Veterinários do Rio Grande do Norte cobram prioridade em vacinação da covid-19.
Em ofício protocolado na Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda-feira (18), o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte reforçou às autoridades estaduais que os médicos-veterinários devem fazer parte do grupo prioritário para tomar a vacina contra a covid-19, sob a justificativa de que também são profissionais de saúde. O documento também foi encaminhado às Regionais de Saúde do Rio Grande do Norte.
No texto, o presidente do CRMV-RN, Dr. Raimundo Alves Barrêto Júnior, solicita que a Secretaria de Saúde informe aos municípios que é direito do Médico-Veterinário receber a imunização contra Covid-19 de forma prioritária, juntamente com os demais profissionais de saúde, conforme planos de vacinação federal e estadual. O documento foi protocolado pelo secretário-geral do Regional, Dr. José Arimateia da Silva.
Atualmente o Estado conta com 1.104 profissionais médicos-veterinários distribuídos nos 167 municípios. No ofício, o presidente reforçou que a categoria é reconhecida dentro do rol de profissões da saúde pública, pelo menos, desde 1998, quando a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Saúde – a CNS 287/1998 reconheceu a importância da Medicina Veterinária para saúde única. As informações são do Jornal Tribuna do Norte.
Bahia sela compromisso para se tornar zona livre de Febre Aftosa sem vacinação
A Bahia avançou mais uma etapa da maratona rumo ao cobiçado status de Zona Livre da Aftosa sem Vacinação, após a carta de compromisso do governo do estado endereçada à ministra da Agricultura Tereza Cristina, reforçando o empenho e detalhando o planejamento para assegurar a conquista da mudança de status sanitário em 2023. “O alcance desse status valoriza o rebanho baiano e consequentemente aumenta o patrimônio dos pecuaristas”, contabiliza Maurício Bacelar, diretor-geral da ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia).
A ADAB é o braço do governo baiano responsável pelas intervenções agropecuárias necessárias para a conquista do status de zona livre sem vacinação e de implementação do PNEFA (Plano Nacional de Vigilância da Aftosa), coordenado pelo Mapa. O compromisso manifestado pelo governo envolve também a SEAGRI (Secretaria Estadual da Agricultura) e todos os elos da cadeia produtiva em prol do fortalecimento do sistema de vigilância em saúde animal.
Em 2020, a Bahia vacinou na primeira etapa, no mês de maio, 93,65% do seu rebanho, e em novembro 93,99%. O estado alcançou a nota 1.1, uma das menores pontuações do país na avaliação de probabilidade de risco para reintrodução da Febre Aftosa, em escala que vai até 5, estimada pelo MAPA. A reportagem é do portal Agrolink.
Programa inicia diagnóstico de doenças visando melhorar a sanidade de caprinos e ovinos
Uma equipe formada por pesquisadores da Embrapa Caprinos e Ovinos e da Fundação de Apoio ao Instituto Federal da Paraíba (Funetec) realiza, a partir desta semana, um trabalho de verificação das condições de sanidade dos rebanhos da região de Pintadas (BA). Os profissionais visitarão cerca de 60 propriedades, durante 15 dias, onde farão a coleta de sangue nos animais. A atividade faz parte do Programa AgroNordeste, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que tem Embrapa e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida)/Projeto Dom Hélder Câmara entre as instituições parceiras.
O material será coletado em mil caprinos e mil ovinos, de aproximadamente 60 propriedades do município de Pintadas e adjacências, em um raio de 100 km, indicadas por representantes do FrigBahia, frigorífico especializado na produção e comercialização de carnes especiais de cordeiros e cabritos. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rizaldo Pinheiro, serão diagnosticadas oito doenças, a fim de verificar a sanidade dos rebanhos. Além disso, será feito um banco de DNA, que poderá ser utilizado para melhoramento genético e para pesquisa de micro-organismos. As informações foram publicadas pelo portal Agrolink.
Outra atividade realizada será a capacitação de uma equipe da Funetec e do FrigBahia para a coleta de fezes dos animais e envio das amostras para análise na Embrapa, com o objetivo de verificar a resistência dos rebanhos da região à verminose. A partir do final do mês de janeiro, serão agendadas outras visitas para coletar esse material e realizar o exame ocular Famacha em cerca de 40 propriedades do território da Bacia do Jacuípe (BA). Ainda em 2021, serão feitos testes da vacina contra a verminose nos rebanhos da região.
Carroceiros protestam na Prefeitura de Belo Horizonte contra proibição de veículos de tração animal
Valor Econômico – MT já disputa liderança na exportação de carne bovina
Agrolink – Bahia sela compromisso para se tornar zona livre de Febre Aftosa sem vacinação
Agrolink – ATeG do Senar-MT deve ampliar atendimento para mais 22 municípios neste ano
Agrolink – ARCO completa 79 anos e comemora o fortalecimento e consolidação do setor
Agrolink – Programa inicia diagnóstico de doenças visando melhorar a sanidade de caprinos e ovinos
Agrolink – Bomar Pescados projeta crescimento em vendas e expansão comercial para 2021
Portal do Agronegócio – Cobb-Vantress debate ambiência para melhor produtividade de matrizes em webinar
Portal do Agronegócio – Estresse térmico pode impactar desempenho do agronegócio
Portal do Agronegócio – ABS lança Catálogo Leite Europeu 2021
Portal do Agronegócio – Programa Vetoquinol Resolve oferece soluções e serviços exclusivos para atender às necessidades dos pecuaristas brasileiros
Tribuna do Norte – Veterinários cobram prioridade em vacinação da covid-19.
Metrópoles – Cães acorrentados e sem comida: PCDF atuou em mil denúncias de maus-tratos a animais
Diário do Rio – Mais de 100 animais resgatados em 2021 pela Secretaria de Proteção ao Animal
M&E – Delta para de aceitar animais de apoio emocional em seus voos
Estado de Minas – Carroceiros protestam na PBH contra proibição de veículos de tração animal
No comments yet.