Colunista destaca que Centrão estaria pressionando Bolsonaro por mudança no Ministério da Saúde

Home/Informativo/Colunista destaca que Centrão estaria pressionando Bolsonaro por mudança no Ministério da Saúde

Nesta sexta-feira (12), a colunista Sonia Racy do jornal O Estado de S.Paulo destacou que circula a informação em Brasília de que o Centrão faz pressão para que o presidente Jair Bolsonaro troque o ministro Eduardo Pazuello, na pasta da Saúde. Conforme a publicação, o deputado federal Dr. Luizinho, do PP, seria o mais cotado no momento. Ele é carioca, já foi secretário de saúde do Estado e assumiu esta semana a presidência da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, que trata de projetos relacionados à saúde. “Luizinho é aliado de Arthur Lira, o presidente da Câmara dos Deputados. E preside ainda a Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19. Além de político, ele é médico”, ressalta a nota publicada por Sonia Racy no Estadão. Os rumores sobre nomes cotados para o Ministério da Saúde incluem ainda os deputados Ricardo Barros, que foi ministro da Saúde no governo de Michel Temer e atualmente é líder do governo na Câmara, e Hiran Gonçalves, ambos do PP.

Anvisa aprova uso do antiviral Remdesivir por pacientes com Covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso do Remdesivir contra a covid-19, sendo o primeiro medicamento antiviral a ter recomendação em bula para pacientes com o novo coronavírus. Também nesta sexta-feira (12), a Anvisa concedeu o registro definitivo para a vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca. Segundo a CNN dessa forma, a vacina está liberada para ser utilizada na população em geral. Raphael Sanchez, especialista da gerência de qualidade de medicamentos da Anvisa, afirmou que que, ao contrário das vacinas, o Remdesivir não fez uso da submissão contínua no processo de autorização de uso. “A submissão se deu em 6 de agosto de 2020, quando tivemos contato com o dossiê completo. Depois da submissão, também tivemos algumas conversas para entender melhor pois é um medicamento desenvolvido com bastante celeridade e muitos aspectos ainda não estão fechados”, explicou. “Na análise da qualidade, nosso principal papel é garantir (…) em que termos o medicamento tem que estar para garantir (…) que ele tenha qualidade e segurança”, explicou. A gente espera que ele seja fornecido com qualidade, eficácia e segurança que são necessários e ajude as pessoas acometidas pela Covid-19.” Ele explicou ainda que o medicamento será vendido em forma de “pó para solução injetável” que deve ser reconstituído no momento da aplicação, terá prazo de validade de 36 meses, e será vendido com o nome comercial de Veklury. Já Julia Calatrone, da Gerência Geral de Fiscalização e Inspeção da agência, explicou que acadeira de suprimento aprovada para o Brasil envolve 6 unidades de fabricação do Remdesivir, cinco nos Estados Unidos e uma na Irlanda. “Todas já inspecionados anteriormente pela agência nos últimos anos por fazerem parte da cadeira de suprimentos de outros medicamentos já registrados no Brasil”, explicou. Veja as indicações de uso do medicamento, clique aqui.

Em 22% das cidades do país, Covid-19 já matou mais em 2021 do que em todo o ano passado

A força da epidemia da Covid-19 em 2021 é tamanha que, em 22% dos municípios do Brasil, o número de mortos registrados pela doença já é igual ou maior que o total de 2020, ano em que a epidemia transcorreu por quatro vezes mais tempo. Em 8 das 27 unidades da Federação, o número absoluto de óbitos neste ano já ultrapassou a metade do ano passado, informou o jornal O Globo nesta sexta-feira (12). Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia e Santa Catarina já registraram este ano pelo menos 50% do total das mortes contabilizadas em todo 2020. O agravamento da epidemia entre um ano e outro se reflete principalmente nas regiões Sul e Norte. No entanto, por todo o país, há cidades que pouco sofreram, mas que, agora, lutam contra um inimigo muito maior. A Covid-19, além disso, está causando óbitos em locais que haviam sido poupados no ano passado. Um total de 276 municípios (5%) que não tiveram nenhuma morte por Covid-19 em 2020 passaram a registrar óbitos em 2021 (todos pequenos). Restam 268 cidades (5%) que ainda não têm mortes de Covid-19 registradas (todos muito pequenas, só 14 delas com mais de 10 mil habitantes). Mas a disparidade de força da epidemia em 2021 em relação a 2020 não é exclusividade de vilarejos. Em pelo menos 16 cidades com mais de 100 mil habitantes, a epidemia de Covid-19 no ano de 2021 já é mais mortal que em 2020. Estão na lista Santa Cruz do Sul (RS), Chapecó (SC), Santarém (PA), Ji-Paraná (RO), Catalão (GO) e Passos (MG). Quatro cidades paulistas entraram para este ranking: Jaú, Araraquara, Marília e Pindamonhangaba. Manaus é, por enquanto, a única capital e cidade com mais de 1 milhão de habitantes nessa condição. A observação da mortalidade por município tem limitações no Brasil, porque muitas cidades com menos de 10 mil habitantes apresentam dados sujeitos a ruído. Há vários, por exemplo, em que só foi registrada uma morte em um ano ou no outro. Mesmo assim o número assusta, dado que a comparação é feita entre um período de pouco mais de dois meses em 2021 com outro com o quádruplo da duração (9 meses no ano passado).

Tratamento de incontinência urinária cai 60% em 2020

Números divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que os tratamentos cirúrgicos para a incontinência urinária caíram 60% em 2020, em relação ao ano anterior. A constatação é de que a pandemia de covid-19 agravou o tratamento de várias doenças, entre elas a incontinência urinária, que costuma afetar 45% das mulheres e 15% dos homens acima de 40 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). O Dia Mundial de Conscientização sobre a Incontinência Urinária é comemorado no dia 14 de março, o próximo domingo, destacou a Agência Brasil nesta sexta-feira (13).O secretário-geral da SBU, Alfredo Canalini, explicou que a incontinência urinária, ou perda involuntária de urina, é um sintoma que tem impacto negativo enorme na qualidade de vida. Considerando que as cirurgias de incontinência urinária caíram 60% no ano passado, percebe-se que “mesmo com toda essa deterioração que provoca, os pacientes ficaram com medo de procurar tratamento e internação, em função da pandemia. Isso foi, realmente, um impacto muito negativo no tratamento dessa doença”, disse Canalini. O urologista afirmou que a qualidade de vida desses pacientes piorou ainda mais, devido à covid-19, com algumas sequelas, principalmente para as mulheres, que usam absorventes especiais e ficam com a pele macerada em função do contato com a urina, especialmente as mais idosas. Segundo o secretário-geral da SBU, a incontinência urinária pode ser provocada por doenças diferentes. Por isso recomendou a necessidade de se procurar saber o que está acontecendo para a pessoa perder urina e o que tem de ser feito para resolver o problema. Lembrou que além da cirurgia, existe tratamento medicamentoso que o médico pode lançar mão em algumas situações para melhorar o quadro. “Mas nem isso houve em 2020. Houve uma imobilização das pessoas por causa do medo de se contaminarem pelo novo coronavírus”. Veja mais sobre a campanha, clique aqui.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Projeto cria semana dedicada à saúde mental em escolas de educação básica

Agência Senado – Adiada votação sobre atendimento preferencial para doadores de sangue e medula

Agência Senado – Veto de Bolsonaro não impede compra de vacinas por estados e municípios, diz Pacheco

Agência Senado – Comissão da Covid-19: governadores defendem investimento público e privado

Agência Senado – Governadores cobram mais UTIs e compra unificada de medicamentos pela União

Agência Senado – Nova lei prorroga suspensão de metas para prestadores de serviços de saúde

Agência Senado – Governadores querem pacto nacional para vacinar 7 em cada 10 brasileiros até julho

Agência Senado – Lei abre caminho para compra de vacinas que requerem responsabilização civil

Agência Senado – Comissão da Covid-19 divide tarefas entre senadores

Agência Senado – Busca por vacinas começa a ter resultado com ajuda do Congresso, diz Pacheco

Agência Senado – MP que flexibiliza regras para compra de vacina contra covid-19 agora é lei

Agência Câmara – Relator diz que PEC Emergencial é novo marco fiscal e contém soluções para crise da saúde

Agência Câmara – Sancionada lei que facilita compra de vacinas contra Covid-19

Anvisa – Anvisa regulamenta importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária por pessoas físicas

Anvisa – Dicol: 4ª Reunião Ordinária Pública de 2021 será retomada dia 17/3

Anvisa – Seleção para comitês da Farmacopeia: perguntas e respostas

Anvisa – Máscaras em aeronaves e aeroportos

ANS – Manutenção programada na infraestrutura de TI

Agência Saúde – Brasil registra 9.958.566 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Em documento ao Congresso, ministro Pazuello reafirma que acesso a vacinas contra a Covid-19 é prioridade

Governo Federal – Banco Nacional de Perfis Genéticos ultrapassa 100 mil perfis cadastrados

Jota – Câmara finaliza votação da PEC Emergencial

Jota – Empresas poderão importar vacinas diretamente de laboratórios, mas deverão doar ao SUS

Agência Brasil – Moradores de outras cidades esgotam vacinas destinadas ao Rio

Agência Brasil – Tratamento de incontinência urinária cai 60% em 2020

Agência Brasil – Covid-19: prefeitura do Rio suspende vacinação para idosos de 75 anos

Agência Brasil – Fiocruz: país nunca teve redução significativa na transmissão de covid

Agência Brasil – Covid-19: Brasil registra mais 2.233 mortes e 75.412 infectados

Agência Brasil – Anvisa aperta regras para uso de máscaras em aeroportos e aviões

Agência Brasil – Fase Emergencial aumenta restrições em 14 atividades em São Paulo

Agência Brasil – São Paulo anuncia mais restrições para conter avanço da covid-19

Agência Brasil – Rio: aumento nos casos de urgência de covid-19 provoca alerta vermelho

Agência Brasil – Ao Congresso, Pazuello nega atraso em cronograma de vacinação

Agência Brasil – Covid-19: há um ano, OMS declarava pandemia

Folha de S.Paulo – Internações de crianças e adolescentes aumentaram em 47% dos hospitais privados de SP por Covid-19

Folha de S.Paulo – OMS vai antecipar 3 milhões de doses de vacinas da Coreia do Sul para o Brasil

Folha de S.Paulo – Tecnologia é ferramenta do Conexões do Cuidar para humanizar atendimento em hospitais na pandemia

Folha de S.Paulo – EUA estudam enviar doses da vacina AstraZeneca ao Brasil, diz jornal

Folha de S.Paulo – PSOL aciona Procuradoria do DF contra omissão de Pazuello na crise de oxigênio em Manaus

Folha de S.Paulo – Após surto de Covid, Record suspende gravações do Canta Comigo

Folha de S.Paulo – Nova Zelândia suspende restrições contra coronavírus na maior cidade do país

Folha de S.Paulo – EUA prometem disponibilizar vacinação a todos os adultos a partir de 1º de maio

Folha de S.Paulo – Secretário da Saúde de Minas é afastado após acusação de ter furado fila da vacina contra a Covid

Folha de S.Paulo – Com UTIs totalmente ocupadas, Einstein estuda reativar hospital de campanha em SP

Folha de S.Paulo – Agência reguladora de Portugal diz que não há evidência para uso de ivermectina contra Covid-19

Folha de S.Paulo – Escolas particulares vão priorizar filhos de profissionais da saúde

Folha de S.Paulo – Sistema de vacinação nos EUA faz pessoas com problemas de saúde lutarem por lugar na fila

O Estado de S.Paulo – Ponderações sobre uso da máscara na pandemia e a economia

O Estado de S.Paulo – Leitora reclama de atendimento de hospital

O Estado de S.Paulo – Pazuello cai em descrédito por recuos na vacinação

O Estado de S.Paulo – Não há indícios de que vacina de Oxford esteja relacionada a coágulos, diz agência europeia

O Estado de S.Paulo – Nova restrição em SP é correta, mas governo deveria ter adotado há 2 ou 3 semanas; leia análise

O Estado de S.Paulo – Hospitais recorrem à inteligência artificial para melhorar habilidade social de médicos

O Estado de S.Paulo – Estamos tomados por uma doença coletiva que nos cega e confunde

O Estado de S.Paulo – Pandemia incentiva a humanização e a saúde nas empresas

O Estado de S.Paulo – Governo Biden estuda enviar vacina da AstraZeneca para outros países, inclusive o Brasil, diz NYT

O Estado de S.Paulo – Por falta de doses, Rio suspende parte da vacinação contra a covid-19

O Estado de S.Paulo – Argentina reduz voos para Brasil, EUA e Europa em razão de variantes do coronavírus

O Estado de S.Paulo – Com cortes no plano de combustíveis de Modi, milhares de indianas enfrentam riscos à saúde

O Estado de S.Paulo – Anvisa proíbe máscaras de acrílico, bandanas e face shields nos aeroportos e aviões

O Estado de S.Paulo – Anvisa aprova resolução que facilita importação de vacinas já autorizadas em outros países

O Estado de S.Paulo – Amazonas estuda receber pacientes de outros Estados, diz governador

O Globo – Em 22% das cidades do país, Covid-19 já matou mais em 2021 do que em todo o ano passado

O Globo – Pacientes saem de unidades lotadas do Rio com receitas de remédios sem eficácia contra a Covid-19

O Globo – Bela Megale: Em meio a recorde de mortes, documento da FAB diz que pandemia está em ‘situação de queda’

O Globo – Governo Biden discute enviar doses da AstraZeneca para o Brasil, diz NYT

G1 – Vacinação contra a Covid-19: quando o Brasil começará a ver os efeitos positivos?

G1 – Consórcio Nordeste apresentará proposta para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik, diz governador da Paraíba

G1 – Vacina da Novavax tem 96% de eficácia contra o coronavírus; para variante britânica, índice é de 86%

G1 – Portugal mantém restrições de viagens para o Brasil; Itamaraty confirma 3º voo de retorno

G1 – Betim, na Grande BH, anuncia compra de 1,2 milhão de doses da vacina Sputnik

G1 – Fiocruz diz que Brasil vive pior momento da pandemia com 10% das mortes registradas no mundo

G1 – Entenda a suspensão temporária da vacina de Oxford em 4 países europeus

G1 – Máscaras ineficazes contra o coronavírus não serão permitidas em aeroportos, decide Anvisa

G1 – Vacina da Johnson: Hospital PUC Campinas começa a imunizar voluntários da pesquisa

G1 – Um ano de pandemia: Fux fala em ‘misto de incredulidade e desesperança’ e diz que ‘não temos tempo a perder’

G1 – União deve centralizar compra de insumos contra Covid para evitar alta de preço, dizem governadores

Correio Braziliense – Pazuello diz que o país receberá 200 milhões de doses

Correio Braziliense – Sobreviventes da covid obtêm alta proteção com apenas uma dose da vacina, diz estudo

Correio Braziliense – Covid-19: com 5% da população da Ásia, Brasil tem mais do que o dobro de mortes diárias por covid-19

Correio Braziliense – Covid-19: 8 lições aprendidas em um ano de pandemia

Valor Econômico – Órgãos governamentais colhem benefícios de escalabilidade via cloud

Valor Econômico – Análise: Principal ganho com PEC Emergencial é uso do superávit financeiro para pagar dívida

Valor Econômico – Hospitais privados já operam perto do limite em SP

Valor Econômico – Óbitos correspondem a 10,3% do total global

Valor Econômico – Senadores acionam STF para instalar CPI da Pandemia

Valor Econômico – Laboratórios estão sob pressão para licenciamento de vacinas

Valor Econômico – Pessoas de 74 anos começam a ser vacinadas amanhã no DF

Valor Econômico – Comissão apoia os Estados-Membros na luta contra os focos mais críticos de infeção pelo coronavírus com a entrega, este mês, de quatro milhões de doses adicionais da vacina BioNTech-Pfizer

Valor Econômico – Bolsonaro sanciona projeto sobre compra de vacinas por estados

Valor Econômico – MP que facilita compra de vacinas é sancionada

Valor Econômico – Com agravamento da pandemia, governadores reiteram intenção de pacto

Valor Econômico – Biden pede aos Estados que tornem todos os adultos elegíveis à vacina até 1º de maio

Valor Econômico – Secretaria de Saúde de MG negocia compra de vacinas com a Covax

Valor Econômico – Após Pazuello reduzir previsão de vacinas, Jereissati insiste em CPI

Valor Econômico – Clínicas de vacinas devem entrar na Justiça para vender imunizantes da covid-19

Valor Econômico – Cresce pressão para laboratórios permitirem licenciamento de produção de vacinas

Valor Econômico – Passaporte anti-covid poderá isolar mais o Brasil

Valor Econômico – Clínicas privadas querem mudança na lei de vacina para não doar doses ao SUS

Alesp – Pacientes em tratamento de câncer terão direito a atendimento preferencial no Estado

Alesp – Major Mecca reprova medidas do governador como cortes de recursos para a saúde e aumentos de ICMS

Alesp – Janaina Paschoal aborda a readaptação de prédios de AMEs em hospitais de campanha para Covid-19

CNN – Anvisa aprova uso do antiviral Remdesivir para tratamento da Covid-19

CNN – Farmacêuticas dizem ter criado remédio com 85% de eficácia contra a Covid-19

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »