Estudo relaciona desnutrição de mães com agravamento dos efeitos do vírus da zika na malformação de fetos
A desnutrição de mulheres grávidas estaria diretamente relacionada ao aumento dos casos de microcefalia pelo vírus da zika. Segundo o Portal G1, um estudo publicado pela revista “Sciences Advances” mostrou que uma alimentação pobre em proteínas aumenta os riscos de infecção nas mães o que pode provocar a malformação dos fetos. Patrícia Gaez, pesquisadora da UFRJ e uma das autoras do estudo, disse ao G1 que durante o surto de 2015, 40% das mães que deram à luz a crianças com microcefalia associada ao zika tinham algum tipo de restrição proteica.
Termina sexta-feira consulta pública sobre saúde bucal do brasileiro
Termina na próxima sexta-feira (17) o prazo para o envio de contribuições à consulta pública do Ministério da Saúde sobre a saúde bucal dos brasileiros. A consulta visa receber sugestões sobre a metodologia a ser aplicada na nova edição da pesquisa SB Brasil 2020, que trata de saúde bucal. Com o estudo, que vai examinar aproximadamente 30 mil pessoas e levantar os principais problemas de saúde bucal, será possível levantar tendências e subsidiar a formulação e aprimoramento das políticas públicas da área. Conforme apurado pela Agência Brasil, a pesquisa SB Brasil 2020 está em sua quinta edição e visa levantar informações para qualificar o planejamento de políticas e programas de promoção, prevenção e assistência em saúde bucal.
Rio inicia campanha de vacinação para conter avanço do sarampo
O estado do Rio de Janeiro iniciou hoje (13) campanha de vacinação contra o sarampo para evitar que a população fluminense sofra com um surto da doença, como o registrado em São Paulo no ano passado. A mobilização vai até 13 de março e tem como meta vacinar 3 milhões de pessoas nos 92 municípios do estado. O público-alvo é a população de 6 meses a 49 anos de idade. De acordo com a Agência Brasil, o Rio de Janeiro teve 373 casos confirmados de sarampo no ano passado, o que já representa uma alta expressiva na comparação com os 20 casos confirmados em 2018. A incidência da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos dois anos e fez com que países como o Brasil, o Reino Unido e a Venezuela perdessem o certificado internacional de erradicação do sarampo.
SAÚDE NA IMPRENSA
Agência Brasil – Termina sexta-feira consulta pública sobre saúde bucal do brasileiro
Agência Brasil – Rio inicia campanha de vacinação para conter avanço do sarampo
Panorama Farmacêutico – Vivemos mais, ganhamos menos e gastamos mais com a saúde
Panorama Farmacêutico – Cresce o consumo de antidepressivos no Brasil
PBAgora – Quase um terço dos paraibanos tem alto risco de desenvolver doenças cardiovasculares
Tribuna da Internet – Projetos de aliados de Bolsonaro propõem distribuição de fraldas e protetor solar
Folha Condeúba – Brasil recebe primeiro mestrado em estudos clínicos sobre diabetes
No comments yet.