Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária entra em funcionamento para notificação de emergências veterinárias
Em funcionamento desde 16 de janeiro, o Sistema Brasileiro de Emergência Veterinária (e-Sisbravet), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) já tem 725 usuários cadastrados desde o início da operação. A estimativa é chegar a cerca de 3 mil usuários, conforme o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA), Geraldo Moraes. De acordo com o portal do Mapa, com o Sisbravet, o produtor ganhou mais um canal de comunicação com o serviço veterinário oficial, pois pode entrar na página do Ministério da Agricultura ou na página dos órgãos executores de saúde animal do estado apresentar notificação de suspeita de doença. Essa informação é imediatamente disparada, eletronicamente, para todas as unidades veterinárias responsáveis pela propriedade com os animais sob suspeita. A partir daí, o veterinário irá a campo, o mais rápido possível, para iniciar a investigação. Cerca de 4.700 veterinários do país poderão abastecer o sistema com dados sobre detecção e atendimento de doenças dos rebanhos com agilidade, evitando a rápida dispersão, reduzindo os custos para os produtores e o risco de perda de mercados externos. Geraldo Moraes alerta que é fundamental o máximo de produtores se inscreverem e utilizarem o Sisbravet, que está aberto para qualquer cidadão fazer a notificação de suspeita.
Relação de troca entre preço do frango X milho é entrave para avicultor paulista
Os custos de produção para o avicultor paulista representam o maior entrave no setor neste começo de ano, de acordo com a analista de mercado da Scot Consultoria, Juliana Pila. Segundo ela, desde o fim de dezembro até agora, a ave no atacado em São Paulo teve desvalorização de quase 20%, enquanto o milho em janeiro de 2020 está mais de 28% mais caro que no mesmo mês do ano passado. Juliana explica que nos próximos meses o preço do frango deve começar a ter lenta recuperação, com aumentos mais consistentes a partir do segundo semestre. De acordo com Juliana, no início do ano é esperado que as cotações do frango estejam um pouco mais baixas já que, ainda que o preço desta proteína seja mais competitivo, o menor poder aquisitivo da população nesta época prejudica a demanda. Segundo reportagem do portal Notícias Agrícolas, esta seria a principal razão para a desvalorização maior para a ave no atacado. Ainda que as cotações estejam pressionadas, ela explica que os preços praticados no mercado de frango este ano estão melhores que no ano passado. No caso do frango atacado, o preço em janeiro de 2020 é cerca de 6% maior do que no período em 2019, enquanto para a ave na granja, o valor é quase 10% maior do que o que era pago em janeiro de 2019.
Pet shop na China reúne salão de beleza, playground e piscina para cães
Para alguns animais de estimação, ir ao pet shop é sinônimo de pavor e angústias sem fim. Não é o caso dos bichanos que frequentam o Nova Pet, uma clínica veterinária na China diferente de tudo o que você já viu. Localizado em Hangzhou, o empreendimento é o verdadeiro paraíso para os companheiros de quatro patas, já que reúne salão de beleza, playground e piscinas construídas especialmente para eles. De acordo com reportagem da Casa Vogue, a fim de criar um local acolhedor e instigante para os animais e humanos, os arquitetos apostaram em ambientes amplos, integrados e interativos dispostos numa construção de 450 m². Todas as áreas foram pensadas para favorecer a socialização não só dos pets, mas também de seus donos. O salão principal é formado por uma espécie de café de dois níveis, acolhendo de forma confortável animais e humanos. Essa diferença de altura tem como objetivo deixar os visitantes frente a frente sempre que possível, tenha ele quatro patas ou não. Enquanto as pessoas se sentam nas mesas no nível mais baixo, os animais de estimação ficam livres para passear pela passarela que os deixam na altura da cabeça de seus donos.
ICMBio – Caminhão levando cerca de 17 mil caranguejos é apreendido
Zero Hora – Preço dos ovos é recorde em janeiro
ANDA – Multa para quem participa da farra do boi agora é lei em SC
ANDA – Empresas de turismo são acusadas de maus-tratos a golfinhos
ANDA – Projeto de lei que condena ativismo por direitos animais pode ser aprovado no Canadá
G1 – ‘Capifaixas’ são pintadas em MS para evitar que animais sejam atropelados
Estadão – Comportamento Animal – Quem tem medo de anestesia?!
Estadão – Zoológico de Berlim mostra filhotes de panda pela 1ª vez
Agrolink – Preço do bezerro subiu em Mato Grosso do Sul
Agrolink – Maior movimentação no mercado de sebo bovino
DW – O alerta de cientistas para evitar o desaparecimento de insetos
Notícias Agrícolas – Relação de troca entre preço do frango X milho é entrave para avicultor paulista
Canal Globo Rural – Governo flexibiliza regras para a produção de vitela
Globo – Extra – Luisa Mell critica Grazi por foto com filhote; “não faz ideia do horror que está financiando”
Canal Rural – Cotação dos animais de reposição em MS sobe 22% em um ano
Araucária no Ar – Sequência de macacos encontrados mortos na área rural de Araucária reforça a importância da vacinação contra a febre amarela
Casa Vogue – Pet shop na China reúne salão de beleza, playground e piscina para cães
UOL – Juiz entrega a tutoras 6 cães e 8 aves vítimas de maus-tratos resgatados no MT
Campo Grande News – Suinocultura avança e puxa geração de empregos em Dourados
Metrópoles – China confirma mercado de Wuhan como epicentro do coronavírus
_____________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.