Boletim NK – Diretrizes de tratamento para o melanoma estão defasadas

//Boletim NK – Diretrizes de tratamento para o melanoma estão defasadas
Diretrizes de tratamento para o melanoma estão defasadas
Uma das atividades da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é analisar constantemente as diretrizes para os tratamentos oferecidos nos sistemas público e privado, a fim de ampliar e possibilitar o acesso aos tratamentos oncológicos mais eficazes, que melhoram a qualidade de vida e aumentam a sobrevida dos pacientes. Como em muitos casos existe uma discrepância significativa entre os dois, a SBOC busca formas de proporcionar condições semelhantes aos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os pacientes que dependem do SUS ficam à mercê de um quimioterápico-padrão que não proporciona mais anos de vida aos pacientes, além de ter efeitos colaterais bastante severos”, lamenta Dr. Rodrigo Munhoz, vice-presidente da SBOC, em entrevista ao Portal Farmacéutico. Munhoz destaca ainda que, no sistema privado, desde janeiro de 2018 estão disponíveis tratamentos que permitem aos pacientes um aumento considerável de sobrevida, como a imunoterapia e a terapia-alvo.

Sistema capixaba de vigilância em saúde é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil

O Sistema de Informação em Saúde e-SUS Vigilância em Saúde (VS) é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil voltado para a vigilância. O e-SUS VS foi instruído em todo território capixaba no início de 2020 como o novo sistema de notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde voltados aos serviços de saúde pública e privada. O pioneirismo do sistema é apontado pelo gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Saúde (Sesa), Marcio Merçon, em entrevista ao CONASS. “A nível estadual, o e-SUS VS é uma iniciativa de desenvolvimento de sistema voltado à vigilância em saúde que nenhum outro Estado no Brasil fez. O Espírito Santo é pioneiro”, informa.

Usuários de plano de saúde denunciam dificuldades para marcar consultas e tratamentos: ‘O que me salvou foi o SUS’

Usuários do plano de saúde Unimed Norte Nordeste denunciam dificuldades para marcar consultas e realizar tratamentos médicos em Salvador. Alguns pacientes contaram que, mesmo pagando mensalidades do plano, acabaram precisando do Serviço Único de Saúde (SUS). Em nota da Unimed Norte Nordeste, divulgada pelo G1, a operadora informou que vem buscando solucionar algumas dificuldades existentes na rede de atendimento. Destacou ainda que os atendimentos de urgência e emergência estão assegurados.

Startup desenvolve lente de contato “inteligente” para auxiliar pessoas com baixa visão

Uma empresa emergente focada em “computação invisível”, sediada nos Estados Unidos, revelou nesta quinta-feira (16) uma lente de contato inteligente que oferece uma tela de realidade aumentada no campo de visão do usuário.A lente de contato Mojo Vision oferece uma tela com informações e notificações e permite que o usuário interaja focando seus olhos em determinados pontos. Divulgado pelo portal Zero Hora, as lentes de contato rígidas, que a empresa desenvolve em segredo há uma década, também podem ser usadas para ajudar pessoas com deficiência visual através do uso de sobreposições de imagem aprimoradas e obtiveram aprovação das autoridades de saúde dos Estados Unidos para testá-la como um dispositivo médico.

SAÚDE NA IMPRENSA

Estadão – Ministério orienta portos e aeroportos a reforçarem cuidados diante de vírus da China

ANVISA – Maior controle de nitrosaminas

ANVISA – Publicada redistribuição de áreas por diretores

CONASS – Sistema capixaba de vigilância em saúde é a primeira iniciativa no âmbito estadual no Brasil

CONASS – Triagem neonatal pode identificar doenças raras nos primeiros dias de vida dos bebês

Agência Brasil – Governo interino da Bolívia destina 10% do orçamento para a saúde

G1 – Usuários de plano de saúde denunciam dificuldades para marcar consultas e tratamentos: ‘O que me salvou foi o SUS’

Ministério da Saúde – Operação Gota deve vacinar mais de 20 mil pessoas na região Norte

Agência Brasil – Termina hoje consulta pública para pesquisa sobre saúde bucal

Panorama Farmacéutico – Diretrizes de tratamento para o melanoma estão defasadas

Agência Pará – Sespa dá atenção especial à Saúde da Mulher

__________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »