Avião agrícola atinge linhão da Eletronorte e deixa 10 cidades sem internet no Pará
Nesta terça-feira (19), o G1 divulgou que, uma aeronave agrícola bateu, na manhã de segunda-feira (18), no linhão da Eletronorte na região de Pacajá, no sudoeste do Pará. De acordo com a Eletronorte, com a colisão cabos de fibra óptica da Prodepa foram rompidos e deixando os municípios de Altamira, Uruará, Rurópolis, Santarém, Itaituba, Placas, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio, Brasil Novo e Medicilândia sem conectividade de internet. Equipes técnicas da Prodepa e Eletronorte trabalham na área do acidente para restabelecer a comunicação o mais rápido possível.
Drones podem combater hordas de gafanhotos
A Índia provavelmente terá que lutar contra o problema dos gafanhotos após superar o novo coronavírus, o que pode fazer com que o país utilize recursos tecnológicos como os drones para combater estes insetos prejudiciais, destacou o portal AgroLink nesta terça-feira (19). Múltiplas perspectivas aguardam aplicações de drones na agricultura indiana, que enfrenta uma população crescente, aumentando o custo de insumos agrícolas e a necessidade de atingir metas de desenvolvimento sustentável. O desenvolvimento dessas técnicas tecnológicas vem com o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores lançando um concurso de compras eletrônicas para envolver os drones na pulverização aérea de pesticidas. Poderia ser um passo revolucionário para a aplicação de pesticidas na Índia, onde muitos agricultores perdem a vida durante o processo. Os drones na agricultura de precisão não se limitam apenas à aplicação de pesticidas, mas também em sensoriamento remoto, vigilância de pragas, análise de campo e solo e estimativa da altura das culturas, entre outros. No entanto, as operações de pesquisa e desenvolvimento ainda estão em um estágio inicial na Índia, embora 70% da população rural esteja envolvida na agricultura. Embora as medidas de custo para os drones precisem de ajustes, o peso variável da carga útil durante a pulverização também precisa ser acomodado ao projetar esses drones. Além disso, persistem os problemas de energia para apoiar as operações do drone por 3-4 horas. Além disso, a pulverização aérea de pesticidas precisa ser verificada quanto à segurança da flora e fauna no ambiente circundante, usando os estudos de toxicidade apropriados.
China vai liderar importação de produtos agrícolas na próxima década
Ao longo dos próximos dez anos, a China se manterá como grande importador de grãos, com destaque para soja, milho, trigo e arroz, além de açúcar e os produtos de origem animal, como carne bovina, suína e de frango. Outros produtos como frutas, ovos, lácteos e pescados também poderão gerar oportunidades para o agronegócio brasileiro, informou o portal AgroLink nesta terça-feira (19). Foi essa a perspectiva divulgada a partir da conferência sobre as perspectivas agrícolas para a China, realizada em abril, em Pequim, e organizada pela Academia Chinesa de Ciências Agrícolas. Em um relatório o China Agricultural Outlook 2020-2029 revisou a situação do mercado de 18 grandes produtos em 2019, fez projeções sobre produção, consumo, comércio e preços nos próximos dez anos e analisou incertezas existentes. A China tem no Brasil seu principal fornecedor de soja. Das 88,6 milhões de toneladas importadas em 2019, cerca de 65% foram provenientes do Brasil. Para a próxima década, os chineses se manterão como os maiores importadores de soja do mundo, com uma taxa média anual de crescimento próxima a 1%, podendo se aproximar das 100 milhões de toneladas importadas em 2029. Se confirmado, o volume representaria um incremento próximo a 13% nas compras chinesas de soja. Para o mercado interno a China espera que os rendimentos de arroz, trigo e milho em 2020 atinjam 209 milhões de toneladas, 134 milhões de toneladas e 267 milhões de toneladas, respectivamente.
O Estado de S.Paulo – Ucranianos enfrentam a pandemia para salvar colheitas na Europa
G1 – Superávit comercial marítimo do Brasil aumenta com forte exportação agrícola, diz associação
G1 – Avião agrícola atinge linhão da Eletronorte e deixa 10 cidades sem internet no Pará
G1 – Setor agrícola surpreende na venda de produtos
Valor Econômico – Nova regra para merenda afeta agricultor familiar paulista
Valor Econômico – Pará garante leve crescimento da colheita brasileira de cacau
Valor Econômico – Commodities: Preço do trigo atinge menor valor desde outubro em Chicago
Valor Econômico – Commodities: Expectativa de retomada econômica dá impulso ao açúcar em NY
Valor Econômico – Vendas de agrotóxicos para lavouras de milho cresceram 8% na safra de verão
CNA – CNA apresenta propostas do Plano Agrícola e Pecuário para Frente Parlamentar da Agropecuária
CNA – CNA debate proposta de regularização fundiária
CNA – CNA debate oportunidades para o agro na China
Mapa – Mapa publica zoneamento do amendoim e do consórcio milho com braquiária de 1º safra
Mapa – Workshops virtuais abordam oportunidades e perspectivas para a cadeia do açaí
Embrapa – Embrapa e União Europeia concluem projeto educacional sobre desperdício de alimentos
Embrapa – Biodiversidade amazônica servida à mesa
Embrapa – Em live, Chefe da Embrapa Florestas fala florestas e inovação
Embrapa – O Impacto da Quarentena nos Preços da Manga no Vale do São Francisco
Embrapa – Quem ama florestas, consome cafés sustentáveis
Embrapa – Pasto sobre Pasto é tema de live da Embrapa
AgroLink – China vai liderar importação de produtos agrícolas na próxima década
AgroLink – Epamig realiza Encontro Tecnológico do Café em plataforma digital
AgroLink – Publicado Zarc do amendoim e consórcio milho com braquiária
AgroLink – Contratos futuros do açúcar acompanham valorização do petróleo
AgroLink – Química de Produtos Naturais é tema da live desta quinta, dia 21
AgroLink – Drones podem combater hordas de gafanhotos
AgroLink – Trigos especiais proporcionam um ágio de preço
AgroLink – Publicado regulamento da Expointer 2020
AgroLink – ConabCast estreia nas principais plataformas de streaming
AgroLink – Superávit comercial marítimo do Brasil aumenta com forte exportação agrícola, diz ATP
AgroLink – Otimismo com China impulsiona Chicago
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.