Em parecer técnico, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) sugere que sejam proibidas as práticas conhecidas como “ponta de fogo” e “aplicação de cáusticos” em equinos, especialmente nos hipódromos brasileiros, seguindo as recomendações dos órgãos reguladores internacionais, como a Federação Internacional de Autoridades Hípicas (IFHA, sigla em inglês), a Federação Eqüestre Internacional (FEI) e a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). De acordo com reportagem do Jornal Dia a Dia, aduas práticas consistem em cauterizações, especialmente para inflamações ósseas. Enquanto a ponta de fogo usa ferro quente, a aplicação de cáusticos consiste na administração de substâncias químicas nas patas e cascos dos cavalos. Por serem consideradas práticas ultrapassadas que provocam dor prolongada e sofrimento nos animais, o CFMV orienta os profissionais a utilizarem práticas mais atualizadas, respeitando o bem-estar animal como estabelece a Resolução CFMV nº 1.236/2018, de forma a preservar mercados e dar credibilidade a atividade no país.
São Vicente (SP) contará com SAMU Animal, que atenderá 24 horas
Uma unidade de Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Animal será inaugurada em São Vicente, no litoral paulista, nesta quinta-feira (23). De acordo com a administração municipal, os atendimentos estão previstos para terem início na sexta-feira (24). O serviço, que funcionará 24 horas por dia, é uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam) e a Secretaria de Saúde (Sesau). Conforme noticiado pelo G1, o SAMU Animal contará com uma equipe capacitada, com veterinários e auxiliares veterinários, em plantão de 24 horas. O serviço será destinado a cães e gatos que precisem de atendimento de forma emergencial, o animal tendo dono ou não. Para acionar o SAMU, os moradores poderão enviar fotos e vídeos por mensagem a um número que será disponibilizado à população. O material servirá para o veterinário de plantão avaliar se o atendimento de urgência é necessário ou não. Se sim, o SAMU Animal será acionado e irá ao local para atender o animal. As imagens também servirão para confirmar a veracidade do chamado, evitando trotes. Os animais sem donos que forem atendidos pelo serviço serão resgatados e terão as despesas arcadas pelo poder público. Após à melhora, o cão ou gato atendido será colocado para adoção responsável.
Ibama – Ibama realiza primeira soltura de animais silvestres na Bahia em 2020
G1 – São Vicente (SP) contará com SAMU Animal, que atenderá 24 horas
Globo Rural – Etanol, pecuária e feijão são destaque na pauta agro de Bolsonaro na Índia
IG – Acupuntura em pets ajuda em tratamentos e até substitui cirurgias
Gaz – Hospital Veterinário pode iniciar com atendimento parcial
Época Negócios – Como tucano com prótese 3D no bico virou símbolo da luta em defesa dos animais
Conexão Tocantins – Médico veterinário da iniciativa privada deve recadastrar na Adapec para realizar vacinação contra brucelose
Paraíba Online – Veterinário alerta para a qualidade da carne vendida na Paraíba
Brasilturis Jornal – Delta e Carepod lançam transportadora otimizada para animais
A Gazeta – Servidor da prefeitura joga pedras em animais em parque de Vitória
Jornal Dia a Dia – CFMV recomenda proibição de “ponta de fogo” e “aplicação de caústicos” em equinos
Agrolink – A atratividade da pecuária brasileira
Avicultura Industrial – Pecuária sustenta alta do PIB agro, aponta Cepea
Canal Rural – Vaca que sofreu estresse não transmite suas qualidades para a cria
_____________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.