Butantan pausa produção de vacina por falta de insumo, mas não muda entrega de doses

//Butantan pausa produção de vacina por falta de insumo, mas não muda entrega de doses

 

O Instituto Butantan está com o envase da Coronavac paralisado enquanto espera por mais IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo), a matéria-prima da vacina contra covid-19. O envase já havia sido paralisado em outros momentos à espera do IFA. De acordo com o Valor Econômico a entrega da matéria-prima era esperada para a semana atual, mas houve um atraso e o Butantan conta com a chegada para a próxima semana. O tema foi citado por Dimas Covas, presidente do Butantan, e por João Doria (PSDB), governador de São Paulo, na coletiva de imprensa de quarta-feira (7). São aguardados 6.000 litros de IFA que darão origem a 10 milhões de vacinas. Apesar do adiamento no recebimento da matéria-prima, o instituto afirma que o cronograma de entrega de doses não será afetado. Em nota, o Butantan afirma que todas as doses de vacina feitas com o IFA recebido já foram envasados e que 2,5 milhões de vacinas ainda estão “em processo de inspeção de controle de qualidade – parte integrante do processo produtivo– para serem entregues na semana que vem ao Programa Nacional de Imunizações”. Levando isso em conta, o instituto afirma que “não interrompeu a produção da vacina contra o novo coronavírus”. Com a nova remessa de IFA, o Butantan afirma que concluirá a entrega, até 30 de abril, das 46 milhões de doses contempladas pelo primeiro contrato assinado com o Ministério da Saúde. Dimas, em coletiva de imprensa na quarta, afirmou que o instituto tem intenção de adiantar o cronograma de entregas e para isso conta com remessas maiores de IFA vindas da China. “E aí, quem sabe, adiantar a entrega dos 100 milhões [de vacinas], que estava previsto para setembro, adiantamos para agosto e, se ocorrer a chegada de maior volume de matéria-prima, adiantar para o final de julho”, disse. “Esperamos que isso possa acontecer”.

Lei de Patentes: Toffoli suspende dispositivo que trata de extensão automática

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu, nesta quarta-feira (7/4), a eficácia do trecho da Lei de Patentes que prevê a extensão de prazo de 10 anos, a partir da concessão, para patentes de medicamentos e equipamentos e materiais de saúde, informou o Jota. A partir da decisão, fica suspenso o dispositivo que permite que uma patente seja prorrogada automaticamente caso o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) demore mais de 10 anos para analisar o pedido de registro da patente. O relator adiantou, na decisão, o voto de mérito do caso, onde reconhece o estado de coisas inconstitucional no que tange à vigência das patentes no Brasil. Para o relator, a extensão do prazo de vigência das patentes adia a extinção do privilégio, e, portanto, afeta diretamente as políticas públicas de saúde do país e tem influência sobre o acesso dos cidadãos a medicamentos, ações e serviços de saúde. Assim, acarreta prejuízos não apenas ao mercado, mas também àqueles que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do parágrafo único do art. 40 da Lei 9.279/1996, somente no que se refere às patentes relacionadas a produtos e processos farmacêuticos e a equipamentos e/ou materiais de uso em saúde. A decisão não alcança nenhuma patente já vigente com base neste dispositivo, apenas patentes futuras. A decisão na ADI 5529, ad referendum do Plenário, atende a pedido do PGR, Augusto Aras, de 24 de fevereiro, alegando a emergência da situação da pandemia. Com o pedido, o relator solicitou à Presidência do STF que antecipasse a data do julgamento, anteriormente marcado para o dia 26 de maio. O caso seria, então, analisado nesta quarta, como primeiro item da pauta. Como não houve tempo e a ação foi adiada para a próxima semana, Toffoli proferiu a decisão.

Ministro da Saúde participa de jantar de Bolsonaro com empresários

Horas antes do início do jantar de Bolsonaro com um grupo de grandes empresários nesta quarta (7), surgiu entre os convidados uma incerteza sobre a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, no evento. Embora Bolsonaro tivesse feito um aceno positivo, prometendo chegar acompanhado de figuras ilustres como os ministros da Economia, da Infraestrutura e o presidente do Banco Central, o empresariado quer falar agora é com quem comanda a crise sanitária. E Queiroga foi ao evento. Segundo a coluna Painel S.A. da Folha de S.Paulo vacinação foi a palavra mais usada por alguns dos convidados quando questionados sobre qual seria o grande assunto do jantar. Parte deles citou o Orçamento, mas a maior preocupação é corrigir o atraso da imunização, que eles consideram o motivo do atoleiro econômico. Apesar da campanha levantada por empresários como Luciano Hang e Carlos Wizard para antecipar a imunização de funcionários, uma ideia que também é defendida pelo anfitrião do jantar, Washington Cinel, vários dos outros empresários do grupo descartam a hipótese. Dizem que é vã ilusão, porque não há vacina no mercado. A ala mais simpática a Bolsonaro saiu satisfeita do jantar. O ponto alto, dizem, foi a fala do presidente do Banco Central, que lhes deu sensação de responsabilidade fiscal. Já Bolsonaro, segundo eles, manteve os ataques ao lockdown, mas a favor de algum distanciamento.

Senado aprova atendimento no SUS para transtornos mentais agravados pela pandemia

O Senado aprovou nesta quarta-feira (7) um projeto que determina a oferta de atendimento psicológico, na rede pública, para pacientes que tenham desenvolvido transtornos mentais ou agravado quadros pré-existentes durante a pandemia de Covid. Pelo texto, que segue para a Câmara, deve-se priorizar consultas virtuais. O projeto foi aprovado por unanimidade dos 73 senadores que participaram da votação, destacou o G1. Entre as doenças mentais, podem estar depressão, ansiedade e uso de substâncias psicoativas, entre outras. Segundo o projeto, deverá ser criado um programa específico que dê conta das demandas dos pacientes, intensificadas pela crise sanitária e por medidas como o isolamento social. “Cremos que o escopo do projeto deva ser todos os agravos ou transtornos mentais decorrentes da pandemia, e não somente os relacionados ao isolamento social”, pondera o relator, Humberto Costa (PT-PE). Em 2020, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) alertou para os cuidados de saúde mental durante a pandemia. O texto prevê que caberá à Comissão Intergestores Tripartite (CIT) do SUS organizar os grupos de pessoas que terão prioridade no atendimento. A comissão é responsável pelo planejamento das políticas públicas de saúde e reúne representantes das esferas federal, estadual e municipal dos governos. Os profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do combate à Covid, serão obrigatoriamente assistidos pelo programa, estabelece a proposta. Conforme o texto, a União vai transferir recursos aos estados e municípios que implementarem a política, cuja duração será de dois anos após o término da pandemia. De acordo com o projeto, de autoria do senador Acir Gurgacz (PDT-RO), o SUS poderá firmar parcerias com a iniciativa privada e órgãos da administração pública para viabilizar o programa.

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Câmara – Comissão debate novos tratamentos para Covid-19

Agência Câmara – Comissão do Idoso recebe ministra Damares Alves; acompanhe

Agência Câmara – Câmara debate quebra de patentes de vacinas em comissão geral; acompanhe

Agência Câmara – Câmara aprova compra de vacinas pelo setor privado com doação na mesma quantidade ao SUS

Agência Senado – Projeto de lei amplia lista de doenças rastreadas pelo teste do pezinho

Agência Senado – Texto da Câmara sobre compra de vacinas por empresas será discutido pelos líderes, diz Pacheco

Agência Senado – Vai à Câmara criação de programa de saúde mental no SUS em razão da pandemia

Agência Senado – No Dia Mundial da Saúde senadores homenageiam SUS e profissionais da área

Anvisa – Anvisa orienta sobre atualização taxonômica de Lactobacillus

Anvisa – “Kit intubação”: consulta de medicamentos notificados

Anvisa – Notificação de eventos adversos e produtos de terapia avançada

Anvisa – Anvisa esclarece: prevenção de acidentes na pandemia

Anvisa – Anvisa solicita informações aos estados sobre importação de vacina

Anvisa – Anvisa solicita alteração de bula da vacina de Oxford

ANS – Dia Mundial da Saúde

ANS – 105ª Reunião da Câmara de Saúde Suplementar

Agência Saúde – Médicos e residentes podem se inscrever gratuitamente em congresso de psiquiatria

Agência Saúde – Dia Mundial da Saúde: a importância dos cuidados na pandemia e da vacinação

Agência Saúde – Brasil registra 11.664.158 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Saúde autoriza mais de 1,5 mil leitos de UTI Covid-19 para 14 estados

Agência Saúde – Boletim de Ações Estratégicas Contra a Covid-19 – 07 de abril de 2021

Agência Saúde – Ministério da Saúde avança na compra do medicamento adalimumabe

Agência Saúde – Saúde prepara distribuição de mais de 5 mil concentradores de oxigênio

Jota – Lei de Patentes: Toffoli suspende dispositivo que trata de extensão automática

Jota – Pacheco atende governo e adia votação de projeto

Jota – Câmara aprova novas regras para compra de vacinas por empresas

Jota – Vacina da Farmacore em parceria com a USP pode ter dificuldade em testes com idosos

Agência Brasil – Estudo mostra eficiência de até 73,8% da CoronaVac em equipe do HC-SP

Agência Brasil – Internações e mortes de idosos caem no Rio com vacinação

Agência Brasil – Pandemia aumentou estresse em profissionais de saúde, afirma pesquisa

Agência Brasil – Pesquisa aponta eficácia da vacinação em profissionais de saúde no CE

Agência Brasil – Alterações no corpo mostram necessidade de mais cuidado com a saúde

Agência Brasil – CoronaVac é efetiva contra variante brasileira da covid-19

Agência Brasil – Opas defende mundo justo, equitativo e saudável

Agência Brasil – Após 21 dias, SP volta a ter ocupação de leitos de UTI abaixo de 90%

Agência Brasil – Idosos a partir de 67 anos serão vacinados em 14 de abril em SP

Agência Brasil – Saúde distribui concentradores de oxigênio doados por empresas ao SUS

Folha de S.Paulo – Neurocientista José Fernandes Vilas escreve sobre a incidência de burnout após um ano de pandemia

Folha de S.Paulo – Indicado por Bolsonaro ao TCU, ministro atuou para barrar proposta que destinaria a civis leitos em hospitais militares

Folha de S.Paulo – Por que leitos de hospitais militares estão vazios enquanto saúde colapsa; ouça podcast

Folha de S.Paulo – Empresa de CBD pode perder patente sobre óleo de Cannabis

Folha de S.Paulo – Anvisa pede alteração em bula da vacina de Oxford para citar coágulo como ‘muito raro’

Folha de S.Paulo – Rússia e Cuba pretendem oficializar turismo de vacina

Folha de S.Paulo – País tem mais de mil cidades com dificuldades no abastecimento de oxigênio

Folha de S.Paulo – Vacinação reduz internações e óbitos por Covid-19 no Ceará entre profissionais de saúde, diz estudo

Folha de S.Paulo – Leitor critica aliança do governo com centrão

Folha de S.Paulo – Paciente aguarda há mais de um ano por cirurgia

Folha de S.Paulo – Butantan pausa produção de vacina por falta de insumo, mas diz que entrega de doses não muda

Folha de S.Paulo – Toffoli, do STF, derruba lei que permitia prazo indeterminado para patentes na área da saúde

Folha de S.Paulo – Bolsonaro levou ministro da Saúde a jantar com empresários

Folha de S.Paulo – Ministério da Saúde quebra cláusula de confidencialidade e divulga contrato com a Pfizer

Folha de S.Paulo – Sete em cada dez hospitais de ponta dizem que oxigênio e anestésico acabam em uma semana

Folha de S.Paulo – Hospital das Clínicas diz que Coronavac teve efetividade de 73,8% entre seus profissionais de saúde em SP

Folha de S.Paulo – Como produtos químicos tóxicos ameaçam espermatozóides e reprodução

O Estado de S.Paulo – Ações da China fecham em alta com ganhos em saúde

O Estado de S.Paulo – Pandemia: Pela 1a vez na história, Brasil pode registrar mais mortes que nascimentos em um mês

O Estado de S.Paulo – A desobediência civil em tempos pandêmicos

O Estado de S.Paulo – Sobreviver à exclusão na pandemia

O Estado de S.Paulo – Covid-19 deflagra corrida por inovação entre empresas brasileiras

O Estado de S.Paulo – Grupos de família cruzando para os EUA deve ser nova fase de crise migratória

O Estado de S.Paulo – É preciso um freio de arrumação na lei que autoriza a vacinação privada contra a covid

O Estado de S.Paulo – EUA retomam assistência aos palestinos com pacote de US$ 235 milhões

O Estado de S.Paulo – Em jantar com empresários, Bolsonaro promete acelerar vacinação e ouve aplausos

O Estado de S.Paulo – Para além de leitos, máscaras e vacinas para todos

O Estado de S.Paulo – Presidente do TRF-1 derruba liminares que liberavam compra de vacinas pela iniciativa privada sem doação ao SUS

O Estado de S.Paulo – Câmara aprova projeto que permite empresas comprarem vacinas da covid sem aval da Anvisa

O Estado de S.Paulo – Fabricantes de vacinas contra covid aprovadas no Brasil não vão negociar com setor privado

O Estado de S.Paulo – Os desafios do SUS

O Globo – Bolsonaro desinforma sobre o ‘tratamento precoce’ contra Covid

G1 – Anvisa autoriza testes clínicos de mais uma vacina contra Covid-19 no Brasil

G1 – Nova variante do coronavírus em Belo Horizonte? O que se sabe até agora

G1 – Índia bate recorde de casos de Covid pela 3ª vez em 4 dias

G1 – Número de mortes registradas em um dia no Ceará é o menor em 10 dias

G1 – Paciente internada com Covid-19 recebe ‘festa de aniversário’ surpresa em hospital de Jundiaí

G1 – Anvisa solicita informações a 9 estados sobre importação da vacina Sputnik V

G1 – Pior está por vir, mas colapso no inverno pode ser evitado, diz médico de universidade que prevê 100 mil mortes por Covid no Brasil em abril

G1 – Senado aprova atendimento no SUS para transtornos mentais agravados pela pandemia

G1 – Pessoas que tiveram casos leves de Covid podem ter sintomas mais fortes na reinfecção, aponta Fiocruz

G1 – Compra de vacina por empresas: projeto de lei na Câmara enfraquece Anvisa e SUS, dizem especialistas

G1 – Após raros casos de coágulos, agência europeia mantém recomendação para vacina de Oxford

G1 – Transplante inédito de traqueia pode ajudar intubados por Covid-19

G1 – Toffoli suspende regra que permite ampliar prazo de patentes na área da saúde

Correio Braziliense – Cientistas encontram sinais de uma nova força da natureza

Correio Braziliense – Agência europeia mantém aval para a vacina de Oxford

Correio Braziliense – Saúde distribui concentradores de oxigênio doados por empresas ao SUS

Correio Braziliense – Alterações no corpo mostram necessidade de mais cuidado com a saúde

Correio Braziliense – Após recordes de março, especialistas preveem abril ainda pior no DF

Correio Braziliense – Bolsonaro promete acelerar vacinação no Brasil

Valor Econômico – Butantan pausa produção de vacina por falta de insumo, mas não muda entrega de doses

Valor Econômico – Índia volta a registrar recorde de casos de covid-19

Valor Econômico – Austrália restringe uso da vacina da AstraZeneca em menores de 50 anos

Valor Econômico – Alemanha conversará com a Rússia sobre vacina Sputnik V

Valor Econômico – Paciente que teve covid-19 recebe o 1º transplante de pulmão de doador vivo do mundo

Valor Econômico – Assistência médica e psicológica é principal atrativo da cesta de benefícios

Valor Econômico – Tribunal derruba aval para compra de vacina por entidades privadas

Valor Econômico – Senado adia discussão sobre quebra de patentes

Valor Econômico – Queda de confiança em vacina da AstraZeneca ameaça afetar vacinação

Valor Econômico – Coronavac tem eficiência de até 73,8%, aponta estudo do HC

Valor Econômico – Reinfecção pode causar sintomas mais fortes de covid-19, indica estudo

Valor Econômico – Aras defende que governos paguem hospitais privados com base nos valores do SUS

CLDF – Câmara Legislativa vai doar ambulância para a Secretaria de Saúde

CLDF – Deputados “refletem” sobre enfrentamento da pandemia no Dia Mundial da Saúde

CLDF – Secretaria de Saúde garante estoque de insumos e EPIs para tratamento de Covid no DF

CNN – Anvisa autoriza testes clínicos da vacina Medicago/GSK no Brasil Aleam – Roberto Cidade apresenta Projeto para aprimorar tratamento de crianças com câncer

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »