CPI da Covid quer ouvir 15 integrantes do governo Bolsonaro, entre eles Paulo Guedes

Home/Informativo/CPI da Covid quer ouvir 15 integrantes do governo Bolsonaro, entre eles Paulo Guedes

 

Minuta do plano de trabalho da CPI da Pandemia, à qual o jornal O Globo teve acesso, prevê depoimentos de pelo menos 15 integrantes do governo Bolsonaro que ocuparam postos de comando na pandemia de Covid-19. Na lista, o chamado grupo independente, que é maioria na Comissão Parlamentar de Inquérito, incluiu o ministro da Economia, Paulo Guedes, para dar explicações sobre o auxílio emergencial e verificar se o valor gasto com o programa foi suficiente para atender a população vulnerável durante a crise sanitária. O texto já sugere a possibilidade de realização de acareações entre as testemunhas. A lista também contempla o ex-secretário de Comunicação da Presidência, Fábio Wajngarten; o secretário especial da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Flávio Rocha; o secretário do Tesouro Nacional, Bruno Funchal; e o ex-comandante do Exército, Edson Pujol. Ainda em fase de discussão, a proposta para o plano de trabalho precisará ser aprovada pela CPI. O texto divide a condução das apurações da comissão em quatro subrelatorias: compra de vacinas e outras medidas de contenção do vírus; colapso no sistema de saúde em Manaus; insumos para tratamento de enfermos; e emprego de recursos federais, o que envolve a fiscalização de contratos firmados pelo Ministério da Saúde e repasses a estados e municípios. Na Saúde, um dos pontos que deve entrar em debate é o aplicativo Tratecov, que recomendava o uso de medicamentos sem comprovação científica contra a Covid-19, como a cloroquina. Os senadores querem pedir informações ao ministério sobre quem foi o responsável pela elaboração do conteúdo e o valor usado para o desenvolvimento do aplicativo. Além disso, os senadores sugerem pedir aos ministérios da Saúde e da Defesa informações sobre valores gastos pelo governo para a compra de medicamentos ineficazes, a exemplo da fabricação de cloroquina pelo Exército. A meta, de acordo com o documento, é “identificar possível superfaturamento na compra de insumos para a referida produção de cloroquina”. Também é prevista a fiscalização de todos os contratos firmados pelo governo federal para o combate à Covid-19, com a requisição de informação aos ministérios da Saúde e da Economia. O objetivo é “verificar se os contratos firmados obedeceram aos princípios da Administração Pública”. Para isto, os senadores querem ouvir secretários e gestores do Ministério da Economia.

CRMs abrem 43 sindicâncias por prescrição e divulgação de remédios sem eficácia contra a covid

Ao menos 43 sindicâncias foram abertas por conselhos regionais de medicina do País para investigar médicos suspeitos de cometer infrações éticas ao prescrever ou divulgar o suposto tratamento precoce contra a covid ou outras terapias que já se mostraram ineficazes contra a doença. Defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, drogas como a hidroxicloroquina e a ivermectina seguem sendo prescritas mesmo após estudos clínicos apontarem que elas não funcionam para a covid e autoridades de saúde como a Organização Mundial da Saúde (OMS) desaconselharem seu uso. Embora a prescrição de remédios do chamado kit covid tenha o aval do Conselho Federal de Medicina (CFM), que defende o argumento da autonomia médica, os profissionais podem ser punidos se divulgarem as drogas como garantia de cura ou se o tratamento causar efeitos colaterais aos pacientes. Ao menos quatro CRMs já investigam casos do tipo, segundo levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo com os 27 conselhos, órgãos responsáveis por fiscalizar o exercício da profissão. Três deles informaram o número total de sindicâncias abertas. São Paulo investiga 25 casos. No Rio Grande do Sul, são dez registros. Na Bahia, outras oito. Ao menos em dois casos (um em SP e outro na Bahia), os médicos investigados já sofreram uma interdição cautelar, ou seja, tiveram sua licença para exercer a medicina suspensa temporariamente. No Rio Grande do Sul, quatro dos casos investigados tornaram-se públicos: dois referem-se a médicos que usaram a nebulização com cloroquina. Os episódios ocorreram nos municípios de Camaquã e Alecrim. Um terceiro caso é de um profissional de São Gabriel que divulgou vídeo em que apresentava a droga flutamida, usada no tratamento do câncer de próstata, como cura da covid. O quarto procedimento também investiga um médico que vem publicando em suas redes sociais supostos protocolos de “tratamento precoce”. O conselho do Paraná também afirmou apurar possíveis irregularidades na indicação de falsos tratamentos, mas não informou o número total de procedimentos abertos. O órgão disse que não há sindicâncias abertas de casos em que o tratamento prescrito tenha causado danos, mas que apura possíveis infrações na publicidade médica de terapias para a covid. Outros cinco CRMs (Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Tocantins) disseram não ter nenhuma sindicância aberta sobre o tema. Os demais conselhos não responderam.

Diretora da Anvisa nega defesa da cloroquina e revela seu lado técnico na agência

A indicação de Cristiane Rose Jourdan Gomes pelo presidente Jair Bolsonaro à diretoria da Anvisa, em 7 de outubro de 2020, foi uma surpresa para representantes do setor de saúde, apesar do currículo robusto da carioca, com atuações envolvendo suas duas formações: Medicina e Direito. Curiosamente, ao longo das últimas décadas, sua relação mais estreita foi com a saúde suplementar. Nos documentos enviados para análise do Senado, onde foi sabatinada, constam experiências de peso, como a de consultoria no Ministério da Saúde no processo de construção da regulamentação da saúde suplementar e, logo em seguida, na própria ANS, nos anos 2000. Também esteve no Grupo Amil por mais de treze anos, de 2003 a 2016. Além disso, Cristiane Jourdan foi diretora do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro, de 2019 a 2020, o que acabou vinculando sua imagem ao senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), responsável por orquestrar algumas mudanças na gestão hospitalar do estado. No dia da confirmação da indicação, ainda como interino da presidência da Anvisa, Antonio Barra Torres revelou à reportagem do Jota sua relação afetiva com o hospital, no qual a mãe trabalhou por mais de 30 anos. Disse ainda que conheceu a médica, que se tornaria sua futura colega, em um evento militar em Brasília, em 2019. A diretora ocupou a vaga aberta com a efetivação do então presidente substituto — que antes era diretor —, portanto seu mandato tem o tempo remanescente de um ano e três meses, contados a partir do dia 4 de novembro de 2020. Com base no art. 5º, § 7 da nova Lei das Agências (incluído pela Lei nº 13.848, de 2019), há possibilidade de recondução. Mais adiante, no início deste ano, com a Anvisa sob holofotes devido à análise dos primeiros pedidos de uso emergencial de vacinas, a diretora foi apontada como “a médica que defende uso de cloroquina”. Naquele momento, havia um clima de suspeição causado pelas pressões políticas sofridas pela agência. O medicamento, até hoje sem comprovação de eficácia contra a doença, até hoje é uma das principais bandeiras do presidente Bolsonaro no enfrentamento à pandemia. Em entrevista ao JOTA no último dia 17 de março, Cristiane Jourdan disse que há uma visão “extremamente politizada” sobre ela. Em sua defesa, justificou que apenas replicou informações sobre o tratamento em uma rede social, mas fez questão de reforçar que o uso off label de medicamentos fica a critério do médico assistente, o que está fora da competência da Anvisa. No alto escalão da agência há cinco meses, a diretora tem sido elogiada pelos colegas pela apresentação de fundamentações técnicas nas discussões do colegiado. Apesar de ainda não dominar todos os assuntos sob sua supervisão, ela tem se apoiado nas avaliações dos servidores para se posicionar. A Terceira Diretoria, da qual Cristiane é titular, concentra áreas técnicas de regulamentação, toxicologia, fumígenos e cosméticos.

Pandemia aumenta procura por atendimento de saúde mental

A pandemia deixou os brasileiros mais ansiosos e deprimidos e, com isso, aumentou de forma significativa a procura por atendimento em serviços de saúde mental tanto na rede privada quanto na pública, informou o Valor Econômico nesta segunda-feira (19). Especialistas afirmam que os efeitos negativos do prolongamento e do agravamento da pandemia no país farão com que essa demanda continue em alta nos próximos anos. Pesquisa da Ipsos para o Fórum Econômico Mundial com 30 países divulgada na semana passada mostra que o Brasil é o quinto país onde os entrevistados mais sentiram uma piora na saúde mental no último ano: 53% dos entrevistados por aqui afirmaram que sua saúde mental mudou para pior desde março do ano passado. “Pessoas que já tinham um adoecimento mental, uma condição instalada antes mesmo da pandemia, pioraram. E outras foram sensibilizadas pela pandemia e passaram a procurar ajuda”, afirma Nathalia Pereira, coordenadora do programa de saúde mental da operadora de planos de saúde Amil, iniciativa que teve um aumento de 50% na demanda. A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) relatou que 59% de seus associados perceberam aumento de até 25% nas consultas no período; 69,3% atenderam pacientes que já haviam recebido alta; e 82,9% perceberam o agravamento dos sintomas em pacientes que ainda estão em tratamento. Nathalia relaciona o aumento dos atendimentos aos efeitos do distanciamento social e aos medos provocados pela disseminação da covid-19. Os transtornos mais comuns entre as pessoas que estão buscando atendimento são episódios depressivos, ansiedade e somatizações, diz Nathalia. Há também aumento de casos de “burnout” (esgotamento), abuso de álcool e drogas.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Medida Provisória libera mais R$ 2,69 bilhões para combate à pandemia

Agência Senado – Senadores vão apreciar projeto que aumenta penas para maus-tratos

Agência Senado – CPI da Pandemia será instalada após feriado, anuncia Pacheco

Agência Senado – Projeto muda LDO e dispensa União de compensar despesas contra pandemia

Agência Senado – Senado pode votar projeto que isenta de multas veículos de socorro

Agência Câmara – Relator apresenta parecer sobre medicamentos à base de Cannabis nesta terça-feira

Agência Câmara – Projeto classifica furto ou roubo de EPI como crime hediondo

Agência Câmara – Projeto permite caracterizar Covid como doença ocupacional

Agência Câmara – Cadastro nacional pode fortalecer políticas públicas para instituições que cuidam de idosos

Agência Câmara – Proposta prevê oferta gratuita de remédio para doença psiquiátrica

Agência Câmara – Projeto assegura tratamento digno a idosos LGBTs em instituições de longa permanência

Agência Câmara – Projeto autoriza dispensa de licitação para insumos usados no tratamento da Covid-19

Agência Câmara – Projeto considera síndrome de Tourette deficiência para fins legais

Agência Câmara – Projeto permite uso de leitos militares no tratamento de pacientes civis com Covid

Agência Câmara – Projeto regulamenta profissões de agentes indígenas de saúde e de saneamento

Agência Câmara – Projeto prevê teste obrigatório de Covid e quarentena para quem desembarcar no Brasil

Agência Câmara – Grupo que monitora vacinação de idosos reúne-se nesta terça

Anvisa – Anvisa informa sobre indisponibilidade de sistemas

Anvisa – Inspetores da Anvisa embarcam para a Rússia

Anvisa – Anvisa promove encontro com SNVS sobre tecnovigilância

Anvisa – Medida proíbe comercialização de produtos que contenham SARM

Anvisa – Webinar trata sobre desafios da farmacovigilância no Brasil

Anvisa – Reunião discute divulgação e fortalecimento da farmacovigilância

ANS – Ouvidoria divulga Relatório de Atividades 2020

ANS – Feriado de Tiradentes (21/04)

Agência Saúde – Gestantes, puérperas e lactantes: Saúde orienta vacinação contra a covid-19 para mulheres de grupos prioritários

Agência Saúde – Saúde destina R$ 247 milhões em ações para gestantes e puérperas

Governo Federal – Você conhece o Conecte SUS?

Governo Federal – Banco Nacional de Perfis Genéticos atinge a marca de 100 mil perfis cadastrados

Governo Federal – Mais 2,3 milhões de medicamentos de intubação serão distribuídos

Conasems – Programa TCU+Cidades inicia ciclo de webinários para gestores municipais

Jota – Diretora da Anvisa nega defesa da cloroquina e revela seu lado técnico na agência

Jota – Rede quer que STF obrigue governo a divulgar cronograma de recebimento de vacinas

Agência Brasil – Rio começa a vacinar hoje crianças e gestantes contra gripe

Agência Brasil – SP abre vacinação dos profissionais de saúde a partir de 47 anos

Agência Brasil – Brasil contabiliza 42.980 novos casos de covid-19

Agência Brasil – Bolsonaro diz que Fiocruz entrega 18 milhões de vacinas em abril

Agência Brasil – Covid-19: São Paulo inicia fase de transição para retomada da economia

Agência Brasil – Covid-19: prefeitura diz que lockdown foi positivo em Araraquara

Agência Brasil – Covid-19: Brasil terá em maio 4 milhões de doses do Covax Facility

Agência Brasil – Internações de pessoas entre 20 e 39 anos triplicam em Pernambuco

Agência Brasil – Hospital Federal da Lagoa vai abrir 50 leitos de UTI para covid-19

Agência Brasil – Rio vacina hoje professores da rede pública com 55 anos ou mais

Agência Brasil – Dia Mundial da Hemofilia: condição genética dificulta coagulação

Agência Brasil – Fiocruz alerta sobre síndrome respiratória associada à covid-19

Agência Brasil – Pesquisa revela que forma grave de covid-19 pode afetar os olhos

Folha de S.Paulo – Cientistas brasileiras lançam rede para enfrentamento da pandemia

Folha de S.Paulo – CPI da Covid: inquérito ou palanque?

Folha de S.Paulo – Pacheco é estimulado a entrar na corrida ao Planalto, enquanto DEM negocia com Ciro

Folha de S.Paulo – Ministro da Saúde mantém nomes polêmicos ligados ao tratamento precoce após um mês no cargo

Folha de S.Paulo – Impasse orçamentário faz governo pagar só 17% dos recursos previstos para a Covid

Folha de S.Paulo – Brasil registra mais de 20 mil mortes por Covid na semana, a 2ª mais letal da pandemia

Folha de S.Paulo – 19 respiradores sem uso são encontrados em hospital no Pará

Folha de S.Paulo – Relaxamento de restrições prejudica combate à Covid em São Paulo, diz estudo

Folha de S.Paulo – EUA já aplicaram vacina contra Covid em mais da metade dos adultos do país

Folha de S.Paulo – O fenômeno comovente descoberto por médico que acompanha pessoas próximas à morte

Folha de S.Paulo – Covid em aceleração no mundo, mais de um ano após início da pandemia

Folha de S.Paulo – Um a cada quatro pacientes apresentam queda de cabelo após Covid-19

Folha de S.Paulo – CPI quer começar por Pazuello, vacinas, dados do TCU e remédios sem eficácia

Folha de S.Paulo – Líder de secretarias de Saúde diz que medicamentos para intubação devem chegar em 15 dias

Folha de S.Paulo – Brasileiros são alvo de discriminação na Europa devido a variante do vírus

Folha de S.Paulo – Juiz autoriza cultivo de cannabis sativa para tratamento medicinal de gêmeas

O Estado de S.Paulo – Pandemia causa efeitos sem precedentes sobre as mulheres

O Estado de S.Paulo – Recuperação judicial cresce e a mediação é um dos remédios mais eficientes

O Estado de S.Paulo – Campanha ‘Vacina Sim’ na fase 3 reforça cuidado após imunização

O Estado de S.Paulo – Gestão da Saúde foi militarizada por Pazuello

O Estado de S.Paulo – Cérebro de adolescentes pode ser mais vulnerável à maconha e outras drogas, indica pesquisa

O Estado de S.Paulo – CPI da Covid põe militares no foco das investigações

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro comemora distribuição de vacinas contra covid, e ministro da Saúde vai a campo imunizar

O Estado de S.Paulo – Promotoria denuncia grupo criminoso que aplicava golpes em farmacêuticas de São Paulo

O Estado de S.Paulo – Defesa de kit covid vira capital político para médicos

O Estado de S.Paulo – Vacinação eficaz e recuperação rápida dos EUA

O Estado de S.Paulo – Governo de SP volta atrás e diz que deputados não invadiram UTI de hospital em Guarulhos

O Estado de S.Paulo – ‘Espaço orçamentário do SUS nunca foi o que se imaginava’, diz Armínio Fraga

O Estado de S.Paulo – SP começa a distribuir 407,5 mil kits de intubação doados por empresas

O Estado de S.Paulo – Na mira da CPI da Covid, Pazuello viaja com Bolsonaro para Goiás

O Estado de S.Paulo – Rio começa vacinação contra covid-19 de profissionais da educação pública

O Estado de S.Paulo – Telemetria: chega ao Brasil o sistema que veio para inovar a neuromonitorização

O Estado de S.Paulo – Tratamento precoce racha organizações e faz médicos irem ao Ministério Público contra o CFM

O Estado de S.Paulo – ‘Prescrever kit covid não é autonomia, é erro’, diz autor de representação contra o CFM

O Estado de S.Paulo – Associação pró-tratamento precoce ganhou destaque com anúncio e participação de médicos ilustres

O Globo – CPI da Covid quer ouvir 15 integrantes do governo Bolsonaro, entre eles Paulo Guedes

O Globo – Justiça nega pedido do Procon/SP para que ANS não autorize aumentos de valores de planos de saúde coletivos de forma abusiva

O Globo – Profissionais de saúde no combate à Covid-19 recebem tratamentos de guerra para lidar com traumas

O Globo – Presidente da CPI da Covid diz que Brasil ‘não fez nada para impedir a entrada do vírus’

G1 – EUA aplicaram primeira dose da vacina contra Covid em mais da metade da população adulta

G1 – O fenômeno comovente descoberto por médico que acompanha pessoas próximas à morte

G1 – França impõe quarentena obrigatória para viajantes do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul

G1 – Como funciona a glândula pineal, o órgão enigmático que regula nosso sono

G1 – ‘Não existe mais grupo de risco para a Covid-19’: entenda por que cientistas defendem alerta amplo, sobretudo para os mais jovens

G1 – ‘Pressão da UTI tem feito meus médicos e enfermeiros pedirem demissão’

G1 – Mortes de grávidas e de mães de recém-nascidos por Covid dobram e estão acima da média da população em geral, aponta levantamento

G1 – Espanha prorroga quarentena obrigatória para viajantes do Brasil e mais 11 países por causa de variantes do coronavírus

G1 – EUA ultrapassam 200 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

Correio Braziliense – Com novas abordagens, cientistas ampliam arsenal contra a enxaqueca

Correio Braziliense – Covid-19: cientistas descobrem genes que barram o vírus

Correio Braziliense – Agência Europeia de Medicamentos dará parecer sobre vacina Janssen

Correio Braziliense – Planalto vai à luta na CPI da Covid; comissão pode impactar pleito de 2022

Valor Econômico – Butantan recebe matéria-prima para produzir mais 5 milhões de doses da Coronavac

Valor Econômico – Brasil passa das 370 mil mortes por covid-19

Valor Econômico – Startups de planos de saúde recebem R$ 500 milhões

Valor Econômico – Pandemia aumenta procura por atendimento de saúde mental

Valor Econômico – Fiocruz deve entregar 18 milhões de vacinas ao PNI em abril, diz Bolsonaro

Valor Econômico – EUA já aplicaram vacina contra covid-19 em mais da metade dos adultos do país

Valor Econômico – Problemas para avançar no sequenciamento impedem Índia de saber quantas cepas circulam no país

Valor Econômico – Novos casos de covid se estabilizam no país, mas seguem entre os maiores do mundo, diz jornal

Valor Econômico – CPI da Pandemia deve questionar compra de vacinas e “kit covid”, diz agência

Valor Econômico – Governo já desembolsou R$ 1,7 bilhão por vacinas que ainda não recebeu

Valor Econômico – Governo de SP acusa deputados de invadir hospital público

Valor Econômico – Pazuello deve ganhar comando de secretaria de Modernização

Valor Econômico – Fortalecer o SUS passa por prioridade no Orçamento, diz Arminio

Valor Econômico – Covax pretende entregar ao Brasil 8 milhões de doses de vacinas contra covid até maio

Valor Econômico – Tratar CPI como preparação de impeachment é “exercício de futurologia”, diz Renan

Valor Econômico – PGR recorre no STJ para manter lockdown no Distrito Federal

CNN – Bolsonaro pode decidir sobre Orçamento de 2021 ainda hoje

CNN – Voo com insumos para 5 milhões de doses da Coronavac chega a SP

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »