Boletim NK – Controle da verminose em ovinos vai além da vermifugação

//Boletim NK – Controle da verminose em ovinos vai além da vermifugação

Embrapa Gado de Corte desenvolve Centro de Manejo com tecnologias focadas em bem-estar animal

O conceito e as técnicas adotadas para oferecer melhor qualidade de vida aos animais já fazem parte do dia a dia da pecuária e têm ganhado cada vez mais espaço na atividade. Com foco em entender o comportamento do rebanho e o impacto das medidas, a Embrapa Gado de Corte, localizada em Mato Grosso do Sul, desenvolveu um novo Centro de Manejo de Baixo-Estresse, que segue os preceitos de bem-estar animal, principalmente na atenuação do estresse que normalmente ocorre durante o manejo.

Alinhada a estes princípios, a Beckhauser, pioneira no desenvolvimento de soluções para o manejo na pecuária na área de contenção bovina, fez a doação do equipamento TotalFlex Vazieira, que contribui para um menor nível de estresse durante as atividades, menos acidentes, manutenção do bem-estar animal; além de garantir a segurança dos trabalhadores no manejo.

Segundo a pesquisadora da Embrapa em ambiência e conforto térmico e zootecnista, Fabiana Villa Alves, ter um tronco de qualidade, que facilite o manejo dentro do curral, traz benefícios como animais mais dóceis e menor nível de estresse durante as atividades. “Quando falamos em animais a pasto eles são recolhidos, na maioria dos casos, uma vez ao mês, e isso traz um estresse natural, pois o animal sai do seu habitat e vai para um ambiente estranho ao seu dia a dia”, explica.

Ao longo do processo de desenvolvimento do novo centro, a pesquisadora estudou vários modelos até chegar em um desenho mais moderno da Unidade, que atendesse, com eficiência, as necessidades dos projetos de pesquisa que usam a estrutura como apoio. “Para chegarmos ao melhor modelo precisávamos de um equipamento apropriado e dentro das necessidades do projeto, para vacinação, coleta de sangue, pesagem, entre outros procedimentos de rotina ou de pesquisa”, conta ela. “Não existe hoje em operação na Embrapa um tronco mais moderno que este da Beckhauser. Com ele faremos mensurações comparativas, de como era o nível de estresse do animal quando contido num tronco convencional e como será com esse novo, mais moderno e eficiente”, destaca Fabiana, ao avaliar o TotalFlex Vazieira, doado pela Beckhauser. As informações são do Portal do Agronegócio.

 

Criado há um ano, Samu veterinário atendeu mais de 800 cães e gatos em Esteio

Em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre, os donos de animais de estimação podem recorrer a um serviço público incomum, mas muito útil. Trata-se do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, conhecido como Samuvet. Ele foi criado para que a administração pública possa ir até os animaizinhos da cidade que precisam de auxílio. Cães e gatos de rua ou comunitários, além de bichinhos de estimação cujos donos são famílias de baixa renda integrantes do Cadastro Único (CadÚnico), têm direito a usar o Samuvet.

Os tutores não levam os animais ao canil municipal. Todo serviço é feito pelo Samuvet. Depois do pedido, em casos menos urgentes, o atendimento é marcado e o veículo vai até o animal de estimação. Algum tutor deve estar junto durante o atendimento — exceto para os cães de rua que não são comunitários e não possuem nenhum responsável. Um veterinário  faz o atendimento e ali mesmo prescreve os medicamentos, caso necessário. Se o atendimento for mais complexo, o animal pode ser transportado até a sede do Bem Estar Animal, onde ficam o canil municipal e os leitos de ambulatório para os bichinhos.

— Em situações que necessitam intervenção cirúrgica, a prefeitura tem convênio com uma clínica. Neste caso, o Samuvet faz o transporte do animalzinho até lá — conta Luciane.

No mês passado, o Samuvet completou um ano. Neste período, conforme e coordenadora, foram 831 atendimentos realizados com a ambulância pet. Castrações, por exemplo, foram 495.

Luciane explica que os animais de rua que não tem condições de retornar para o local onde foram recolhidos ficam no canil municipal. Atualmente, são cerca de 50 bichinhos nesta situação. A coordenadora ressalta, entretanto, que apesar de não irem para as ruas, eles podem ser adotados. Em 2020, foram 33 pets doados pelo canil, o que mostra uma rotatividade positiva. A matéria é do GZH.

 

Pressionado, prefeito de Brejo do Cruz volta atrás e desiste de decreto autorizando sacrifício de animais abandonados

Após ser alvo de pressão e retaliações nas redes sociais, o prefeito de Brejo do Cruz, Tales Torricelli, voltou atrás acerca do decreto que determinada o recolhimento e sacrifício de animais na cidade. Em uma postagem em seu perfil no instagram, na tarde desta quinta-feira (19), o gestor disse que o decreto será revogado e que nenhuma animal será sacrificado. O decreto que data de 18 de janeiro (confira o documento abaixo) diz em seu artigo 7 que os animais recolhidos das ruas, que não tiverem dono, poderão ser sacrificados a critério da autoridade sanitária.

O ClickPB tentou entrar em contato com o gestor para saber quais os procedimentos serão adotados acerca da saúde dos animais, mas até o encerramento da matéria ele não atendeu as ligações.

 

NA IMPRENSA

 

Agência Senado – Projeto susta cessão de espaços para aquicultura em águas da União

Agrolink – Sistema de gestão fitossanitária é atualizado e dados das aplicações agora podem ser cadastrados diretamente pelo celular

Agrolink – ES: Todos os criadores de animais precisam atualizar o cadastro no Siapec

Agrolink – Controle da verminose em ovinos vai além da vermifugação

Agrolink – Com orientação do Senar/MS, produtor de Tacuru investe em sistema integrado e aumenta produtividade

GZH – Criado há um ano, Samu veterinário atendeu mais de 800 cães e gatos em Esteio

ClickPB – Pressionado, prefeito de Brejo do Cruz volta atrás e desiste de decreto autorizando sacrifício de animais abandonados

Globo Rural – Faesp cobra do governo de São Paulo isenção de cobrança de ICMS para o leite

Globo Rural – Gigantes da indústria da carne nos EUA oferecem bônus a funcionário que tomar vacina

Globo Rural – China registra surto de Covid-19 em importante planta de processamento de frango

Portal do Agronegócio – Preços dos suínos seguem com quedas devido ao período de baixo consumo

Portal do Agronegócio – Embrapa Gado de Corte desenvolve Centro de Manejo com tecnologias focadas em bem-estar animal

Portal do Agronegócio – Pesca de arrasto é suspensa temporariamente no litoral do Rio Grande do Sul

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »