Boletim NK – Avião joga agrotóxico próximo a cidade de Santa Terezinha e deixa a população preocupada

//Boletim NK – Avião joga agrotóxico próximo a cidade de Santa Terezinha e deixa a população preocupada
Avião joga agrotóxico próximo a cidade de Santa Terezinha e deixa a população preocupada
Um cheiro forte incomodou a população de Santa Terezinha que ficou apreensiva sem saber de onde estava vindo, sendo identificado logo depois um avião agrícola sobrevoando as pastagens da antiga fazenda Codeara nos limites da cidade, hoje de propriedade do Grupo Tigrão de Confresa. Este avião estava aplicando agrotóxico na fazenda e o vento trouxe parte desse veneno para a cidade, principalmente nos setores que ficam no limite da fazenda. Conforme apurado pelo Jornal Repórter do Araguaia, foram muitos relatos de crianças e pessoas passando mal com o cheiro forte, tosse e irritação nos olhos. A matéria ainda cita o Projeto de Lei 3615/2012 do Deputado Padre João, que altera as regras para a pulverização aérea de defensivos agrícolas e utiliza dados do Sindag sobre a aplicação de agroquímicos.

MT: praga que tira 15 sacas de soja por hectare está presente

As altas temperaturas de Mato Grosso têm favorecido a multiplicação de um inseto difícil de erradicar, a mosca branca. Segundo o portal AgroLink, alguns produtores já estão em estado de alerta, pois a “fumagina”, principal doença transmitida pela mosca, pode comprometer toda uma lavoura de soja, e gerar prejuízo de até 15 sacas por hectare. Para evitar mais prejuízos com a proliferação da mosca branca, a recomendação é monitorar as possíveis áreas hospedeiras e iniciar o controle no primeiro estágio da praga. O diretor administrativo da Aprosoja-MT, Lucas Beber, afirma que ao notar que o vizinhos não está cuidando de sua área, ou se há alguma área abandonada cheia de praga, o produtor pode denunciar para a Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea).

Lagartas: Brasil tem 1º laboratório móvel de controle biológico

Foi lançado esse mês no Brasil o primeiro laboratório móvel desenvolvido no País para suporte ao manejo de lagartas com inseticidas à base de baculovírus. A inovação, trazida pela empresa australo-americana AgBiTech, possibilita transferir conhecimento à cadeia produtiva do agronegócio, visando o uso racional de inseticidas nas lavouras. Em informativo do portal AgroLink, a AgBiTech aponta que, instalado no interior de um caminhão, o laboratório móvel é conduzido por profissionais altamente especializados no manejo de pragas. As lideranças do projeto acreditam que até o final da safra, em torno de 20 mil quilômetros terão sido cobertos.

Japão vai oferecer apoio financeiro para o desenvolvimento de drones

O governo do Japão planeja oferecer apoio financeiro para o desenvolvimento de drones da próxima geração. Autoridades querem fomentar fabricantes nacionais em um mercado global no qual os chineses detêm uma fatia de 70%. A assistência inclui empréstimos a juros baixos por instituições afiliadas ao governo. Tratamentos fiscais preferenciais e subsídios também estão sendo estudados. Conforme publicação da Agência Brasil, os futuros fabricantes precisarão se submeter a um conjunto de condições para receber o apoio.

NA IMPRENSA
Agência Brasil – Japão vai oferecer apoio financeiro para o desenvolvimento de drones

O Globo – Exploração legal ajuda a proteger reservas indígenas

Valor Economico – Concessão de crédito a cana irrigada na BA depende do CMN

AgroLink – MT: praga que tira 15 sacas de soja por hectare está presente

AgroLink – Lagartas: Brasil tem 1º laboratório móvel de controle biológico

AgroLink – Produtores pedem nova legislação para renegociação de dívidas

AgroLink – Produção mundial de açúcar pode se retrair

AgroLink – Produtor de HF pode ganhar mais com uso de bioestimulantes 

Instituto Unisinos – Cresce o mercado de agrotóxicos ilegais no Brasil

Seagri – Investimento em máquinas e equipamentos impulsiona o agronegócio em Rondônia

O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »