CONSELHO DE MEDICINA REGULAMENTA CONSULTA, DIAGNÓSTICO E CIRURGIA ONLINE

//CONSELHO DE MEDICINA REGULAMENTA CONSULTA, DIAGNÓSTICO E CIRURGIA ONLINE

Os médicos poderão atender seus pacientes pela internet. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) permitirá que profissionais façam consultas, diagnósticos e cirurgias online. A regra, que deve entrar em vigor dentro de três meses, surge no momento em que os governos se deparam com vazios de assistência em regiões distantes do País, provocados pela saída de profissionais cubanos do Mais Médicos. O relator da resolução no CFM, Aldemir Soares, garante que a publicação da medida neste momento é apenas uma coincidência e há anos as mudanças estão em discussão. Mas afirma que as consultas a distância podem ser úteis para levar assistência nas cidades que não conseguem atrair profissionais. As exigências para consultas a distância em comunidades remotas são mais flexíveis. Nas cidades, a permissão para esse tipo de atendimento vale apenas para segunda consulta. No caso de comunidades distantes, no entanto, essa exigência não existe. A teleconsulta é permitida já na primeira vez, desde que o paciente esteja acompanhado de outro profissional de saúde. A resolução determina ainda que ela não deve ser feita constantemente. “A ideia é de que, a cada 120 dias, consultas presenciais sejam realizadas”, informa o jornal.

 

Como aplicativos e gadgets de saúde podem trabalhar contra você



O jornal Folha de S. Paulo destacou que a saúde digital é um grande negócio pois trata-se de usar a tecnologia para ajudar na prestação de serviços de saúde, incluindo o uso de aplicativos, dispositivos e microchips implantados. A expectativa é que este mercado atinja a cifra de US$ 379 bilhões (cerca de R$ 1,4 trilhão) em todo o mundo até 2024. Mas essa expansão alimenta preocupações de que a mesma tecnologia que promete melhorar a vida dos usuários também possa ser usada contra eles. “Por meio de sensores, dispositivos de rastreamento e outras ferramentas de coleta de dados, temos a capacidade de identificar tendências, anomalias ou outros fatores ambientais ou físicos que podem afetar a forma como tratamos doenças e, então, melhorar a vida das pessoas”, diz John Bardi, vice-presidente de desenvolvimento de negócios em medicina digital da empresa farmacêutica Otsuka. “Mas com essa promessa vem uma enorme responsabilidade”, pois esses aplicativos de saúde poderiam acabar trabalhando “contra” você. “De que forma? Você pode acabar pagando mais pelo seguro de vida; seu dispositivo pode estar espionando você; você pode ficar tentado a se autodiagnosticar; você pode ser hackeado; você pode ser alvo (ou não) de um algoritmo tendencioso; os apps podem não entregar o que prometem; e você pode conseguir o que não queria”, afirma a notícia.

 

Pesquisa inédita do Inca mostra necessidade de políticas para acompanhar paciente até depois da cura



Logo após o diagnóstico de câncer, o paciente precisa mudar seus hábitos e rotinas. Mas mesmo depois do tratamento, mazelas físicas, econômicas e sociais podem existir. É por isso que essas pessoas são chamadas de sobreviventes, desde que a doença é anunciada até o último dia de suas vidas. É o que informa o jornal O Globo. Baseado neste grupo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulga nesta segunda-feira (4) o estudo inédito “Compreendendo a Sobrevivência ao Câncer na América Latina: O caso do Brasil”, que aponta a necessidade de atenção àqueles que já tiveram a doença. O termo “sobrevivência ao câncer” foi introduzido há mais de três décadas nos Estados Unidos pelo médico Fitzhugh Mullan e trata não somente dos pacientes, mas também de acompanhantes e familiares. Para a pesquisa brasileira, foram entrevistados 47 indivíduos diagnosticados há pelo menos 12 meses com câncer de próstata, mama, colo do útero e leucemia linfoblástica aguda (LLA), além de 12 familiares/cuidadores, em hospitais das redes pública e privada no Rio de Janeiro e em Fortaleza, em 2014 e 2015. Uma das dificuldades apontadas pelo grupo está no acesso a informações e na ausência de um modelo de cuidados para quem teve câncer. Logo após o tratamento hospitalar, o paciente volta à rede de saúde original, que não possui dados sobre o período de tratamento. Isso impede o monitoramento dos sobreviventes. “Temos que trabalhar em duas frentes de informação. A primeira é do paciente, que precisa conhecer desde questões médicas até aspectos legais. A segunda é do médico que recebe o paciente depois de ele ficar no hospital. Essa integração é necessária”, avalia Rildo Pereira da Silva, pesquisador principal do estudo e membro do Núcleo de Pesquisa e Estudos Qualitativos (NupeQuali) do Inca.

 

‘A medicina é uma profissão psicologicamente demandante’, diz psicóloga



Caroline Elton, 61 anos, autora de “Also human: The inner lives of doctors” (“Também humanos: a vida interna dos médicos”, em tradução livre), é uma psicóloga baseada em Londres, Reino Unido, com uma prática clínica incomum: seus pacientes são médicos infelizes com seu trabalho. Conforme o jornal O Globo, foi realizado uma entrevista com Caroline onde ela explica sobre seu livro. “Meu editor queria chamá-lo “Apenas humanos”, mas fui inflexível que ele deveria ser “Também humanos”. Escrevi um livro sobre a humanidade compartilhada de médicos e pacientes. Ambos são humanos! Frequentemente ouvimos como o sistema médico desumaniza os pacientes. Mas e quanto aos médicos? A medicina é uma profissão psicologicamente demandante, e perdemos isso de vista. Quando médicos vêm ao meu consultório, frequentemente é porque as pessoas em torno deles esqueceram que eles também são humanos. Dado o estresse de seu trabalho, eles muitas vezes não conseguem ser os médicos que gostariam de ser. Às vezes, eles dizem que gostariam de abandonar a profissão”. “Vejo muita ansiedade. Vejo médicos que frequentemente sentem que devem tomar decisões para as quais não foram treinados. Vejo médicos incapazes de ajudar em razão do grande número de doentes que têm que atender todos os dias”. Porém, ela opina que “abandonar a carreira médica é um passo drástico”. Com isso, Caroline ajuda médicos a verem que os problemas não são com eles. A questão era o sistema que não permite que os médicos sintam que também são humanos e podem, em algum ponto, também se tornarem pacientes.

 

SAÚDE NA IMPRENSA
ANS – 04/02: Dia Mundial de Luta Contra o Câncer 

 

SUS Conecta – “Melhoraremos a performance dos programas de combate ao HIV/Aids”, diz ministro da Saúde durante reunião do CNS

 

SUS Conecta – CNS recomenda que responsáveis por crime de Brumadinho ressarçam o SUS

 

Fiocruz – Fiocruz lança guia de preparação e resposta aos desastres

 

Fiocruz – Pesquisa comprova eficácia de medicamento para chikungunya

 

Alesp – Reinauguração de centro de equoterapia em Várzea Paulista

 

Alesp – Pacientes do SUS com esclerose múltipla terão direito a medicamento

 

Câmara dos Deputados – Deputados tomam posse e se preparam para eleger a nova Mesa da Câmara

 

Câmara dos Deputados – Deputado Luciano Bivar é eleito 2º vice-presidente da Câmara

 

Câmara dos Deputados – Rodrigo Maia é eleito para novo mandato como presidente da Câmara dos Deputados

 

Câmara dos Deputados – Sessão solene inaugura hoje trabalhos legislativos de 2019

 

Senado Federal – Novos senadores tomam posse no Plenário

 

Senado Federal – Davi Alcolumbre é eleito novo presidente do Senado Federal

 

O Estado de S. Paulo – Mitos e verdades sobre o consumo de pimenta para a saúde

 

O Estado de S. Paulo – Cromoterapia: conheça os benefícios para a saúde e significado das cores

 

O Estado de S. Paulo – Aromaterapia: conheça os benefícios para a saúde e a relação com as emoções

 

O Estado de S. Paulo – Proteja-se da dengue tipo 2: ela já está entre nós e exige cuidados

 

O Estado de S. Paulo – Novo livro de Michel Houellebecq aborda vício em antidepressivos

 

O Estado de S. Paulo – Radar do Emprego – Terapias são usadas para proporcionar bem-estar a funcionários

 

O Estado de S. Paulo – ‘Minha família me colocou no fundo do poço por eu ter HIV’, diz idoso sobre ser soropositivo

 

O Estado de S. Paulo – Luciana Kotaka – A incapacitante dor emocional

 

O Estado de S. Paulo – Conselho de Medicina regulamenta consulta, diagnóstico e cirurgia online

 

O Estado de S. Paulo – Cientistas estão ensinando o corpo a aceitar órgãos transplantados

 

Folha de S. Paulo – Como aplicativos e gadgets de saúde podem trabalhar contra você

 

Folha de S. Paulo – Médicos brasileiros poderão oferecer consultas e cirurgias a distância

 

Folha de S. Paulo – Duas novas cepas de rotavírus circulam no país, aponta estudo

 

Folha de S. Paulo – Efeitos de lama de rejeitos na saúde humana ainda são objeto de estudos

 

Folha de S. Paulo – Vírus da febre amarela chega ao Sul e preocupa estados com baixa vacinação

 

Folha de S. Paulo – Em alerta com entrada de venezuelanos, Brasil busca soros contra difteria

 

Folha de S. Paulo – Justiça manda INSS incluir auxílio-doença nas aposentadorias por idade

 

Folha de S. Paulo – Empresas deixam de notificar doença mental

 

Folha de S. Paulo – Milhares ligados às vítimas de Brumadinho devem precisar de atenção psíquica

 

Folha de S. Paulo – Mercado Aberto – Remediado está

 

Folha de S. Paulo – Vinicius Torres Freire – Lula e Bolsonaro no SUS

 

Folha de S. Paulo – Projeto transforma praça Roosevelt em divã para psicanálise de graça

 

G1 – Pesquisadores desenvolvem cicatrizante a partir de veneno de cascavel

 

G1 – Envelhecimento saudável: entenda como a ciência pode dobrar expectativa de vida

 

G1 – Neymar recorre a tratamento com plasma para acelerar recuperação de lesão no pé direito

 

G1 – Empresa cria passeio a Machu Picchu com acesso para cadeirantes

 

G1 – Pais têm dificuldades para conseguir remédios para filhos com microcefalia no Rio

 

O Globo – Dasa oferece exame de dosagem continua da glicose simples e confortável

 

O Globo – Dengue faz duas cidades de SP adiarem aulas e até cancelar Carnaval

 

O Globo – ‘A medicina é uma profissão psicologicamente demandante’, diz psicóloga

 

O Globo – Pesquisa inédita do Inca mostra necessidade de políticas para acompanhar paciente até depois da cura

 

O Globo – ‘Controlar o câncer vale mais que a cura’, afirma o imuno-oncologista Daniel Tabak

 

O Globo – Terapia genética, imunoterápicos e nanotecnologia são novos instrumentos no combate ao câncer

 

O Globo – Com expectativa de seis meses de vida, jovem usou nova droga e teve remissão do câncer

 

O Globo – Aulas em hospitais permitem que crianças e adolescentes com câncer continuem aprendizado

 

O Globo – Acompanhantes de pacientes com câncer também precisam de atendimentos

 

O Globo – Serviços diferenciados de resposta rápida da Dasa

 

O Globo – Quatro histórias de quem teve câncer e foi curado

 

O Globo – Diagnóstico precoce auxilia no tratamento de câncer em homens, que são resistentes a exames

 

O Globo – Instituição de referência no atendimento a pessoas com autismo corre o risco de fechar

 

O Globo – Guilherme Amado – Damares quer fachada de libras no Ministério dos Direitos humanos

 

Valor Econômico – Fesp cede parte da carteira à Central Nacional Unimed

 

Zero Hora – Para acabar com a gordura no fígado, evite alimentos e bebidas adocicadas

 

Zero Hora – Com saída dos cubanos do Mais Médicos, São Gabriel continua com mais da metade das vagas não preenchidas

 

Correio Braziliense – Ibaneis visita Hospital da Criança e anuncia a realização de 508 cirurgias

 

Correio Braziliense – Doadores de sangue O negativo e B negativo têm direito a senha preferencial

 

Correio Braziliense – Ibaneis quer implantar a nova gestão da saúde em 10 dias

 

Correio Braziliense – Secretaria de Saúde oferecerá treinamento para inspeção contra dengue

 

Correio Braziliense – Primeiro mês de Ibaneis no GDF fica marcado por polêmicas e ações na saúde

 

Correio Braziliense – Ibaneis enfrenta desafios com início do ano na Câmara Legislativa

 

Correio Braziliense – Microrrobôs levam medicamentos a partes específicas do corpo humano

 

Aqui Acontece – Parceria entre Saúde e Defensoria agiliza atendimento nutricional e fisioterapêutico

 

Jornal do Povo – Unidade de Oncologia da Santa Casa é referência no tratamento contra o câncer

 

Panorama Farmacêutico – Biossensores serão utilizados para testar eficácia de medicamentos

 

Panorama Farmacêutico – Merck volta para o azul no 4º trimestre e tem lucro por ação acima do esperado

 

Panorama Farmacêutico – Número de salas clínicas nas farmácias deve chegar a 2,1 mil em 2019

 

Panorama Farmacêutico – Vacinas que previnem pneumonia em crianças podem reduzir doença em idosos

 

Terra – Dia Mundial de combate ao câncer destaca os desafios do câncer no Brasil

 

__________________________________________________________________________________________

 

 

 

 

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.