Boletim NK – Enfermeiros do Distrito Federal poderão prescrever medicamentos e solicitar exames

//Boletim NK – Enfermeiros do Distrito Federal poderão prescrever medicamentos e solicitar exames
Enfermeiros do Distrito Federal poderão prescrever medicamentos e solicitar exames
Enfermeiros da rede pública de saúde do Distrito Federal poderão prescrever medicamentos e solicitar exames aos pacientes, em todos os níveis de assistência. Conforme destaca o Correio Braziliense, uma portaria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta terça feira (28). A prescrição dos medicamentos e solicitação de exames deverão ser realizadas obrigatoriamente no contexto da consulta ou avaliação de enfermagem. Na falta de protocolos vigentes, ainda não elaborados pela área técnica responsável na Secretaria de Saúde, serão adotados os protocolos do Ministério da Saúde. “Também de acordo com a portaria publicada nesta terça-feira, a prescrição de medicamentos e a solicitação de exames, em todos os níveis de assistência, deverão ser realizadas em formulário padronizado da Secretaria de Saúde, de acordo com sua especificação, identificado com matrícula do prescritor, número da inscrição no Conselho Regional de Enfermagem, nome completo do profissional e respectiva assinatura. O direito conferido ao enfermeiro não impede que o médico possa também fazer as prescrições subsequentes”, completa a publicação.

Proposta amplia combate ao tabagismo

O Projeto de Lei 6387/2019, do Senado Federal, proíbe qualquer tipo propaganda de produtos destinados ao fumo, derivados ou não do tabaco. Atualmente, a lei já veda a propaganda comercial de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto, derivado ou não do tabaco. O projeto amplia esse conceito ao incluir na proibição a publicidade, a promoção e o patrocínio de qualquer produto tabagista, bem como a exposição de cigarros nos pontos de venda. A proposição, ainda, define propaganda, publicidade e promoção como qualquer forma de comunicação, recomendação ou ação comercial que tenha o objetivo promover, direta ou indiretamente, qualquer produto ligado ao fumo e, dentre algumas estipulações, o texto também altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever como infração gravíssima o ato de fumar em veículos quando houver passageiro menor de 18 anos.

Atividade física é fundamental também para doentes oncológicos

De acordo com o site Estado de Minas, as atividades físicas previnem uma série de doenças, têm impacto na autoestima e, além do corpo, ajudam na melhora emocional e psíquica daqueles que se encontram em combate a uma patologia. Para quem está em enfrentamento do câncer, os exercícios são fundamentais para amenizar os efeitos colaterais do tratamento, além de abrir uma perspectiva de bem-estar para indivíduos que experimentam processos difíceis de terapia e desejam ter uma vida mais sadia no tempo em que o transtorno persiste. “O senso comum acredita que o paciente oncológico precisa ficar na cama, em repouso absoluto. Pelo contrário, ele precisa se movimentar e estudos científicos atestam isso. Exercícios aeróbicos, musculação e até exercícios isométricos, como o pilates, respeitando a condição de cada paciente, o tipo de tumor e seu estágio, ajudam na manutenção do peso, na redução da fadiga, das náuseas, dos vômitos e dos níveis de inflamação do organismo, bem como elevam a força muscular, a função do sistema imune e a motilidade do trato gastrointestinal”, esclarece a oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas Flávia Paes.

Município de Pernambuco convoca diabéticos para tratamento pioneiro contra cegueira

A Secretaria de Saúde de Serra Talhada, em Pernambuco, está ampliando o número de pacientes diabéticos atendidos pelo projeto de “Uso de Inteligência Artificial no Combate à Cegueira por Retinopatia Diabética”, que foi implantado no final de 2019, na Unidade Avançada em Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV), no Alto da Conceição. De acordo com o Portal G1, o projeto conta com uma equipe especializada que atende mensalmente os pacientes cadastrados nas unidades de saúde do município e agendados pela Secretaria de Saúde. Na estreia do projeto cerca de 200 pacientes foram consultados pelos médicos especialistas da FAV e passaram por exame de Retinografia, que é a imagem do fundo de olho, fundamental para diagnóstico da Retinopatia Diabética.

SAÚDE NA IMPRENSA
BBC News  – O relato de uma brasileira confinada em Wuhan, epicentro do coronavírus: ‘É como uma prisão domiciliar’

O Globo – Poluição atmosférica afeta sistema reprodutor feminino, diz novo estudo

Zero Hora – Secretaria da Saúde do Paraná descarta suspeita de coronavírus em paciente de Curitiba

Correio Braziliense – Enfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames

Valor Econômico – OMS decidirá amanhã se declara emergência global pelo coronavírus

Estado de Minas – Atividade física é fundamental também para doentes oncológicos

Estado de Minas – ‘Uma pessoa infectada pode infectar outras duas’, diz especialista

G1 – Em surto, Cruzeiro do Sul tem mais de 600 casos confirmados de dengue e um óbito neste ano

G1 – Unidade móvel de oftalmologia do Sesc Minas atende pacientes em Araxá

G1 – MPF expede recomendação a órgãos de saúde para erradicação de malária em terra indígena no AM

G1- Secretaria de Saúde convoca diabéticos para tratamento pioneiro contra cegueira

UOL – Políticas focadas apenas em abstinência não funcionam, alerta OMS

_____________________________________________________

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »