CHINA ABRE CAMINHO PARA INVESTIMENTO PRIVADO EM AGRICULTURA DE LARGA ESCALA

//CHINA ABRE CAMINHO PARA INVESTIMENTO PRIVADO EM AGRICULTURA DE LARGA ESCALA

O Valor Econômico desta sexta-feira (4) apresenta reportagem sobre as mudanças dos direitos sobre a terra que prenunciam uma nova era para a agricultura da China, país mais populoso do mundo. “A transição para a agricultura corporativa visa a solucionar dois dos problemas prementes da área rural chinesa – o aumento acelerado do número de agricultores idosos e a precária produtividade das centenas de milhões de pequenos lotes de terra do país – ao mesmo tempo em que contorna, por meio de ajustes, a oposição do Partido Comunista no poder à propriedade privada individual de terras. O ministro da Agricultura, Han Changbin, anunciou uma divisão dos direitos sobre a terra em três categorias distintas: direitos de propriedade coletiva, direitos de concessão e direitos de gestão da terra. Essa abordagem moderna da prática agrícola coletiva permite que a terra seja legalmente consolidada sob administração corporativa, mantendo, ao mesmo tempo, um fluxo de renda para os moradores das aldeias”, ressalta o texto.

Audiência pública sobre pulverização agrícola será na terça-feira

Vários sites e portais de notícias destacam a realização de audiência pública, na próxima terça-feira (8), em Campo Grande, para debater a legislação sobre a pulverização agrícola. O evento será realizado a partir das 14h, no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que promove o evento em parceria com os ministérios públicos estadual (MPE), federal (MPF) e do Trabalho (MPT), e com a Comissão de Combate aos Impactos de Agrotóxicos no estado. Em matéria no site Idest, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT), que propôs a realização da audiência, afirma que o país é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo. “Temos o caso comprovado de intoxicação de centenas de pessoas em uma cidade de Mato Grosso, em 2006, durante uma pulverização aérea. Até hoje moradores daquele município sofrem com os problemas daquela intoxicação”, acrescentou o deputado.

Plantio de soja é antecipado em Mato Grosso

O Valor Econômico desta sexta-feira (4) ressalta que parte dos produtores de soja do país, principalmente os de Mato Grosso, fez uma aposta em antecipar e acelerar ao máximo o plantio nesta safra 2016/17. “Apesar das chuvas irregulares em muitas regiões, a estratégia está caminhando bem e as estimativas apontam para a maior colheita da história do país e um volume próximo ao recorde no Estado, que lidera a colheita nacional e onde mais da metade da semeadura já foi concluída”. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o plantio já alcança 67,7% da área estimada no Estado. No período da safra passada, eram 38%. “No ano passado, o produtor sofreu muito com o plantio tardio e tivemos quebras. Este ano, o produtor plantou mais cedo para conseguir plantar o milho safrinha na janela considerada ‘ótima'”, disse Lucas Brenetti, analista do Banco Pine, ao Valor. Sobre outras regiões, a matéria ressalta que no Sul o receio é de estiagem prolongada entre novembro e janeiro em praticamente todo o Rio Grande do Sul, metade de Santa Catarina e parte do sudoeste do Paraná.

NA IMPRENSA

Idest – Audiência discute a pulverização aérea de lavouras em MS – http://ow.ly/Cm2d305Rw1s

Jusbrasil – Bianchini quer ensinamentos sobre o uso de agrotóxicos em escolas gaúchas – http://ow.ly/g1UE305RvFG

Jornal Agora – PRF flagra contrabando de agrotóxicos – http://ow.ly/tzho305RvJv

Brasilagro – Biotecnologia contribui para avanço da produção agropecuária – http://ow.ly/7fGI305RvXY

O Paraná – Parceria orienta sobre o uso correto de defensivos – http://ow.ly/wd2u305Rw7t

Zero Hora – Campo Aberto – Empregos no agro com saldo positivo – http://ow.ly/owsM305QWzq

O Estado de S.Paulo – Air France cria aérea de baixo custo para voos internacionais – http://ow.ly/tuTW305Rbys

Valor Econômico – Clima permite forte avanço do plantio de soja – http://ow.ly/9uPv305RjeL

Valor Econômico – China abre espaço para agricultura corporativa – http://ow.ly/H803305Rjyc

Valor Econômico – Korin inaugura embarques brasileiros de frango orgânico – http://ow.ly/NEGI305RjEK

Valor Econômico – BRF busca obter recursos para Sadia Halal – http://ow.ly/9OZu305Rk8c

Valor Econômico – Olam abre centro de inovação para cacau – http://ow.ly/DidO305Rkcy

Valor Econômico – Africanos se preparam para uma luta na CoP-22 – http://ow.ly/MTrC305RkmI

Valor Econômico – Cold Hubs salva alimentos do lixo – http://ow.ly/3pus305Rksr

Valor Econômico – Óleo de cozinha vira biodiesel – http://ow.ly/RFug305RkwO

Valor Econômico – Commodities Agrícolas – http://ow.ly/3RFl305RjkJ

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.