Boletim NK – Pecuária, etanol e feijão são destaques na pauta agro de Bolsonaro na Índia

//Boletim NK – Pecuária, etanol e feijão são destaques na pauta agro de Bolsonaro na Índia
Pecuária, etanol e feijão são destaques na pauta agro de Bolsonaro na Índia
O presidente da República, Jair Bolsonaro, viaja no fim desta semana para a Índia com a previsão de assinar pelo menos 12 acordos comerciais. O objetivo é aprofundar as relações entre o Brasil e o segundo país mais populoso do mundo – com 1,3 bilhão de habitantes. Segundo reportagem do Globo Rural, serão assinados acordos nas áreas tributária, de investimentos, de agronegócio, de energia, de segurança cibernética e de saúde. Rivaldo Machado Borges Júnior, presidente Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), uma das principais entidades do setor, diz que firmará um acordo de cooperação técnica com o governo para desenvolver a pecuária leiteira na Índia. “Queremos ampliar o comércio de material genético”, afirma. A Índia é o berço do zebu – linhagem bovina de raças como nelore, gir e guzerá, bem adaptadas ao clima brasileiro. Esse tipo de animal responde por 80% do rebanho nacional.
Na Índia, ministra busca ampliar cooperação em saúde animal e melhoramento genético bovino 
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, inicia nesta quarta-feira (22) a agenda de compromissos na Índia com objetivo de ampliar e diversificar o comércio e a cooperação com o país asiático. De acordo com notícia publicada no portal de notícias do Mapa, está prevista a assinatura de uma declaração conjunta entre o Mapa e o Ministério da Pecuária, Pesca e Lácteos para cooperação em saúde animal e melhoramento genético bovino. A cooperação prevê promoção comercial, pequisa genômica bovina e intercâmbio mútuo de germoplasma. A cooperação, com duração de três anos, prevê que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) irá oferecer capacitação para técnicos indianos em fertilização in vitro e transferência de embriões, além de apoiar a instalação e operacionalização de um Centro de Excelência em Pecuária de Leite na Índia. Em 2019, as exportações agropecuárias para a Índia somaram US$ 676 milhões. Os dez produtos agrícolas mais vendidos foram: óleo de soja (bruto), açúcar de cana (bruto), algodão, feijão seco, pimenta piper (seca ou triturada em pó), óleo essencial de laranja, óleos essenciais, maçãs (frescas), sucos e milho.
CFMV recomenda proibição de “ponta de fogo” e “aplicação de caústicos” em equinos

Em parecer técnico, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) sugere que sejam proibidas as práticas conhecidas como “ponta de fogo” e “aplicação de cáusticos” em equinos, especialmente nos hipódromos brasileiros, seguindo as recomendações dos órgãos reguladores internacionais, como a Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA, sigla em inglês), a Federação Eqüestre Internacional (FEI) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). De acordo com reportagem do Jornal Dia a Dia, aduas práticas consistem em cauterizações, especialmente para inflamações ósseas. Enquanto a ponta de fogo usa ferro quente, a aplicação de cáusticos consiste na administração de substâncias químicas nas patas e cascos dos cavalos. Por serem consideradas práticas ultrapassadas que provocam dor prolongada e sofrimento nos animais, o CFMV orienta os profissionais a utilizarem práticas mais atualizadas, respeitando o bem-estar animal como estabelece a Resolução CFMV nº 1.236/2018, de forma a preservar mercados e dar credibilidade a atividade no país.

São Vicente (SP) contará com SAMU Animal, que atenderá 24 horas

Uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Animal será inaugurada em São Vicente, no litoral paulista, nesta quinta-feira (23). De acordo com a administração municipal, os atendimentos estão previstos para terem início na sexta-feira (24). O serviço, que funcionará 24 horas por dia, é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) e a Secretaria de Saúde (Sesau). Conforme noticiado pelo G1, o SAMU Animal contará com uma equipe capacitada, com veterinários e auxiliares veterinários, em plantão de 24 horas. O serviço será destinado a cães e gatos que precisem de atendimento de forma emergencial, o animal tendo dono ou não. Para acionar o SAMU, os moradores poderão enviar fotos e vídeos por mensagem a um número que será disponibilizado à população. O material servirá para o veterinário de plantão avaliar se o atendimento de urgência é necessário ou não. Se sim, o SAMU Animal será acionado e irá ao local para atender o animal. As imagens também servirão para confirmar a veracidade do chamado, evitando trotes. Os animais sem donos que forem atendidos pelo serviço serão resgatados e terão as despesas arcadas pelo poder público. Após à melhora, o cão ou gato atendido será colocado para adoção responsável.

NA IMPRENSA
MAPA – Na Índia, ministra busca ampliar e diversificar comércio e cooperação com país asiático

Ibama – Ibama realiza primeira soltura de animais silvestres na Bahia em 2020

G1 – São Vicente (SP) contará com SAMU Animal, que atenderá 24 horas

Globo Rural – Etanol, pecuária e feijão são destaque na pauta agro de Bolsonaro na Índia

IG – Acupuntura em pets ajuda em tratamentos e até substitui cirurgias

Gaz – Hospital Veterinário pode iniciar com atendimento parcial

Época Negócios – Como tucano com prótese 3D no bico virou símbolo da luta em defesa dos animais

Conexão Tocantins – Médico veterinário da iniciativa privada deve recadastrar na Adapec para realizar vacinação contra brucelose

Paraíba Online – Veterinário alerta para a qualidade da carne vendida na Paraíba

Brasilturis Jornal – Delta e Carepod lançam transportadora otimizada para animais

A Gazeta – Servidor da prefeitura joga pedras em animais em parque de Vitória

Jornal Dia a Dia – CFMV recomenda proibição de “ponta de fogo” e “aplicação de caústicos” em equinos

Agrolink – A atratividade da pecuária brasileira

Avicultura Industrial – Pecuária sustenta alta do PIB agro, aponta Cepea

Canal Rural – Vaca que sofreu estresse não transmite suas qualidades para a cria
_____________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »