O Valor Econômico destacou que o arroz vai ficar mais caro a partir de fevereiro. A culpa é do El Niño, fenômeno meteorológico que gera aumento de chuvas no Sul do país e que, mesmo não sendo “típico” em 2019, deverá motivar uma quebra de 15% a 20% na safra no Rio Grande do Sul, responsável por 70% da produção nacional. Além do excesso de chuvas nas últimas semanas, que prejudicou a floração dos arrozais no oeste do Rio Grande do Sul e encharcou boa parte das lavouras em outras regiões, o céu encoberto não permite o crescimento das plantas. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, 50,3 mil hectares estão alagados. Nesse cenário, a produção do Rio Grande do Sul deverá cair para 7,3 milhões de toneladas, ante uma perspectiva inicial de 8,2 milhões. O resultado final deverá ser conhecido apenas entre o fim de fevereiro e início de março, quando acaba a colheita nas principais cidades produtoras.
Demarcação de terra indígena dependerá de aval de conselho ministerial
A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, encarregou a secretária de Igualdade Racial, Sandra Terena, de apresentar pela primeira vez em público, na quarta-feira (23), um organograma do novo governo que confirma duas informações que circulavam desde o fim do ano passado: a tarefa de demarcação de terras indígenas passará ao Incra, vinculado ao Ministério da Agricultura, mas o processo só terá início após a aprovação prévia de um “conselho interministerial” que não tem a participação de nenhum indígena ou organização não governamental. De acordo com o Valor Econômico, em encontro realizado na Procuradoria Geral da República (PGR), Sandra Terena explicou a uma plateia de indígenas, procuradores da República, diplomatas e organizações não governamentais, que o conselho será formado por Damares e os ministros da Agricultura (Tereza Cristina), Meio Ambiente (Ricardo Salles), GSI (Augusto Heleno), Justiça (Sérgio Moro), Defesa (Fernando Azevedo) e Casa Civil (Onyx Lorenzoni).
Tereza Cristina anuncia que criará Câmara Setorial de Carnes
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou a representantes do setor de proteína animal que criará a Câmara Setorial de Carnes. De acordo com o Estadão, a informação foi divulgada na quarta-feira, 23, pelo Twitter do ministério, logo após a realização de uma reunião previamente agendada entre Tereza Cristina e o presidente da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), Péricles Salazar. Ainda de acordo com o tuíte, Tereza Cristina falou sobre a adoção de medidas de autocontrole entre os frigoríficos. “O processo inicial é de vocês; vocês é que têm que cuidar, é que são responsáveis. Se a gente chegar numa auditoria e comprovar que tem coisa errada as punições serão mais fortes, caneta pesada”, afirma a publicação no Twitter da pasta. O objetivo da ministra é criar uma única câmara, mais fortalecida e que contemple diversos tipos de proteína animal.
Ministério e CFMV se reúnem para o fortalecimento das ações em saúde
O portal do Ministério da Saúde informou que a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) realizou, na terça-feira (22), mais um dos encontros previstos com os conselhos profissionais de saúde. A reunião com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) registrou a disposição da entidade em dialogar com o ministério e contribuir na promoção do bem-estar da sociedade. A reunião que contou com a presença da secretária da SGTES, Mayra Pinheiro, do presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida e do secretário-geral do CFMV, Helio Blume, colocou em pauta as contribuições do conselho para a construção coletiva das políticas de saúde, destacando as demandas específicas da categoria. Mayra Pinheiro destacou que a pauta multiprofissional será colocada em evidência com o objetivo de proporcionar a melhoria dos serviços dos profissionais de saúde.
NA IMPRENSA
Senado Federal – Produção e venda do queijo artesanal em análise na Comissão de Agricultura
Câmara dos Deputados – Projeto prioriza tramitação de processos de demarcação de terras indígenas
Mapa – Inspeção mais moderna exige responsabilidade por atos e decisões
Mapa – Mapa publica norma para peixe salgado
Mma – Mamíferos aquáticos amazônicos protegidos
Anac – Mais de 103 milhões de passageiros foram transportados em 2018 por empresas brasileiras
Ibama – Municípios têm prazo de 180 dias para adesão ao Sinaflor
Valor Econômico – Petrobras reduz preço da gasolina e mantém o do diesel
Valor Econômico – Ministro defende reduzir demarcação indígena
Valor Econômico – Clima prejudica produção gaúcha de arroz
Valor Econômico – Commodities Agrícolas
Valor Econômico – Demarcação de terra indígena dependerá de aval de conselho ministerial
Valor Econômico – Petrobras eleva preço do diesel em 1,11% nas refinarias
Valor Econômico – Petróleo fecha em queda com piora da percepção de risco
Valor Econômico – Ministério da Agricultura desconhece razões técnicas de veto saudita
Valor Econômico – Exportações de soja do Paraguai tiveram leve queda em 2018
Valor Econômico – Cinco abatedouros de aves de SC podem exportar à Arábia Saudita
Valor Econômico – Cooxupé projeta receber menos café
Folha de S. Paulo – Desafio dos dez anos vira ferramenta de protesto contra danos ambientais
Estadão – Tereza Cristina anuncia que criará Câmara Setorial de Carnes
Mais Soja – CESB lança livro sobre os 10 anos da produtividade de soja no Brasil
Mais Soja – SINDAG: Relatório 2018 – Atividades mobilizaram mais de 22 mil pessoas durante o ano
Mais Soja – Trigo: perspectiva de sustentação de preços para 2019
Mais Soja – Porto de Santos bate recorde de movimentação em 2018
Mais Soja – Argentina surge como o terceiro maior importador mundial de soja
Mais Soja – Mais uma semana com chuvas irregulares em Goiás
Mais Soja – Soja Intacta RR2 Submetida a Doses de Glifosato
Mais Soja – Mofo branco e sua relação com a rotação de culturas
__________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.