Sul-mato-grossense é nomeado secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde
O ex-coordenador geral de Assistência Farmacêutica do Governo do Estado, Carlos Alberto Andrade e Jurgielewicz, foi nomeado nesta terça-feira (21) secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde. A nomeação, assinada pelo secretário executivo da Casa Civil, José Vicente Santini, foi publicada no DOU (Diário Oficial da União). Jurgielewicz está em Brasília e segundo ele, a posse está prevista para esta semana. Conforme reportagem do portal Campo Grande News, ele esteve à frente da Coordenação geral Assistência Farmacêutica do Governo do Estado do Mato Grosso do Sul por quase um ano, de 31 de janeiro de 2019 até 20 de janeiro de 2020. Jurgielewicz também foi diretor administrativo da Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública) durante a gestão do ex-prefeito e atual senador Nelsinho Trad (PSD), entre 2005 e 2012. Formado em administração, o novo secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde tem 57 anos e nasceu em Campo Grande (MS).
Caso de febre hemorrágica brasileira põe em alerta cinco cidades do interior de SP
O morador de Sorocaba que morreu no último dia 11 no Hospital das Clínicas, na capital, com o primeiro caso recente de febre hemorrágica brasileira, passou por cinco cidades do interior de São Paulo, no período em que teria se infectado. Além de Sorocaba, onde mora, o homem de 52 anos esteve em Itapeva e Itaporanga, no sudoeste paulista, e em Eldorado e Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira. Segundo o Estadão, a mulher da vítima e uma irmã do homem estão sob monitoramento. De acordo com o secretário de Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe, é pouco provável que o homem tenha adquirido o vírus na cidade onde morava. Segundo ele, os locais mais prováveis de contaminação são áreas rurais de Itapeva e Itaporanga, onde o paciente esteve. Embora a doença ainda seja pouco pesquisada, sabe-se que o arenavírus é transmitido pelas fezes e excreções do rato silvestre, que vive em matas, mas infesta paióis, lavouras de grãos e depósitos de cereais. A doença difere da leptospirose, pois esta é transmitida pelas fezes e urina de rato doméstico – ratazana, rato de telhado e camundongo – e é causada por uma bactéria. No Brasil, há histórico de quatro casos humanos de febre hemorrágica brasileira causada pelo mesmo vírus, o último deles detectado em 1999, em um paciente de 32 anos, residente em Espírito Santo do Pinhal, interior paulista. O homem, morador da zona rural e operador de máquinas de café, ficou internado sete dias e acabou morrendo.
A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer
Uma recente descoberta sobre o nosso sistema imunológico pode se tornar uma arma para tratar todos os tipos de câncer. Uma equipe de cientistas da Universidade de Cardiff, no País de Gales, desenvolveu um método em laboratório que destrói o câncer de próstata, mama, pulmão e outros tipos. Os achados, divulgados na publicação científica Nature Immunology, ainda não foram testados em pacientes, mas têm um “enorme potencial”, afirmam os pesquisadores. De acordo com reportagem da BBC Brasil, a equipe da Universidade de Cardiff estava em busca de maneiras novas e “não convencionais” de fazer com que o sistema imunológico atacasse naturalmente tumores. Eles encontraram uma célula-T (ou linfócito T) com um novo tipo de “receptor” que identifica e ataca células cancerosas, ignorando as saudáveis. A diferença nesta célula imunológica é que ela pode escanear o corpo em busca de ameaças que devem ser eliminadas e atacar uma ampla variedade de cânceres. Terapias com células T já existem e o desenvolvimento de imunoterapias contra o câncer tem sido um dos avanços mais empolgantes nesse campo. Até então, as abordagens dessas terapias eram extremamente específicas e funcionavam com apenas um número limitado de cânceres. A descoberta, no entanto, podem encontrar e destruir uma gama de células cancerosas no pulmão, na pele, no sangue, no cólon, na mama, nos ossos, na próstata, no ovário, no rim e na coluna cervical.
Ministério da Saúde – Arenavírus: caso confirmado de febre hemorrágica no estado de São Paulo
Ministério da Saúde – Ministério da Saúde esclarece dúvidas sobre arenavírus
Anvisa – Medicamentos: validade de registro passa para dez anos
Campo Grande News – Sul-mato-grossense é nomeado secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde
Folha de S.Paulo – OAB denuncia surto de bactéria que provoca feridas e corrosão na pele de presos em Roraima
Folha de S.Paulo – África tenta coibir remédios falsos, que matam milhares e financiam terrorismo
Folha de S.Paulo – Especialista diz serem poucos e pequenos os riscos da Cannabis medicinal
Folha de S. Paulo – Como é a vida de quem não consegue sentir cheiros
Folha de S. Paulo – Estudo sugere que governo chinês restringe dados sobre coronavírus
Estadão – Homem terá de reativar plano de saúde para ex com câncer de mama, manda Tribunal
Estadão – Caso de febre hemorrágica brasileira põe em alerta cinco cidades do interior de SP
BBC Brasil – A descoberta sobre o sistema imunológico que pode ajudar a combater todos os tipos de câncer
O Globo – Coronavírus é diagnosticado em uma pessoa nos EUA
Zero Hora – Mais de 1,1 mil leitos do SUS foram fechados nos últimos quatro anos no RS
Zero Hora – Aplicativo do SUS disponibiliza histórico de vacinas online
Zero Hora – Notas de corte de cursos ligados à saúde no Sisu têm tendência de alta
Brasil de Fato – O que a Anvisa pode fazer em casos de contaminação como o da cervejaria Backer?
No comments yet.