Boletim NK – Uso de drones em lavouras será regulamentado este ano

//Boletim NK – Uso de drones em lavouras será regulamentado este ano

Uso de drones em lavouras será regulamentado este ano

De acordo com informações do Sindag (Sindicato Nacional da Aviação Agrícola), o uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) ou drones em pulverizações de lavouras deve ser regulamentado este ano no Brasil. “A expectativa é de que o texto da Instrução Normativa (IN) dos drones entre em consulta pública ainda em janeiro e, se tudo correr bem, a norma deve ser publicada em março”, revelou o presidente da entidade, Thiago Magalhães Silva, em entrevista ao Portal Agrolink. Segundo o dirigente, juntamente com representantes do setor de drones, fiscais federais e outros profissionais, o Sindag vem participando desde a primeira metade de 2019 da construção de uma regulamentação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para a tecnologia. Uma minuta dessa Normativa já havia sido apresentada na metade do ano passado ao setor.

Estudo usa drones para identificar morangos danificados

Entomologistas e engenheiros da Universidade da Califórina, nos Estados Unidos, estão colaborando em um novo método de controle de pragas agrícolas, enquanto usam drones com câmeras sensíveis à luz sobre um campo de morangos para localizar plantas danificadas por pragas. Armados com um mapa de padrões de refletância de folhas, eles implantaram drones carregados de insetos predadores para “tratar” o campo. Segundo informações divulgadas pelo Portal Agrolink, os dados de refletância da luz do drone sensor informam a segunda parte do processo. Outro drone então entrega ácaros predadores diretamente às plantas infestadas. Os ácaros são predadores naturais de pragas agrícolas e uma alternativa ecológica à pulverização de pesticidas.

Senado aprova oneração das exportações agrícolas diretas

No apagar das luzes do Congresso em 2019, os senadores deram aval à cobrança de contribuição previdenciária nas exportações diretas do agronegócio no texto da PEC Paralela (133/2019). Nos cálculos do Legislativo, o potencial de arrecadação chega a R$ 60 bilhões em dez anos. O chamado “Funrural das exportações” vale para as vendas realizadas sem o intermédio de tradings. Algumas fontes argumentam que a taxação afetará apenas “megaprodutores”, mas entidades do setor têm se manifestado contra a medida por acreditarem que todas as cadeias serão afetadas. Segundo informações do Valor Econômico, a proposta aguarda análise da Câmara dos Deputados, onde deverá enfrentar mais resistência e poderá ser desidratada. Nos bastidores, líderes partidários articulam para que a PEC Paralela nem seja colocada em votação e a Previdência de Estados e municípios – tema principal da matéria – seja resolvida caso a caso nas assembleias estaduais e municipais.

Maior produtor de grãos da China reduzirá pesticidas

A província de Heilongjiang, o maior produtor de grãos da China, planeja reduzir ainda mais o uso de fertilizantes químicos, pesticidas e herbicidas em terras agrícolas em 2020 para impulsionar a agricultura verde e a segurança alimentar. Segundo informações divulgadas pelo Portal Agrolink, a decisão já havia sido tomada há um tempo atrás, mas agora essa diminuição vai ser impulsionada. Neste mesmo contexto, as terras agrícolas com uso reduzido de produtos químicos serão expandidas para 3 milhões de hectares em 2020 dos 2,67 milhões de hectares do ano passado, de acordo com o relatório de trabalho do governo entregue na sessão anual em andamento do Congresso Popular da província. O aumento pode parecer, a princípio, uma quantia baixa, mas representa um grande passo para a agricultura da China, dizem os responsáveis pelo relatório.

 

NA IMPRENSA

Canal Rural – Preço baixo dos fosfatados faz produtor adiantar compras da safra 20/21

Canal Rural – Máquinas agrícolas: BNDES disponibilizará R$ 1,5 bi em Finame Rural

Canal Rural – Anistia do passivo do Funrural deve ser parcial, diz analista político

Globo Rural – Em mensagem ao Congresso, Bolsonaro destaca unificação da política agrícola

G1 – Desenvolvedores participam de maratona digital para criar soluções para o agronegócio no Show Rural, em Cascavel

G1 – Ministério da Agricultura troca responsável por registro de agrotóxicos

Agrolink – Maior produtor de grãos da China reduzirá pesticidas

Agrolink – Estudo usa drones para identificar morangos danificados

Agrolink – Uso de drones em lavouras será regulamentado

Agrolink – Ferramentas ajudam produtor a ter mais eficiência

Agrolink – Soja brasileira patina com Dólar caindo

Notícias Agrícolas – Ministra e embaixador da China debatem relação comercial entre países

Notícias Agrícolas – Soja: “China está comprando menos agora para comprar mais depois”, diz analista

Zero Hora – As boas notícias que chegam  para o Rio Grande do Sul da viagem de Bolsonaro à Índia

Valor Econômico – Senado aprova oneração de exportação agrícola 

Valor Econômico – Exportações agrícolas à China continuam normais apesar do coronavírus, diz ministra
_______________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »