Boletim NK – Novas regras para combustíveis de aviação podem reduzir preços, diz ANP

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Novas regras para combustíveis de aviação podem reduzir preços, diz ANP

A Agência Nacional do Petróleo (ANP) vai fazer consulta e audiência públicas sobre as novas regras para combustíveis de aviação no país. De acordo com a agência, o aumento da oferta de combustíveis pode causar redução de preços e custos para as companhias aéreas e, eventualmente, levar a menores preços das passagens aéreas para o consumidor.

As normas que vão entrar em consulta incluem a adoção do querosene de aviação JET-A, produto com pontos de congelamento menos restritivos, já comercializado no mercado internacional. Além disso, também há previsão de revisão das especificações e das regras de controle de qualidade de outros combustíveis de aviação.

Segundo apuração do Valor Econômico, a estimativa é que o querosene de aviação (QAV) possa ter uma redução entre US$ 0,3 e US$ 0,6 por galão, por exemplo.

Programa Aplique Bem completa 14 anos com 72,9 mil agricultores treinados em todo o país

A agricultura não parou durante a pandemia de covid-19. E junto com o trabalho de produção de alimentos no campo, o Programa Aplique Bem seguiu com sua missão de treinar produtores e funcionários de empresas agrícolas sobre a correta aplicação de defensivos agrícolas em diferentes cultivos. A iniciativa do Instituto Agronômico (IAC) em parceria com a UPL chega aos 14 anos em 2021, tendo já levado informações a 72.902 pessoas.

“Para manter a segurança das equipes e dos participantes, reduzimos as turmas pela metade, chegando a 10 pessoas, e aplicamos um protocolo de prevenção ao coronavírus. Essas medidas envolveram o distanciamento entre as pessoas e a realização de treinos em locais mais arejados, com uso de máscara e álcool em gel, o que garantiu a eficácia dos encontros”, afirma Cláudia Barreto, gerente de Stewardship da UPL Brasil, em entrevista ao Portal do Agronegócio.

O modelo adotado pelo Aplique Bem é inédito no Brasil. O programa conta com cinco laboratórios itinerantes – batizados de tech móveis. Quatro deles percorrem todo o território nacional, enquanto um veículo destina-se exclusivamente à Pesquisa Participativa, no circuito das frutas do interior do Estado de São Paulo. Os treinamentos são gratuitos e já foram “exportados” com êxito para Colômbia, México, Vietnã, Burkina Faso, Costa do Marfim, República do Mali e Gana.

Os benefícios do programa Aplique Bem vão além da aplicação correta dos defensivos agrícolas, explica a gerente da UPL. “Os trabalhadores bem treinados utilizam os equipamentos de proteção (EPIs) de forma correta e fazem as aplicações adequadamente, inclusive com as máquinas de aplicação bem reguladas. Assim, toda a cadeia da produção de alimentos é beneficiada: o agricultor tem economia de defensivos agrícolas, a saúde e o bem-estar dos trabalhadores são preservados, o meio ambiente não é afetado e os consumidores recebem alimentos de qualidade”, enfatiza.

Greve dos caminhoneiros ameaça colheita e logística do agro em meio à pandemia

Uma eventual greve dos caminhoneiros, marcada para começar na próxima semana, seria uma ameaça ao escoamento da safra de soja e milho do Brasil. Além disso, pode soar como um “tiro no pé” para os motoristas, por serem grandes as chances de não conseguirem o apoio da sociedade com uma paralisação em meio à pandemia da Covid-19, disseram representantes do setor agrícola.

Desde a última greve de caminhoneiros autônomos, em 2018, diversas companhias adquiriram frotas particulares para o transporte de produtos agropecuários, o que reduz os prejuízos de uma nova paralisação, mas ainda assim o efeito seria negativo. A possibilidade de uma greve vinha sendo aventada neste mês devido a reivindicações relacionadas à chamada “tabela do frete” e aos preços dos combustíveis.

“Uma paralisação no momento em que está se iniciando a colheita da safra de soja é um momento delicado para o agronegócio. Prejudica o escoamento”, disse o diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Eduardo Daher.

Com o atraso no plantio da safra 2020/21 causado pela seca, poucas áreas de soja e milho começaram a ser colhidas em janeiro, fazendo com que o pico da colheita e do transporte para os portos, para o cumprimento de contratos de exportação, ocorra no mês que vem –período que coincide com a possível greve. Daher afirmou ao CCMG que a entidade ainda não foi chamada para debates no âmbito do governo, mas conta com o apoio dos ministérios da Agricultura e Infraestrutura para que a greve não tenha grandes proporções. “Estou longe de acreditar que no meio de uma pandemia vão tentar obstruir o transporte”, disse.

Diesel: governo pode ter encontrado solução para reduzir imposto

A equipe econômica do governo federal estuda retirar benefícios do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de carros com valor mais alto, como SUVs, e acabar com renúncias tributárias para o setor petroquímico. As duas medidas podem garantir uma receita de R$ 2 bilhões a mais aos cofres públicos e compensar a perda na arrecadação com redução do PIS/Cofins sobre o diesel para atenuar o efeito do aumento no preço do combustível sobre o bolso dos caminhoneiros.

O Palácio do Planalto afirmou que tem urgência para atender à demanda dos caminhoneiros e reduzir a tributação do diesel. Para isso, a equipe econômica está debruçada em atacar as isenções tributárias que podem ser retiradas sem a necessidade de esperar o ano seguinte para entrar em vigor. Essa compensação é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo o Canal Rural, a ideia é fechar a “indústria” da venda de carros de alto valor para obter vantagens com benefícios fiscais. A medida em estudo visa retirar os benefícios de IPI sobre carros com valor acima daquele que também recebe benefício de ICMS, tributo cobrado pelos Estados. Uma fonte explicou que os carros de até um determinado valor não pagam ICMS se os condutores apresentarem algum tipo de doença ou deficiência.

A categoria ainda foi incluída no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus. Nesta semana, a Petrobras anunciou um reajuste de 4,4% no preço do diesel. O preço médio do litro do combustível teve alta de R$ 0,09. Bolsonaro fez um apelo aos caminhoneiros para que desistam da paralisação da categoria Ele confirmou a intenção do governo de reduzir tributos sobre o diesel para aliviar a pressão do reajuste do combustível sobre o bolso dos caminhoneiros, mas ressaltou que “não é uma conta fácil de ser feita”. Cada centavo de redução no PIS/Cofins sobre o diesel teria impacto de R$ 800 milhões nos cofres públicos.

 

NA IMPRENSA

 

Valor – Índice de preços ao produtor fecha 2020 com alta recorde de 19,40%

Valor – Nos EUA, petroleiras tentam apoio do setor de biocombustíveis contra carros elétricos

Valor – Novas regras para combustíveis de aviação podem reduzir preços, diz ANP

Folha – Setor portuário dobra investimento em ano de pandemia, segundo associação

Folha – França não aceita acordo com Mercosul sem garantia antidesmatamento, diz ministro

Canal Rural – Tereza Cristina é exonerada para participar de eleição na Câmara

Canal Rural – Serviço Florestal Brasileiro e BNDES firmam parceria para ampliar concessões florestais

Canal Rural – Diesel: governo pode ter encontrado solução para reduzir imposto

Agrolink – China tem baixos estoques de soja e esmagamento aumentando

Agrolink – Startup de tecnologia para agronegócio faz balanço de 2020 e aponta crescimento durante a pandemia

Portal do Agronegócio – Programa Aplique Bem completa 14 anos com 72,9 mil agricultores treinados em todo o país

Portal do Agronegócio – Embrapa: Cientistas usam drones com câmeras inclinadas para monitorar gado no pasto

Portal do Agronegócio – Brasil é pioneiro em Indicação Geográfica de vinhos tropicais, aponta Embrapa

CCMG – Greve dos caminhoneiros ameaça colheita e logística do agro em meio à pandemia

Agro em Dia – Goiás ocupa o 2º lugar na criação de empregos no agro brasileiro em 2020

SBA – Morre Herbert Bartz, o pai do plantio direto na agricultura

 

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