Apesar das turbulências, ministra prevê bom ano para o agronegócio  

//Apesar das turbulências, ministra prevê bom ano para o agronegócio  
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira (13) que, apesar das turbulências, 2020 será um bom ano, com perspectiva de nova supersafra. Segundo o Valor Econômico ela pregou cautela com as análises de possíveis impactos nas exportações do agronegócio nacional de temas como o coronavírus, acordo Estados Unidos-China e alta do dólar. Segundo a ministra, o Brasil está acompanhando a evolução do coronavírus na China, mas que a reabertura dos portos ontem deve “normalizar” os fluxos de exportações. Na semana passada, o Ministério da Agricultura admitiu que haveria redução nos embarques brasileiros para os asiáticos em um ou dois meses. Ela disse que existe um “pânico” na imprensa, mas que o número de casos confirmados na China comparados ao tamanho da população, de 1,3 bilhão de pessoas, não é “nada”, segundo Tereza Cristina. “As pessoas precisam comer, vão ter que trabalhar. São conjunturas momentâneas, mas que temos que analisar com a devida cautela e um cenário maior e não pontual como as pessoas querem fazer”, afirmou. Sobre o acordo comercial enter Estados Unidos e China, a ministra disse que conhece o “guarda-chuva” dos termos e questionou os efeitos práticos para os brasileiros. “Será que o impacto será esse que os profetas do apocalipse estão falando?”, questionou. Tereza Cristina ainda destacou que a soja que está sendo colhida agora já está precificada e vendida, o que ameniza qualquer prejuízo que poderia ocorrer.

Pesquisador Alexandre Alonso é o novo chefe-geral da Embrapa Agroenergia

A Embrapa divulgou nesta quinta-feira (13), que o pesquisador Alexandre Alonso Alves é o novo chefe-geral da Embrapa Agroenergia. Ele assumiu interinamente o cargo no dia 7 de fevereiro de 2020, após a nomeação de Guy de Capdeville para a Diretoria-Executiva de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa. A mudança foi publicada no BCA Nº 6/2020, de 10/02/2020, Portaria Nº 128. “Com a minha saída da Chefia Geral, é natural que o chefe-adjunto substituto, Dr. Alexandre Alonso Alves, assume interinamente a Chefia da Embrapa Agroenergia. Alexandre é um pesquisador muito competente e, como chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, foi capaz de realizar grandes transformações no setor, integrando fortemente a área de TT com a de P&D e dando celeridade ao macroprocesso de inovação na UD. Tenho certeza de que ele irá conduzir a UD com muito equilíbrio e contando com a competentíssima equipe de lá. Desejo sorte ao novo grupo de gestores da Embrapa Agroenergia e reitero que esta Unidade sempre poderá contar com o meu apoio”, afirmou o novo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Guy de Capdeville, sobre a nomeação de Alexandre Alonso. Alexandre Alonso também falou sobre o desafio de assumir a gestão da Embrapa Agroenergia: “Devido ao trabalho de sucesso que vínhamos realizando conjuntamente nos últimos anos, não vejo necessidade neste momento de grandes mudanças. Por certo, novos desafios nos serão apresentados, assim como novas oportunidades surgirão. Tenho absoluta convicção de que, com o apoio da equipe da Embrapa Agroenergia, que além de muito competente é extremamente comprometida, continuaremos a construir esta história de sucesso”, afirmou. Alonso foi chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia e substituto de Guy de Capdeville nos últimos três anos. É graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e tem mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui MBA em Gestão de Negócios pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). Atuou ainda como Coordenador de Planejamento e Negócios da Unidade Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) – Bioquímica de Renováveis, foi membro da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e membro do Subgrupo Técnico de Segurança da Infraestrutura Crítica de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. O chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, João Ricardo Moreira de Almeida, foi designado como substituto de Alonso em suas ausências e impedimentos legais, eventuais ou temporários.

Bayer anuncia nova molécula de herbicida

A Bayer anunciou nesta quinta-feira (13) o desenvolvimento de uma nova molécula de herbicida. Trata-se do primeiro ingrediente ativo com novo modo de ação para controle de plantas daninhas pós-emergência nos últimos 30 anos. De acordo com o portal AgroLink a descoberta de novos modos de ação contra as invasoras tem sido o maior desafio da indústria de agroquímicos. Enquanto isso, cresce exponencialmente a resistência das plantas daninhas contra os herbicidas disponíveis no mercado, aumentando a importância de ampliar o leque de opções tanto para preservar as tecnologias como as práticas que ajudam a sequestrar gases de efeito estufa, tais como o plantio direto. De acordo com a Bayer, a molécula encontra-se na “Fase 2” do desenvolvimento inicial, mas já demonstrou um controle “eficaz de gramíneas resistentes importantes” nas pesquisas iniciais: “O trabalho demonstra progresso em direção ao compromisso de longo prazo da Bayer de investir aproximadamente 5 bilhões de Euros em novos métodos para combater plantas daninhas na próxima década”. Ainda de acordo com a fabricante, a descoberta desta molécula está sendo complementada por um projeto para identificar e desenvolver um novo traço, ou característica biotecnológica correspondente para transmitir tolerância ao novo herbicida. Também nesse caso as abordagens iniciais estão “sendo avaliadas”, informa a multinacional. Além do novo herbicida, a Bayer ainda apresentou mundialmente nesta quinta-feira (13.02) que avançou no desenvolvimento de uma nova variedade de milho de baixa estatura através da edição genética. Com isso, dois conceitos anteriores avançaram para a “Fase 3”. A gigante com origem alemã também informou que três gerações de características de tolerância a herbicidas na soja avançaram, representando o “pipeline mais robusto do setor de biotecnologia de controle de ervas daninhas para a soja”. Tudo isso foi conseguido, ressalta a Bayer, graças ao maior investimento em P&D da indústria agrícola: mais de 2,3 bilhões de Euros por ano.

Corteva lança solução para monitoramento de lavouras

Nascida no Vale do Silício, nos Estados Unidos, a Granular, empresa de agricultura digital fundada em 2014 e adquirida pela Corteva em 2017, apresenta ao mercado o Granular Insights. Essa é a primeira solução da empresa no Brasil, que oferece softwares de dados operacionais, financeiros e agronômicos, e que está presente também no Canadá e Austrália, informou o portal AgroLink nesta quinta-feira (13). Granular Insights é uma ferramenta que permite aos produtores direcionarem o monitoramento no campo para identificar mudanças nas lavouras, facilitar a colaboração com os parceiros e trazer informações para tomada de decisão com confiança e economia de tempo, buscando aumento de lucratividade. Além disso, é uma solução de interface intuitiva e, por isso, muito fácil de ser usada. “Nossa missão é usar a tecnologia para ajudar produtores a fortalecerem seus negócios e cuidar da terra para as novas gerações que virão, melhorando vidas no campo e, consequentemente, na cidade”, explica Lucas Melo, Líder de Marketing da Granular no Brasil. “Estamos trabalhando para expandir nossa operação nas diversas regiões do país em número de usuários e área monitorada”, completa o executivo. Granular Insights utiliza imagens capturadas por uma constelação de satélites, em resolução de 3x3m, majoritariamente das 10h às 14h do horário local, para aproveitar as vantagens da angulação do sol a pino e entregar apenas as imagens com maior qualidade. “Antes de sair andando de talhão em talhão, o produtor pode direcionar seu trabalho ao detectar, a partir do Granular Insights, qual área merece mais atenção naquele dia,” finaliza Melo. A ferramenta permite que a lavoura seja analisada a qualquer momento, em qualquer lugar, com rankings dos talhões para ajudar a priorizar e tomar decisões, mesmo sem internet ou rede de celular. Granular Insights está disponível para uso no computador e celular, com aplicativos exclusivos para iOS e Android e pode ser usada em diversas culturas, em diferentes fases de desenvolvimento.

NA IMPRENSA
Agência Senado – Exploração da Amazônia deve gerar riqueza para os brasileiros, diz Plínio Valério

O Globo – Brasil espera ações concretas de Fernández antes de definir apoio à Argentina no FMI

O Estado de S.Paulo – Dividir a carga do agronegócio

Valor Econômico – Valor da produção agropecuária deve crescer R$ 42 bi em 2020

Valor Econômico – MP diz que plano de recuperação da Heringer deve ser homologado

Valor Econômico – Exportações de grãos em baixo patamar

Valor Econômico – Abastecimento da Ceagesp deverá estar normalizado no fim de semana

Valor Econômico – Ministra admite que acordo entre EUA e China terá reflexos negativos para o Brasil

Valor Econômico – Apesar das turbulências, ministra prevê bom ano para o agronegócio

Valor Econômico – CNC quer excluir o Funcafé da PEC dos Fundos Públicos

Mapa – Mapa revisa programas de prevenção e controle de pragas vegetais

Embrapa – Aplicativo de celular para manejo em arroz irrigado é resultado de pesquisa pública

Embrapa – Pesquisador Alexandre Alonso é o novo chefe-geral da Embrapa Agroenergia

Embrapa – Vitrine Embrapa valoriza integração Lavoura-Pecuária na Abertura Oficial da Colheita do Arroz

AgroLink – Árvores fixadoras de nitrogênio fazem floresta crescer

AgroLink – Canadá investirá em gerenciamento de risco de exportações

AgroLink – Bayer anuncia nova molécula de herbicida

AgroLink – Grupos latinos querem lutar pela proibição de pesticidas

AgroLink – Regularização fundiária precisa de R$ 400 milhões

AgroLink – Soja brasileira segue em alta

AgroLink – Livro Mulheres do Agro é eleito destaque do ano

AgroLink – Estudos avançam no detector de nutrientes das plantas

AgroLink – Revenda Valley participa da Expoagro deste ano, em Campo Novo (RS)

AgroLink – Corteva lança solução para monitoramento de lavouras

AgroLink – Agências da ONU lutam para combater gafanhotos na África

AgroLink – Produtores rurais conhecem novidades para as lavouras nas visitas às vitrines tecnológicas

Campo Grande News – Isenção a agrotóxicos supera verba do meio ambiente e mais 6 setores em MS

Revista Planeta – Descoberta abelha primitiva de 100 milhões de anos com pólen

_______________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »