Boletim NK – Soja: Emater monitora ocorrência de esporos da ferrugem asiática no RS

Home/Informativo/Boletim NK – Soja: Emater monitora ocorrência de esporos da ferrugem asiática no RS

Soja: Emater monitora ocorrência de esporos da ferrugem asiática no RS

A Emater/RS-Ascar, em conjunto com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seadpr) e outras instituições e entidades de ensino e pesquisa, desenvolvem desde a safra passada, um programa de monitoramento da ocorrência de esporos de ferrugem asiática da soja, causado pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, nas regiões produtoras do Rio Grande do Sul, como estratégia para o manejo da doença.

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater/RS, Elder Dal Prá, o programa tem como objetivo auxiliar na tomada de decisão e contribuir com a racionalização no uso de fungicidas, na redução do impacto ambiental e do custo de produção das lavouras de soja. “Além de integrar os dados obtidos no monitoramento de esporos com informações relativas às condições meteorológicas, que podem ser utilizadas para a escolha da melhor estratégia de manejo da ferrugem”, relata.

Visando subsidiar os estudos epidemiológicos e o monitoramento de P.pachyrhizi, além da data de detecção, serão registrados os dados da localização georreferenciada, dados meteorológicos, cultivar, data da emergência, data da detecção dos primeiros uredosporos, data da primeira aplicação de fungicidas para ferrugem, e número de dias da emergência até a aplicação e número total de aplicação de fungicidas. As informações são do Canal Rural.

Lançado 1º site sobre lagartas e baculovírus na agricultura

A empresa de origem australo-americana AgBiTech, maior produtora de bioinseticidas à base de baculovírus do mundo, está colocando no ar no dia de hoje o primeiro espaço virtual com informações completas sobre lagartas e baculovírus na agricultura. Com crescimento de 200% na área tratada por seu portfólio entre as safras 2017-18 e 2019-20, a AgBiTech é líder do mercado nacional de controle biológico de lagartas para algodão, além de registrar presença relevante e crescente na cultura da soja e milho. A matéria é do portal Agrolink.

“Na prática, o site concentra o que há de mais moderno e acessível ao produtor em relação ao controle biológico de lagartas. Trata-se ainda de um espaço dedicado à ciência atrelada aos baculovírus nas lavouras, e também facilitador de consultas técnicas e de negócios entre agricultores, canais de distribuição e a área comercial da AgBiTech”, resume Alex Ferreira, head da área digital da empresa.

“O visitante do site perceberá rapidamente que a AgBiTech fornece produtos consistentes, de alta tecnologia e que ajudam a tornar a agricultura uma atividade econômica cada vez mais viável, rentável e sustentável. A expectativa é que o novo canal de comunicação venha a se converter numa referência de informações ao campo, sobre os benefícios do manejo biológico de lagartas na agricultura”, finaliza o head da área digital, Alex Ferreira.

Pior já passou, avalia governo sobre greve dos caminhoneiros

Embora ainda considere precipitado dizer que a greve dos caminhoneiros tenha fracassado, o governo avalia que “o pior já passou” e vê o movimento caminhando para sua dispersão. Auxiliares do presidente Jair Bolsonaro acreditam, no entanto, que as principais lideranças pró-paralisação da categoria podem apostar em “fatos novos” para reacender os ânimos do movimento.

Para os assessores presidenciais, como essa tentativa de greve ganhou mais repercussão na mídia do que convocações anteriores, os líderes dos caminhoneiros dificilmente entregarão a toalha tão cedo. Mesmo assim, a ordem do governo é não desmobilizar o monitoramento feito até agora e nem celebrar vitória, o que só insuflaria os grevistas.

Segundo o Valor Econômico, a sensação de alívio das autoridades, porém, é clara. Elas avaliam que aqueles caminhoneiros autônomos que acordaram hoje com a postura de ver o movimento para decidir se aderiam ou não já desistiram da iniciativa e seguiram viagem na estrada.

PT vai indicar Jaques Wagner para presidir Comissão do Meio Ambiente no Senado

A bancada do PT no Senado vai indicar Jaques Wagner (PT-BA) para a presidência da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Casa. O controle do colegiado foi prometido aos petistas pelo DEM durante negociações pelo apoio à candidatura de Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Os parlamentares do PT querem fazer da questão ambiental a nova frente de batalha contra o governo Jair Bolsonaro.

Além da CMA, os petistas devem ficar com a presidência da Comissão de Direitos Humanos (CDH), que é controlada pelo partido já há algum tempo. O presidente da vez deve ser o senador Humberto Costa (PT-PE), que será indicada para a cadeira caso Rodrigo Pacheco, de fato, vença a eleição interna no Senado.

A bancada do MDB no Senado decidiu, por sua vez, que vai indicar o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) para o cargo de primeiro vice-presidente da Casa, numa provável gestão do senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), favorito para vencer as eleições internas nesta segunda-feira. Segundo apuração do Valor Econômico, os emedebistas fizeram uma reunião para discutir o assunto nesta manhã.

 

NA IMPRENSA

 

Estadão – Tesouro dá pontapé inicial para Brasil emitir títulos com selo de boas práticas ambientais e sociais

Estadão – Tesouro diz que não é preciso engessar ainda mais o Orçamento para cumprir práticas sustentáveis

Folha – Greve dos caminhoneiros tem baixa adesão e poucos problemas nas rodovias até o início da tarde

Valor – ANP: Vendas de etanol hidratado caíram 14,7% em 2020

Valor – Ritmo da colheita de soja é o mais lento em dez anos, diz consultoria

Valor – Greve dos caminhoneiros vira teste político para ministro ‘mais importante’ de Bolsonaro

Valor – Pior já passou, avalia governo sobre greve dos caminhoneiros

Valor – Forte demanda por máquina atrai Magazine Luiza ao agro

Valor – PT vai indicar Jaques Wagner para presidir Comissão do Meio Ambiente no Senado

Valor – Gigante do setor de adubos da Índia busca aproximação com o Brasil, afirma OCB

Valor – Nutrien diz que BPC vendeu potássio à Índia por preço abaixo do mercado

Agrolink – Em formato inédito, Divisão Agrícola da Bayer apresenta prioridades de negócio para 2021

Agrolink – Linha de transformação de autopropelido é investimento inteligente para 2021

Agrolink – Nova lei do agro facilita acesso do setor aos investimentos do exterior

Agrolink – Lançado 1º site sobre lagartas e baculovírus na agricultura

Canal Rural – Greve dos caminhoneiros: “Não há interdição nas rodovias”, diz governo

Canal Rural – Soja: Emater monitora ocorrência de esporos da ferrugem asiática no RS

Canal Rural – Programa de aceleração e inovação digital irá unir unidades da Embrapa em SP

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »