Bolsonaro dá posse a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde

Home/Informativo/Bolsonaro dá posse a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde

O presidente Jair Bolsonaro deu posse nesta terça-feira (23), ao médico cardiologista Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde – o quarto a ocupar o cargo em seu governo. A oficialização da troca ocorreu em cerimônia reservada no gabinete do presidente, no Palácio do Planalto, com a nomeação publicada horas mais tarde em edição extra do Diário Oficial da União. Queiroga foi anunciado como novo chefe da pasta na última segunda-feira (15), no lugar do general Eduardo Pazuello, desgastado após a explosão de casos e mortes por covid-19 no País. O agora ex-ministro responde a um inquérito no Supremo Tribunal Federal por suposta omissão do Ministério da Saúde no colapso registrado no Amazonas no início do ano, quando pacientes da doença morreram asfixiados por falta de oxigênio. Como revelou o jornal O Estado de S.Paulo, a posse de Queiroga ainda estava travada porque antes era preciso que ele se desvinculasse da sociedade de empresas das quais é sócio na Paraíba, seu Estado. Além da ligação de Queiroga com as empresas, o destino de Pazuello também travava a oficialização da mudança no comando da pasta. Uma das possibilidades em discussão no governo é o general assumir a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), que deve sair da Economia e ir para o guarda-chuva da Secretaria-Geral da Presidência. Apesar de assumir o cargo no momento mais agudo da pandemia, com recordes diários de mortes e críticas pelo ritmo lento na vacinação no País, Queiroga afirmou na semana passada que dará continuidade ao trabalho até agora executado na pasta. “A política é do governo Bolsonaro, não do ministro da Saúde. O ministro executa a política do governo”, disse Queiroga, um dia após ter sido anunciado como novo ministro. Apesar de já ter manifestado rejeição a bandeiras do governo Bolsonaro, Queiroga não deve realizar mudanças bruscas na pasta. A demora na oficialização de Queiroga no cargo, porém, já incomodava governadores e prefeitos. Como mostrou o Estadão nesta segunda-feira (22), secretários de saúde apontam preocupação com o fato de a transição ocorrer num momento crítico da doença, em que hospitais estão superlotados e cidades registram falta de sedativos usados para intubar pacientes de covid-19. O ministério fez requisições de estoques e promete realizar compras internacionais de medicamentos.

13 Estados estão com fornecimento de oxigênio preocupante ou em ‘estado de atenção’, diz MS à PGR

Um monitoramento do Ministério da Saúde apontou que o fornecimento de oxigênio medicinal está “preocupante” em seis Estados e em “estado de atenção” em outros sete em meio ao agravamento da pandemia da covid-19 no País. A situação foi relatada por um assessor do Departamento de Logística da pasta em reunião na segunda-feira (22), com a Procuradoria Geral da República (PGR). De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo na videoconferência, o general Ridauto Fernandes, diretor de Logística do ministério, disse que há risco de falta do insumo no Acre, em Rondônia, no Mato Grosso, no Amapá, no Ceará e no Rio Grande do Norte. Além disso, afirmou que o Pará, a Bahia, Minas Gerais, São Paulo, o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão em “estado de atenção”. De acordo com a PGR, o general ainda apontou que o governo federal estuda incluir os motoristas de empresas de gases medicinais como grupo prioritário da vacinação contra o novo coronavírus. A demanda é reivindicada pelas fabricantes. Na segunda, o Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac) já havia enviado um ofício ao governo federal sobre o risco de desabastecimento do Amapá. Segundo comunicado da PGR, ainda há relatos de problemas na Paraíba e outros Estados do Nordeste. A multinacional White Martins também participou na reunião, na qual teria informado um aumento de até 300% na demanda em algumas localidades. Ela também criticou liminares que determinam a entrega de quantidades do produto sem considerar a situação do setor têm desorganizado a logística e trazem “risco de desabastecimento em grandes hospitais”. A escassez de oxigênio tem preocupado Estados e municípios. Na segunda-feira (22), o Mato Grosso confirmou que duas fornecedoras notificaram haver risco de desabastecimento a cerca de 50 municípios. Na mesma data, o Paraná indicou necessitar de mil cilindros para dar conta da demanda, enquanto, na sexta-feira (19), um levantamento apontou que 54 municípios paulistas estão com “estoque crítico” de oxigênio.

Governo chega a acordo com laboratórios para atenuar risco de falta de kits de intubação

Após reuniões individuais com o Ministério da Saúde, na noite de segunda-feira, os laboratórios Eurofarma e Cristália afirmaram que disponibilizarão ao governo parte da produção de medicamentos necessários para a intubação de pacientes de covid-19 em estado grave. Segundo o Valor Econômico com o acerto, a expectativa é que o risco de falta desses medicamentos seja atenuado ou pelo menos adiado em algumas semanas. O ministério foi representado nas reuniões pelo secretário-executivo, Élcio Franco. Nesta terça-feira (23), ele tem encontros individuais marcados com os laboratórios União Química e Aché para tratar do mesmo assunto. Nessas reuniões, são discutidas as condições para viabilizar, de comum acordo, as requisições feitas às empresas pelo governo. Diante da crise, o ministério determina a disponibilização de parte do estoque dos laboratórios e só depois faz uma pesquisa de preços e a paga. As empresas não gostam desse tipo de iniciativa, vista como autoritária. Uma reunião de todas as fabricantes com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está marcada para a manhã desta terça-feira (23). Ao tomar conhecimento da eminente falta de medicamentos para intubação, sobretudo anestésicos, a Anvisa aprovou normas para facilitar a distribuição desses itens na última sexta-feira (19).

Sancionada lei que classifica visão monocular como deficiência visual

A lei que classifica a visão monocular como deficiência visual foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A Lei 14.126/21, baseada em proposta do senador Rogério Carvalho (PT-SE), foi publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União, informou a Agência Câmara. A nova lei garante à pessoa que enxerga com apenas um olho os mesmos direitos e benefícios das pessoas com deficiência. Também obriga o Poder Executivo a criar instrumentos de avaliação desse tipo de deficiência. Até hoje, a visão monocular não era considerada deficiência por lei federal, mas já era classificada como deficiência visual pela jurisprudência dos tribunais brasileiros. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a visão monocular é caracterizada quando a pessoa tem visão igual ou inferior a 20% em um dos olhos, enquanto no outro mantém visão normal. As pessoas monoculares têm dificuldades com noções de distância, profundidade e espaço, o que prejudica a coordenação motora e, consequentemente, o equilíbrio. A deficiência pode ser ocasionada por algum tipo de acidente ou por doenças, como glaucoma, toxoplasmose e tumores. O projeto que deu origem à nova lei foi aprovado no início do mês na Câmara dos Deputados, com parecer favorável da relatora, deputada Luisa Canziani (PTB-PR).

SAÚDE NA IMPRENSA

Agência Senado – Senado discute nesta quarta ações do Itamaraty para obtenção de vacinas

Agência Senado – Demora na vacinação traz maior impacto econômico, aponta relatório da IFI

Agência Câmara – Projeto garante à pessoa com doença rara acesso a tratamentos experimentais

Agência Câmara – Sancionada lei que classifica visão monocular como deficiência visual

Agência Câmara – Cancelada audiência pública sobre fornecimento de oxigênio nos hospitais

Agência Câmara – Comissão externa cancela debate sobre novas variantes do coronavírus

STF – STF referenda decisão que obriga governo federal a fornecer oxigênio e insumos a hospitais de Manaus

STF – OAB quer que Executivo federal garanta vacinação em massa da população

STF – Ação do PDT pretende que governo garanta abastecimento de insumos e remédios para intubação

ANS – Processo Administrativo Eletrônico da ANS

Agência Saúde – Brasil registra 10.507.995 milhões de pessoas recuperadas

Agência Saúde – Boletim de Ações Estratégicas Contra a Covid-19 – 22 de março de 2021

Agência Saúde – O Ministério da Saúde apresenta os resultados ECPAVS 2019

Agência Saúde – Governo Federal se reúne com representantes das indústrias de medicamentos para soluções emergenciais

Conitec – Ministério da Saúde realizou audiência pública sobre proposta de incorporação do nusinersena para AME tipos II e III

Agência Brasil – Covid-19: doações de sangue caem 20% e governo lança campanha

Agência Brasil – Covid-19: média de mortes cresce há um mês, diz Fiocruz

Agência Brasil – Covid-19: 18 cidades do Rio não têm mais vagas para leitos de UTI

Agência Brasil – Rio e Niterói decretam medidas rígidas de isolamento social

Agência Brasil – Covid-19: Brasil tem mais de 12 milhões de casos e 295,4 mil mortes

Agência Brasil – Covid-19: governo oficia estados sobre dados atualizados da vacinação

Agência Brasil – Prefeituras criam consórcio para compra de vacinas contra covid-19

Agência Brasil – Rodrigo Pacheco pede pacto nacional para enfrentar pandemia

Agência Brasil – Novo estudo mostra que vacina da AstraZeneca é segura e eficaz

Agência Brasil – Covid-19: pesquisa revela impactos em 95% dos profissionais de saúde

Agência Brasil – Justiça Federal determina que Ceará priorize vacinação de idosos

Agência Brasil – Rio entrega 759,1 mil doses de vacinas contra covid-19 a municípios

Agência Brasil – Butantan entrega hoje mais 1 milhão de doses da CoronaVac ao Brasil

Agência Brasil – Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação

Folha de S.Paulo – André Mendonça manda ofício a Ministério da Saúde e pede que policiais tenham prioridade na vacinação

Folha de S.Paulo – Goiás diz que pediu duas vezes que hospital de campanha não fosse fechado, mas Bolsonaro negou

Folha de S.Paulo – Brasil está a um milímetro do colapso, e nem doente em hospital será socorrido, diz Mandetta

Folha de S.Paulo – Internações em UTIs por Covid em SP estão 85% acima de pico de 2020; há avanço em todas as regiões

Folha de S.Paulo – Com falta de remédios anestésicos para intubação, sociedades médicas listam drogas substitutas

Folha de S.Paulo – Coronavac parece ser segura e criar anticorpos em crianças, diz pesquisador da Sinovac

Folha de S.Paulo – Vacinas contra Covid: por que países ricos não quebram patentes para acelerar vacinação contra Covid-19?

Folha de S.Paulo – Líder em vacinação na América Latina, Chile começa a imunizar moradores de rua

Folha de S.Paulo – Secretário de Saúde do Paraná pede que empresas doem cilindros de oxigênio

Folha de S.Paulo – Médica do RS que aplicou nebulização de cloroquina em pacientes em UTI será investigada

Folha de S.Paulo – Gestão de Queiroga será mais voltada para a ‘questão da medicina’, diz Bolsonaro

O Estado de S.Paulo – Bolsonaro dá posse a Marcelo Queiroga como ministro da Saúde em cerimônia reservada

O Estado de S.Paulo – 13 Estados estão com fornecimento de oxigênio preocupante ou em ‘estado de atenção’, diz MS à PGR   

O Estado de S.Paulo – Pandemia e saúde mental nas relações de trabalho

O Estado de S.Paulo – Postos de vacinação drive-thru são temporariamente desativados na cidade de São Paulo

O Estado de S.Paulo – Antes mesmo da posse, novo ministro da Saúde de Bolsonaro recebe pedido de esclarecimentos da Procuradoria no DF sobre gestão da pandemia

O Estado de S.Paulo – Após uso de kit covid, pacientes vão para fila de transplante de fígado; pelo menos 3 morrem

O Estado de S.Paulo – Indústria pressiona governo por reformas prioritárias para destravar crescimento do País

O Estado de S.Paulo – Uso do kit covid pode estar ligado a hemorragias e insuficiência renal 

O Estado de S.Paulo – Vacina não era primazia de Bolsonaro nas redes

O Estado de S.Paulo – O Supremo e o acesso a novas tecnologias

O Estado de S.Paulo – Desigualdades no acesso às vacinas são ‘mais grotescas’ a cada dia, diz OMS

O Estado de S.Paulo – Pela 1ª vez, Belo Horizonte esgota leitos de UTI covid-19 nas redes pública e particular

O Estado de S.Paulo – Com recorde de mortes e sem leitos de UTI para covid, Sorocaba vai fechar área urbana com barreiras

O Estado de S.Paulo – ‘Vamos destruir o vírus, e não atacar o governo’, diz Bolsonaro

O Estado de S.Paulo – A poluição do ar em ambientes internos tem impacto na saúde

O Estado de S.Paulo – Vacina de Oxford/AstraZeneca é 79% eficaz e não aumenta risco de coágulos, mostram testes

O Estado de S.Paulo – Agência Europeia de Medicamentos desaconselha ivermectina contra covid e alerta para riscos

O Estado de S.Paulo – Médico espalha boato falso e perigoso ao sugerir que flutamida cura covid-19

O Globo – Pazuello não sai do Ministério, e Congresso pressiona Bolsonaro a oficializar troca na Saúde

O Globo – Entenda por que o Chile passa por um pico de casos de Covid mesmo com vacinação adiantada

O Globo – Saiba os riscos que os recém-vacinados têm de pegar Covid-19

O Globo – Tragédia ainda pior: mortes podem mais que dobrar no 2º semestre por causa da vacinação lenta

O Globo – ‘Ministério da Saúde dá medo’, diz integrante do próprio governo

O Globo – Ministério da Saúde precisa abrir caixa-preta do oxigênio

O Globo – Atendimento por telemedicina no Saúde iD, do grupo Fleury, dispara com a segunda onda

O Globo – Centenas de mulheres engravidam depois de usar pílula com defeito distribuída pelo sistema de saúde do Chile

O Globo – Confederação Nacional de Saúde teme pela suspensão de cirurgias eletivas

G1 – Anvisa atualiza bula da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19

G1 – Um dia após AstraZeneca divulgar resultados, EUA dizem que aval para vacina depende de revisão independente

G1 – Uruguai e Argentina passam o Brasil em ranking proporcional de vacinação contra a Covid-19

G1 – Saúde informou que seis estados são os mais críticos para falta de oxigênio, diz PGR

G1 – O que vai ser envelhecer num mundo pós-Covid

G1 – Merkel diz que Alemanha vive ‘nova pandemia’ e anuncia restrições para a Semana Santa

G1 – Uma semana após anúncio, novo ministro da Saúde ainda não tem data para assumir o cargo

G1 – As dores da mulher moderna vão além do físico e emocional

G1 – Brasil registra média de novos casos de Covid acima de 75 mil por dia pela primeira vez na pandemia e passa de 12 milhões

G1 – Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina em mais de 12,27 milhões, aponta consórcio de veículos de imprensa

G1 – Coronavírus: ‘Brasil é exemplo de tudo que podia dar errado’, diz infectologista brasileira que trabalhou no CDC dos EUA

G1 – Consórcio de municípios por vacinas da Covid quer ajuda internacional: ‘O Brasil é perigoso para o mundo’

G1 – Testes preliminares da CoronaVac apontam segurança para aplicação em crianças e adolescentes, diz Sinovac

G1 – Agravamento da pandemia deve impactar arrecadação federal a partir deste mês, diz Guedes

G1 – Anvisa adia reunião sobre medicamentos do ‘kit intubação’ devido à falha no envio de e-mail

G1 – OMS pede alinhamento entre poderes no Brasil na condução da pandemia e alerta que mortes estão dobrando

G1 – Opas vai ajudar o Brasil a comprar remédios do ‘kit intubação’

Correio Braziliense – Anvisa atualiza bula da vacina de Oxford/Astrazeneca

Correio Braziliense – Roche anuncia resultados promissores de coquetel anticovid com Regeneron

Correio Braziliense – Pesquisa comprova 100% de eficácia da vacina de Oxford contra casos graves

Correio Braziliense – Marco Aurélio deve rejeitar ação contra toque de recolher no DF, RJ e BA

Valor Econômico – França espera que “megacentros” impulsionem campanha de vacinação

Valor Econômico – Tratamento do Alcoolismo e Dependência Química durante o Surto do Coronavírus (COVID-19)

Valor Econômico – Pazuello deve assumir programa de parcerias e concessões do governo, dizem fontes

Valor Econômico – Governo chega a acordo com laboratórios para atenuar risco de falta de kits de intubação

Valor Econômico – Empresários e banqueiros jantam com Lira e Pacheco e discutem compra de vacinas

Valor Econômico – Autoridades de saúde dos EUA questionam dados de estudo com a vacina da AstraZeneca

Valor Econômico – Medicamento da Regeneron reduz risco de hospitalização e morte por covid em 70%, diz estudo

Valor Econômico – Deputado diz que entidades se queixam de imposto e de vacina

Valor Econômico – Futuro de Pazuello adia posse de novo ministro

Valor Econômico – Setor privado se mobiliza diante da crise na saúde

Valor Econômico – Promessas vazias de Pazuello acentuaram pressão do Congresso por troca na Saúde

Valor Econômico – Centrão descarta possibilidade de Bolsonaro desistir de Queiroga

Valor Econômico – Destino de Pazuello e empresa de Queiroga adiam transição no Ministério da Saúde

Valor Econômico – PGR notifica Ministério da Saúde por providências urgentes para garantir oxigênio no Amapá

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »