – Vigilânciaidentifica máscara redutora falsificada
Conitec – MEDIA DOCTOR é tema do CONITEC em Evidência
Fiocruz – Ensp abre inscrições para o Curso de Atualização sobre Cuidados Paliativos
Fiocruz – Fiocruz apoia o projeto inovador implementado por Naomar de Almeida Filho na UFSB
Inca – OMS diz que não se envolverá com fundação de combate ao tabagismo financiada pela Philip Morris
Inca – Países das Américas se comprometem a criar espaços livres de cigarro até 2022
Câmara dos Deputados – Comissão sobre inovação em medicamentos tem audiência nesta tarde
Câmara dos Deputados – Outubro Rosa tem programação especial na Câmara
Senado Federal – Novas normas podem prejudicar usuários de planos de saúde, dizem especialistas
Câmara dos Deputados – Comissões debatem segurança e medicina do trabalho
Senado Federal – Nota sobre o estado de saúde do senador Romero Jucá
Câmara dos Deputados – Implementação de lei que dá 60 dias para início de tratamento contra câncer é tema seminário
Folha de S.Paulo – Psicólogo cria ‘kit de reparo’ para descontentamento no casamento
Folha de S.Paulo – Cláudia Collucci – ‘Culpa’ por custo crescente na saúde opõe planos, hospitais e indústria
Folha de S.Paulo – Mercado Aberto – Reunião da ANP sobre conteúdo local ocorrerá sob ameaça de judicialização
Folha de S.Paulo – Opinião: Leandro Fonseca – Pelo debate sobre financiamento da assistência à saúde
G1 – Pacientes reclamam de atrasos em exames de radioterapia em Bauru
O Globo – Entenda a pesquisa que ganhou o Nobel de Medicina de 2017
O Globo – Estudo explica como o sono ajuda o cérebro a se reorganizar
O Estado de S.Paulo – Hospitais e farmacêuticas culpam falta de prevenção por alta de custos
Valor Econômico – Judicialização e o direito à saúde
Diário de Notícias – Novas normas podem prejudicar usuários de planos de saúde, dizem especialistas
Blog Marcio Antoniassi – Luta pela vida, reforço da desigualdade ou gasto desenfreado? A difícil equação da judicialização da saúde
Panorama Farmacêutico – Medicamentos são vendidos até 90% mais baratos em farmácias credenciadas
Segs – Maternidade Pro Matre Paulista investe em seu serviço de Medicina Fetal