Boletim NK – Serviço de saúde encolhe no país com crise fiscal; Manaus, Rio e Natal vivem caos

//Boletim NK – Serviço de saúde encolhe no país com crise fiscal; Manaus, Rio e Natal vivem caos

Serviço de saúde encolhe no país com crise fiscal; Manaus, Rio e Natal vivem caos

As cenas de caos na saúde do Rio chamaram a atenção em 2019, mas as dificuldades numa área que sempre aparece entre as prioridades do brasileiro ocorreram, em menor ou maior intensidade, em outras regiões do país. Capitais como Manaus e Natal estão entre as que apresentam quadro caótico no setor. Além disso, no ano passado, 11 redes estaduais tiveram redução de sua estrutura na área, com diminuição no número de estabelecimentos de saúde estaduais entre janeiro e novembro, segundo levantamento do Globo com base em dados do Ministério da Saúde.

Pesquisa vai traçar perfil da saúde dos brasileiros

Parceria do Ministério da Saúde com a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de Minas Gerais realizará levantamento que mede os fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, cânceres, obesidade, doenças respiratórias e relacionadas ao coração, as maiores causas de mortes no país. Segundo matéria públicada pela UFMG, a Vigitel 2020 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pretende ouvir cerca de 27 mil pessoas somente no primeiro semestre. Desde 2006, a pesquisa Vigitel monitora a frequência e a distribuição de fatores de risco para o surgimento dessas doenças por meio de questionário – respondido por telefone – sobre itens como hábitos alimentares (consumo de frutas e hortaliças) e estilo de vida (prática de atividade física, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas). Também são investigadas a frequência e o diagnóstico médico de hipertensão arterial e diabetes e a realização de exames de mamografia e de papanicolau.

Hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos o câncer e as doenças do coração, mostra estudo

Hábitos saudáveis podem dar às mulheres dez anos “extras” de vida sem câncer, problemas no coração ou diabetes tipo 2. Para os homens, o benefício de uma rotina sem cigarros, com uma dieta balanceada e exercícios regulares pode chegar a 7 anos a mais livres dessas doenças. As conclusões fazem parte de uma pesquisa assinada por 13 cientistas e publicada nesta semana no periódico médico britânico BMJ. O levantamento foi feito sobre duas bases de dados, uma americana e outra britânica, que compilam informações sobre cerca de 111 mil indivíduos acompanhados por duas décadas.

Ações na Justiça obrigam famílias a vacinarem filhos

Em meio à queda da cobertura vacinal e o reaparecimento de doenças erradicadas, como o sarampo, casos de famílias que não vacinam os filhos têm chegado à Justiça, que passou a determinar a imunização das crianças. Em entrevista ao Portal R7, a Presidente da Comissão de Direito Médico e de Saúde da seccional paulista da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Juliana Hasse, diz que a Justiça se baseia não só na legislação vigente, mas em evidências científicas sobre a eficácia das vacinas. Segundo ela, esse tipo de caso não deveria ser resolvido nos tribunais. No mês passado, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que prevê a prisão de quem deixar de vacinar criança ou adolescente. A medida ainda precisa ainda passar pela Comissão de Constituição e Justiça, para depois ir ao plenário da Casa.

 

SAÚDE NA IMPRENSA

G1 – A força da economia da longevidade

G1 – OMS alerta para aumento de doenças vinculadas às mudanças climáticas na próxima década

G1 – Brasil teve aumento de 488% nos casos de dengue em 2019

Folha de São Paulo – Apenas 21,8% dos municípios brasileiros possuem mamógrafo disponível

Folha de São Paulo – Falta de proteína na dieta está associada à síndrome da zika em bebês

O Globo – Serviço de saúde encolhe no país com crise fiscal; Manaus, Rio e Natal vivem caos

Governo de Tocantins – Farmácias Básicas Municipais distribuem canetas aplicadoras de insulina

Digoreste Notícias – Hábitos saudáveis podem atrasar em até 10 anos o câncer e as doenças do coração, mostra estudo

Estadão – Os impactos da LGPD na pesquisa clínica

Panorama Farmacéutico – Boehringer Ingelheim recebe prêmio por trabalho com doenças raras

Portal R7 – Ações na Justiça obrigam famílias a vacinarem filhos

Portal R7 – Um terço das vítimas de infarto chega sem vida no hospital

Comunicação UFMG – UFMG colabora com pesquisa que vai traçar perfil da saúde dos brasileiros

__________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »