Boletim NK – União Europeia proíbe inseticida da Bayer ligado à morte de abelhas

//Boletim NK – União Europeia proíbe inseticida da Bayer ligado à morte de abelhas

União Europeia proíbe inseticida da Bayer ligado à morte de abelhas

A Comissão Europeia decidiu proibir definitivamente o uso do inseticida tiacloprido (thiacloprid) por agricultores do bloco em virtude de sua relação com problemas ambientais e de saúde pública. O produto é vendido sob as marcas Calypso e Biscaya, da companhia de defensivos agrícolas Bayer, e já foi ligado à mortandade de abelhas. A decisão foi publicada no site da Comissão na noite do domingo, 12. De acordo com apuração da Broadcast Agro, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, a nota, a Comissão afirma que segue a orientação da maioria dos governos do bloco e de pareceres científicos da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos. No Brasil, o uso do produto é permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme resolução 3.329/16. A permissão vale para aplicação foliar em culturas como algodão, citros, soja, cana-de-açúcar, feijão e em algumas frutas e vegetais.
Ministro do Meio Ambiente exonera responsável por controle de agrotóxicos do Ibama

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou nesta sexta-feira (10) a servidora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Marisa Zerbetto, que trabalhava na área responsável pelo controle e avaliação do impacto de produtos químicos sobre o meio ambiente.Marisa era a responsável pela Coordenação-Geral de Avaliação e Controle de Substâncias Químicas, parte da Diretoria de Qualidade Ambiental do órgão, responsável por dar autorizações e licenças para uso, comercialização, importação e exportação de diversas substâncias químicas e resíduos sólidos. A servidora disse que foi surpreendida pela exoneração, publicada no Diário Oficial da União. Segundo informações do Jornal Zero Hora, a profissional afirmou que não recebeu explicação clara do motivo de seu afastamento, e que a única razão fornecida teria sido um desejo da direção do instituto de iniciar novos projetos.

Primeiro foco de Ferrugem da Soja é monitorado

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso acompanha o caso de ferrugem asiática detectado no município de Tangará da Serra na região conhecida como Chapadão do Rio Verde. Em entrevista ao portal AgroLink, o diretor da entidade, Lucas Costa Beber, tranquilizou os produtores destacando que está acompanhando a evolução do caso e a proliferação dos esporos da ferrugem asiática. Beber ainda orientou os produtores para que busquem alternativas preventivas, como o caso de aplicação de herbicidas que contenham em sua formulação os princípios  que controlam a ferrugem, como as estrobilurinas, os triazóis e as carboxamidas. Para o diretor, o agricultor deve optar por fungicidas que tenham pelo menos dois desses princípios ativos, de preferência os três combinados, o que contribuirá para menor risco a sua produção.

Perspectiva de desaceleração e mudanças no agronegócio da China em 2020

De acordo com relatório do Rabobank, divulgado nesta segunda-feira (13), o setor de comida e agronegócio da China provavelmente enfraquecerá ainda mais em 2020, devido a uma desaceleração da economia, a Peste Suína Africana, ao apertar os gastos como resultado de altos níveis de dívida, incertezas do mercado financeiro e inflação dos preços dos alimentos.Conforme noticiado pelo portal Notícias Agrícolas, são estes fatores apontados pelo banco que devem impulsionar mudanças na área no país asiático.

NA IMPRENSA

G1 – Como a ‘MP da grilagem’ pode mudar o mapa de regiões da Amazônia

Valor Econômico – Commodities Agrícolas

Notícias Agrícolas – Perspectiva de desaceleração e mudanças no agronegócio da China em 2020

Notícias Agrícolas – Faesc contra a tentativa de tributação do agronegócio

Época  – União Europeia proíbe inseticida da Bayer ligado à morte de abelhas

Agro Link – Agro aumenta participação nas exportações brasileiras

Agro Link – Primeiro foco de Ferrugem da Soja é monitorado

Agro Link – Plantas manipulam feromônios de vermes e repelem infestações

Agro Link  – Brasil tem recorde de destinos de exportação de arroz beneficiado

Zero Hora – O produtor vai amargar perdas durante o ano todo, diz presidente da Fetag sobre estiagem no RS

Zero Hora – Ministro do Meio Ambiente exonera responsável por controle de agrotóxicos do Ibama

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »