de gripe aviária em três países
Neste ano de 2020, Santa Catarina completa duas décadas sem vacinar os rebanhos bovinos contra a Febre Aftosa. O Estado foi certificado como zona livre sem vacinação pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) em 2007, ou seja, os animais não são vacinados há 20 anos. Essa medida foi decisiva para a obtenção do status sanitário de área livre da aftosa sem vacinação, conquista que contou com cooperação do Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA). O conselheiro técnico do ICASA Gerson Catalan relata que para atingir determinado status sanitário são necessários alguns requisitos, entre eles a quantidade de pessoas envolvidas no programa e ligadas ao Serviço Oficial. Catalan assinala que a Febre aftosa é uma das mais temidas doenças dos grandes animais, a sua existência impede a comercialização de outras espécies, quer na forma viva ou de seus produtos cárneos e industrializados. No entanto, a reportagem do portal Agrolink alerta que os animais não têm não imunidade contra o vírus da febre aftosa, o que significa que são altamente susceptíveis a serem acometidos pela enfermidade caso tenham contato com o vírus da doença. Santa Catarina também é livre de outras doenças que acomete bovinos/bubalinos, suínos e aves e, também, mantém níveis muito baixos de animais contaminados por tuberculose e brucelose, não sendo permitido o uso de vacina para estas enfermidades.
Departamento é criado pela Prefeitura de Imbé (RS) para fomentar políticas voltadas à proteção e cuidado com os animais
O município de Imbé (RS) passou a ter, no final do ano passado, um departamento especialmente voltado à defesa e questões da causa animal. Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura, Clairton Alves, a criação do departamento reforça o compromisso com as causas relacionadas aos animais e terá suas ações concentradas especialmente na elaboração e na implantação de normas e políticas públicas específicas para proteção e bem-estar animal na cidade. A reportagem do Jornal do Comércio também cita que a implantação do Programa de Proteção e Controle Populacional dos Cães e Gatos será um dos principais objetivos neste primeiro momento de atividades. “Vamos focar na proteção e controle de equinos, asininos, muares e bovinos utilizados em veículos de tração animal, além de promover programas permanentes de educação, informação e comunicação a respeito da propriedade, da posse e da guarda responsável de animais domésticos”, detalhou o titular da pasta.
Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em São Paulo
Eles são resgatados em estado crítico. Mutilados, chegam à clínica muitas vezes sem patas ou sem parte do bico. Pelas mãos da veterinária Maria Ângela Panelli Marchió, mamíferos e aves ganham uma nova chance de sobreviver e voltar à natureza. Há um ano, a especialista em ortopedia animal reabilita bichos acidentados na região de Barretos (SP) com próteses de resina plástica feitas à mão. De acordo com reportagem da Folha de S.Paulo, a reconstituição das partes atingidas é feita a partir de uma resina plástica. O material utilizado é o polimetilmetacrilato, que misturado a um pó catalisador resulta em uma resina extremamente resistente. O processo de endurecimento do material é rápido —acontece entre três e cinco minutos. “Não envolve impressora 3D, nada disso. É totalmente artesanal”, afirmou. A resina plástica utilizada pela veterinária serve para reconstituir bicos de aves e fixadores externos de patas. Já foram resgatados dez animais, entre eles periquitos, papagaios, curicacas e até gaviões. Para cada cirurgia realizada, o custo médio fica entre R$ 1.000 e R$ 1.500. Metade dos animais que recebeu as próteses conseguiu voltar para a natureza. “É um sentimento maravilhoso. A gente se emociona quando vê o bicho podendo ter um pouco de conforto novamente. No estado que eles chegam à clínica, muitos certamente iriam a óbito”, disse.
Câmara dos Deputados – Entidades protetoras de animais poderão ter isenção de contribuição previdenciária
Folha de S.Paulo – Veterinária faz próteses de resina para bichos acidentados em SP
G1 – Campanha online busca salvar leões desnutridos e doentes em parque no Sudão
Canal Rural – Gripe aviária: OIE notifica novos focos da doença em três países
Canal Rural – Bolsonaro determina criação de conselho para ações na Amazônia
G1 – Polícia descobre clínica veterinária e canil clandestinos com mais de 80 animais em Biritiba Mirim
Zero Hora – Como proteger a pele do seu pet no verão
Jornal do Comércio – Departamento é criado pela Prefeitura de Imbé (RS) para fomentar políticas voltadas à proteção e cuidado com os animais
Agrolink – Especialista dá dicas de como a nutrição pode auxiliar o produtor no manejo de aves durante o verão
Agrolink – Após 35 meses, cotação do couro volta a subir
Agrolink – Movimento de alta segue firme, com sustentação vinda da pecuária
Agrolink – Aumento nos abates em MT deve manter preços altos
Agrolink – SC: 20 anos sem vacinação contra febre aftosa
_____________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.