Boletim NK – SP deixa de vacinar 22 mil animais contra a brucelose

Home/Informativo/Boletim NK – SP deixa de vacinar 22 mil animais contra a brucelose

SP deixa de vacinar 22 mil animais contra a brucelose

Mais de 22 mil cabeças de gado deixaram de ser vacinas contra a brucelose, no Estado de São Paulo, no ano passado. Os donos desses animais, agora, não podem vender nenhuma cabeça nem transportar de um sítio para outro, sob pena de serem multados pela Secretaria estadual de Agricultura. Mesmo com essa falha, o Estado de São Paulo registrou novo recorde anual de cobertura vacinal contra a doença. Segundo a secretaria, 95,7% das fêmeas, com idade entre 3 a 8 meses, foram vacinadas contra a brucelose. Esse número supera o índice de 2019, que foi de 95,2%.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória no Estado desde 2002 e é feita uma única vez na vida das fêmeas bovinas ou bubalinas, com idade entre 3 a 8 meses. O total de animais vacinados foi de 369.564. Sobre as 22.391 bezerras que deixaram de receber a vacina, a secretaria esclarece que os proprietários precisam regularizar a situação junto ao serviço oficial de defesa agropecuária de são Paulo para poderem movimentar normalmente os animais. As informações foram apuradas pelo agência de notícias da SBA.

 

Alemanha decide abater 37 mil aves após detecção de gripe aviária

Cerca de 37 mil frangos serão abatidos na Alemanha após a detecção de gripe aviária em uma granja no leste do país. A gripe aviária do tipo H5N8 foi confirmada em uma granja em Kobrow, no Estado de Mecklenburg-Vorpommern, segundo o Ministério da Agricultura estadual. Uma série de surtos de gripe aviária tem sido reportada em fazendas na Alemanha e em outros países da Europa nas últimas semanas, com a suspeita de que aves selvagens estejam disseminando a doença.

Segundo informações do G1, a França deverá ampliar o abate em massa de centenas de milhares de aves para conter o vírus, que tem se espalhado por áreas de criação de patos no sudoeste do país. Os riscos da doença para humanos são considerados baixos, mas surtos em granjas no passado já exigiram amplos programas de abate como medida de contenção.

Lei que proíbe animais acorrentados no DF é sancionada por Ibaneis Rocha

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou a Lei 6.787/2021, que proíbe a manutenção de animais em correntes ou objetos semelhantes que prejudiquem a saúde e bem-estar dos mesmos. A lei foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta terça-feira (12/1) e é de autoria do deputado distrital Daniel Donizet (PL),

Segundo Donizet, o principal objetivo é evitar os maus-tratos. “Recebo inúmeras denúncias de cachorros presos em correntes, embaixo de sol e chuva, 24 horas por dia. Muitas vezes, esses animais ficam sem acesso a água e comida”, contou em entrevista ao Metrópoles. O Executivo ainda precisa regulamentar a legislação sancionada.

 

Preços do suíno na China ainda serão 60% maiores em 2021

Os preços do suíno vivo na China registraram alta de 14% – passando da média de CNY 33 / kg para CNY 38 / kg – de dezembro do ano passado a janeiro de 2021, de acordo com relatório do Rabobank. As altas ocorrem mesmo após o país asiático liberar grandes estoques de carne suína congelada de suas reservas.

De acordo com a analista Sênior de Proteína Animal do banco holandês, Chenjun Pan, esse cenário reflete a forte demanda sazonal e também a oferta restrita de carne suína no mercado mundial. “Prevemos que os preços dos suínos provavelmente começarão a cair na segunda metade do primeiro trimestre e, em seguida, cairão para uma faixa de CNY 22 a CNY 26 / kg para o saldo de 2021, o que cairia cerca de 25% a 30% em relação às médias de 2020”, disse no relatório.

A analista avalia que os preços já entraram em um ciclo de queda no quarto trimestre de 2020. Ainda assim, os preços médios durante 2021 ainda serão 50% a 60% mais altos do que o nível dos anos normais. Isso permitirá que os criadores de suínos em escala obtenham bons lucros em 2021. Depois dos Estados Unidos, a China é o segundo país a negociar futuros de suínos em bolsa.  As informações são do Portal Agrolink.

 

NA IMPRENSA

Metrópoles – Lei que proíbe animais acorrentados no DF é sancionada por Ibaneis Rocha

Metrópoles – Pesquisa usa veneno de sapo para tratar depressão, ansiedade e estresse

Agência Senado – Política de Pagamento por Serviços Ambientais é sancionada com vetos

Agrolink – Preços do frango na China estão 28% acima de 2020, mas tendem a cair

Agrolink – Leite subiu mas relação de troca piorou

Agrolink – Preços do suíno na China ainda serão 60% maiores em 2021

Agrolink – Produtores rurais devem ficar atentos a casos de leptospirose bovina com aumento das chuvas

Agrolink – RS: casos de abigeato assustam produtores de Albardão

Agrolink – ABS lança Catálogo Leite Europeu 2021

SBA – SP deixa de vacinar 22 mil animais contra a brucelose

ANDA – Ministério Público investiga mortes de gatos no entorno de condomínio em MT

G1 – Alemanha decide abater 37 mil aves após detecção de gripe aviária

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »