Índice de mortalidade do tétano em equinos chega a 80%; doença exige prevenção
Oito em cada 10 equinos morrem após ser diagnosticados com tétano. Essa é a estimativa média de pesquisas científicas recentes. Em entrevista para o jornal parenaense, Folha Agrícola, a gerente da linha de produtos para equinos da Ceva Saúde Animal, Baity Leal, destacou que apesar de não ser contagiosa, a doença é extremamente perigosa para esses animais e deve ser evitada por meio da vacinação. A doença é causada pela bactéria Clostridium tetani, que reside no trato gastrointestinal dos cavalos e pode sobreviver nesse ambiente desfavorável por longos períodos, na forma esporulada. A contaminação ocorre por meio de ferimentos na pele, que podem ser causados por diversos fatores, como ferrageamento, castrações e demais procedimentos cirúrgicos.
População é a maior aliada no combate ao caramujo africano em Rondônia
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), ante o problema que se criou com a proliferação desenfreada do caramujo (que se renova no período chuvoso), a Agência vem fazendo o trabalho de orientação das comunidades por meio das administrações municipais, com orientações dirigidas para escolas, associações, unidades de saúde, e com o importante trabalho dos agentes de saúde que levam informações e métodos de controle deste animal para as famílias. De acordo com o Portal do Governo do Estado de Rondônia, a Agência tem, além do trabalho e orientação e controle, orientado a população a fazer a sua parte e seguir recomendações que podem ser adotadas no dia-a-dia por todas as pessoas.
Governador do MS veta projeto que autoriza visita de animais a pacientes em hospitais
O Projeto de Lei número 648/2019, que prevê a permissão de entrada de animais de estimação e/ou doméstico para a visitação de pacientes em hospitais vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS), foi vetada pelo governador Mauro Mendes (DEM). A determinação do chefe de Estado foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (13). Como apurado pelo portal Hipernotícias, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) apontou inconstitucionalidade do texto, baseada incompetência do Estado para legislar sobre normas gerais relacionadas à proteção e defesa da saúde.
Tuberculose bovina – um problema de saúde pública
Considerada um risco para a saúde pública, já que pode ser um problema tanto para animais quanto para humanos, a tuberculose bovina é uma doença de evolução crônica responsável por diversos prejuízos econômicos. Segundo informações verificadas pelo portal AgroLink, de acordo com o Programa Nacional e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Animal (PNCRBT) lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em 2001, os produtores devem seguir um conjunto de estratégias para a erradicação destas doenças, dentre elas, controle de trânsito de animais, testes diagnósticos regulares, educação sanitária etc. Em humanos, a infecção resulta da ingestão ou da manipulação de leite contaminado ou no caso de trabalhadores rurais, inalando perdigotos de bovinos infectados.
NA IMPRENSA
Folha de São Paulo – Menina desenha manual para tia cuidar do cachorro durante as férias
Folha de São Paulo – Friboi vai expandir abate bovino em Lins mirando exportação
Folha Agrícola – Índice de mortalidade do tétano em equinos chega a 80%; doença exige prevenção
Zero Hora – Estiagem reduz 8% das entregas de leite a indústrias no RS
Negócios Disruptivos – Caixa de areia inteligente da LuluPet rastreia a saúde do seu gato através das fezes
Negócios Disruptivos – Conheça Impossible Pork, a carne de porco feita com base de plantas
AgroLink – Tuberculose bovina – um problema de saúde pública
O Documento – Cadastro de Protetores e Cuidadores de Animais no Município | Agora é Lei
GreenMe – Brasília impõe um fim ao uso de animais em carroças. Agora é se adaptar à nova regra
Agência Brasil – Zoológico de Manaus permite ver animais de perto e ensina sobre fauna
Valor Econômico – Demanda chinesa por pé de frango valoriza exportações da Zanchetta
Metrópoles – Animais de estimação necessitam passar por exames de rotina
Portal Zap – O leite de camelo tem mais vantagens do que o leite de vaca
Agevisa – População é a maior aliada no combate ao caramujo africano em Rondônia
Hnt – Governo veta projeto que autoriza visita de animais a pacientes em hospitais
Agência de Notícias PR – Risco de leptospirose cresce nos períodos de chuvas intensas
______________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.