Boletim NK – Lei obriga condomínios a denunciar maus-tratos contra animais

//Boletim NK – Lei obriga condomínios a denunciar maus-tratos contra animais

Lei obriga condomínios a denunciar maus-tratos contra animais

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sancionou uma a lei que obriga condomínios a denunciarem às autoridades policiais, em até 24 horas, ocorrência de maus-tratos contra animais. A medida foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (3/2). As informações são do Correio Brasiliense.

De acordo com a norma, de autoria do deputado Daniel Donizet (PL), a comunicação deve ser imediata quando a ocorrência estiver em andamento e se houver possibilidade de intervenção. Conforme o documento, nestes casos, a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) deverá ser acionada, por meio do telefone 190.

A medida ressalta, ainda, que os síndicos dos condomínios deverão fixar cartazes, placas ou comunicados divulgando a lei nas áreas de uso comum. Segundo o documento, a denúncia deve conter: Informações que permitam a caracterização do animal e do local onde pode ser localizado; Informações que permitam identificar a autoria e materialidade de eventuais condutas delitivas e Qualificação dos tutores ou responsáveis pela guarda.

Tocantins alerta para vacinação contra a raiva animal

A raiva é uma doença letal causada por um vírus, que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação do rebanho, por isso a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) faz um alerta aos produtores rurais para que vacinem seus animais herbívoros (bovinos, equídeos, suídeos, caprinos e ovinos). Em 2020, foram vacinados aproximadamente 3,5 milhões de animais contra a enfermidade.

Segundo o portal Agrolink, em 2019, foram registrados 21 animais positivos, diagnosticados por meio de exames, e mais 95 nos relatos dos produtores rurais, durante as investigações epidemiológicas realizadas nas fazendas atendidas daqueles focos. Em 2020, foram sete registros positivos e cinco relatados. Já este ano, de janeiro até o momento, são três casos. “Orientamos que qualquer suspeita da raiva animal na propriedade rural, o produtor deve procurar imediatamente a unidade da Adapec mais próxima ou ligar no Disque Defesa, informa Lima.

Pesquisadores chineses encontram mutação natural no vírus da peste suína africana

Cientistas chineses descobriram uma mutação natural no vírus da peste suína africana que, segundo eles, pode ser menos mortal do que a cepa que devastou o maior rebanho suíno do mundo em 2018 e 2019. Os resultados, publicados na edição de fevereiro do Chinese Journal of Veterinary Science esta semana, surgem em meio a um intenso debate na indústria sobre a evolução da doença para a qual não há vacina aprovada.

A Reuters relatou no mês passado que pelo menos duas novas cepas de peste suína africana foram encontradas em fazendas de suínos na China, que pareciam ser de origem humana.

As cepas estão causando uma forma crônica de peste suína africana que está afetando a produção nas fazendas de porcas, disseram fontes da indústria. Os pesquisadores do Instituto Veterinário Militar de Changchun disseram que parecia haver uma tendência crescente de redução da mortalidade por peste suína africana, com mais sintomas clínicos que não são fáceis de detectar e difíceis de controlar.

Áustria relata caso de gripe aviária em cisne

A Áustria relatou a descoberta da gripe aviária H5N8 em um cisne selvagem, disse a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), segundo a agência Reuters.

O vírus, com alta capacidade de adoecer os animais, foi detectado em um cisne morto na cidade de Tulln, no leste do país, disse a OIE. A entidade, com sede em Paris, informou sobre o caso citando um relatório do veterinário-chefe da Áustria.

 

 

NA IMPRENSA

 

G1 – Nanocamaleão: cientistas descobrem o ‘menor réptil da Terra’ – e ele já está ameaçado de extinção

Valor – Áustria relata caso de gripe aviária em cisne

Agrolink – Entra em vigor norma de bem-estar nas granjas

Agrolink – Tocantins alerta para vacinação contra a raiva animal

Agrolink – Setor leiteiro ficou de fora da isenção de ICMS em SP

Vida Rural – Parceria entre Sistema FAEMG e ABCZ cria o Centro de Pecuária de Precisão

Canal Rural – Gado vivo: sindicato de MS pede autorização para importar do Paraguai

Canal Rural – Poder de compra do avicultor piorou em janeiro, diz Cepea

Portal do Agronegócio – Alta investe em tecnologia de produção de embriões in vitro

Suíno.com – Pesquisadores chineses encontram mutação natural no vírus da peste suína africana

Correio Brasiliense – Lei obriga condomínios a denunciar maus-tratos contra animais

Suinocultura.com – Associação Brasileira dos Criadores de Suínos avalia normativa de bem-estar animal como uma conquista para o setor

IstoÉ – Por que o aumento de mortes de leões-marinhos por cânceres virais pode ser um risco para a saúde humana?

 

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »