Proposta amplia combate ao tabagismo
O Projeto de Lei 6387/2019, do Senado Federal, proíbe qualquer tipo propaganda de produtos destinados ao fumo, derivados ou não do tabaco. Atualmente, a lei já veda a propaganda comercial de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto, derivado ou não do tabaco. O projeto amplia esse conceito ao incluir na proibição a publicidade, a promoção e o patrocínio de qualquer produto tabagista, bem como a exposição de cigarros nos pontos de venda. A proposição, ainda, define propaganda, publicidade e promoção como qualquer forma de comunicação, recomendação ou ação comercial que tenha o objetivo promover, direta ou indiretamente, qualquer produto ligado ao fumo e, dentre algumas estipulações, o texto também altera o Código de Trânsito Brasileiro para prever como infração gravíssima o ato de fumar em veículos quando houver passageiro menor de 18 anos.
Atividade física é fundamental também para doentes oncológicos
De acordo com o site Estado de Minas, as atividades físicas previnem uma série de doenças, têm impacto na autoestima e, além do corpo, ajudam na melhora emocional e psíquica daqueles que se encontram em combate a uma patologia. Para quem está em enfrentamento do câncer, os exercícios são fundamentais para amenizar os efeitos colaterais do tratamento, além de abrir uma perspectiva de bem-estar para indivíduos que experimentam processos difíceis de terapia e desejam ter uma vida mais sadia no tempo em que o transtorno persiste. “O senso comum acredita que o paciente oncológico precisa ficar na cama, em repouso absoluto. Pelo contrário, ele precisa se movimentar e estudos científicos atestam isso. Exercícios aeróbicos, musculação e até exercícios isométricos, como o pilates, respeitando a condição de cada paciente, o tipo de tumor e seu estágio, ajudam na manutenção do peso, na redução da fadiga, das náuseas, dos vômitos e dos níveis de inflamação do organismo, bem como elevam a força muscular, a função do sistema imune e a motilidade do trato gastrointestinal”, esclarece a oncologista clínica do Grupo Oncoclínicas Flávia Paes.
Município de Pernambuco convoca diabéticos para tratamento pioneiro contra cegueira
A Secretaria de Saúde de Serra Talhada, em Pernambuco, está ampliando o número de pacientes diabéticos atendidos pelo projeto de “Uso de Inteligência Artificial no Combate à Cegueira por Retinopatia Diabética”, que foi implantado no final de 2019, na Unidade Avançada em Oftalmologia da Fundação Altino Ventura (FAV), no Alto da Conceição. De acordo com o Portal G1, o projeto conta com uma equipe especializada que atende mensalmente os pacientes cadastrados nas unidades de saúde do município e agendados pela Secretaria de Saúde. Na estreia do projeto cerca de 200 pacientes foram consultados pelos médicos especialistas da FAV e passaram por exame de Retinografia, que é a imagem do fundo de olho, fundamental para diagnóstico da Retinopatia Diabética.
Câmara Notícias – Proposta amplia combate ao tabagismo
Agência Nacional – Backer tem mais 10 lotes de cerveja contaminados; 28 casos são suspeitos de intoxicação
Ministério da Saúde – Novo coronavírus: três casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde
Folha de São Paulo – “Eu tive zero de efeito colateral durante o tratamento de quimioterapia”
Folha de São Paulo – Hospitais de SP ainda se preparam para possível surto de coronavírus
Folha de São Paulo – Paciente com suspeita de coronavírus em São Leopoldo (RS) tem H1N1
O Estado de São Paulo – Austrália desenvolve coronavírus em laboratório e pode acelerar vacina
O Globo – Poluição atmosférica afeta sistema reprodutor feminino, diz novo estudo
Zero Hora – Secretaria da Saúde do Paraná descarta suspeita de coronavírus em paciente de Curitiba
Correio Braziliense – Enfermeiros poderão prescrever medicamentos e solicitar exames
Valor Econômico – OMS decidirá amanhã se declara emergência global pelo coronavírus
Estado de Minas – Atividade física é fundamental também para doentes oncológicos
Estado de Minas – ‘Uma pessoa infectada pode infectar outras duas’, diz especialista
G1 – Em surto, Cruzeiro do Sul tem mais de 600 casos confirmados de dengue e um óbito neste ano
G1 – Unidade móvel de oftalmologia do Sesc Minas atende pacientes em Araxá
G1 – MPF expede recomendação a órgãos de saúde para erradicação de malária em terra indígena no AM
G1- Secretaria de Saúde convoca diabéticos para tratamento pioneiro contra cegueira
UOL – Políticas focadas apenas em abstinência não funcionam, alerta OMS
_____________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.