ANVISA REFORÇA O COMBATE A LAGARTAS NAS PLANTAÇÕES

//ANVISA REFORÇA O COMBATE A LAGARTAS NAS PLANTAÇÕES
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concluiu na última semana a avaliação do princípio ativo benzoato de emamectina – inseticida que atua no controle de larvas de lepidópteros (lagartas) – e do respectivo produto formulado Proclaim 50, da suíça Syngenta, para fins de registro junto ao Ministério da Agricultura. De acordo com nota da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), um parecer favorável do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já havia sido expedido em outubro. Falta a manifestação do Mapa, o terceiro órgão da tríade responsável pelo registro de químicos agrícolas no país. A expectativa da Abrapa é que a avaliação agronômica do ministério ocorra nos próximos dias. Ainda de acordo com nota da associação dos cotonicultores, ao sair o registro definitivo do Proclaim 50, os produtores de algodão pedirão um prazo de 12 meses ao Governo Federal para esgotar o estoque do benzoato importado, que, segundo estima a Abrapa, ainda seria suficiente para uma safra. Em 2016, Silvia Fagnani, diretora do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), afirmou ao Valor Econômico que um dos motivos para o volume de inseticidas ilegais aplicados em lavouras no país ter aumentado era o registro de benzoato de emamectina em caráter emergencial.

Cooperativas do Paraná unem forças na comercialização de seus produtos

As cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, sediadas na região dos Campos Gerais, no Paraná, lançaram uma nova marca institucional que estará nas embalagens de todos os produtos vendidos pelo trio no atacado e no varejo. É o que informa o Valor. Com a nova marca institucional, Unium, as cooperativas, mesmo mantendo suas gestões independentes e associados próprios, esperam gerar sinergias e ganhos de eficiência na comercialização de produtos das marcas Alegra (carne suína), Herança holandesa (farinhas de trigo) e Naturalle, Colônia Holandesa e Colaso (lácteos). “Somos cooperativas paranaenses e estamos na mesma região, temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade. A criação da marca Unium simboliza o excelente resultado que alcançamos por meio da intercooperação”, afirma, em comunicado, Renato Greidanus, presidente da Frísia. No mesmo comunicado, Frans Borg, presidente da Castrolanda, e Erik Bosch, que comanda a Capal, também destacaram os valores comuns do trio, as vantagens de contar com uma produção 100% própria e o aumento de competitividade que será proporcionado pela unificação de estratégias de vendas. Juntas, as três cooperativas que criaram a Unium tem mais de 5 mil famílias associadas, faturamento anual superior a R$ 7 bilhões e exportam para 25 países. Diariamente, processam 3 milhões de litros e abatem 2,3 mil suínos por dia.

Novo aplicativo ajuda a agir rápido para assegurar saúde de rebanhos

“Saúde Animal” é o novo aplicativo gratuito que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizará para veterinários, criadores e pessoas interessadas em saúde e bem-estar animal. O envio de notificações às autoridades sanitárias sobre suspeitas de ocorrências de doenças ou focos será mais rápido e fácil, assim como será mais simples e imediato o acesso às informações, manuais e legislação federal e estadual, e aos códigos sanitários da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O portal do Mapa destaca que compatível com os sistemas operacionais Android e IOS, o “Saúde Animal” foi desenvolvido em colaboração com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), e será lançado durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), em Belém do Pará, de 4 a 8 de dezembro. Guilherme Marques, diretor do Departamento de Saúde Animal (DAS) do Mapa, disse que o aplicativo atende às necessidades de mercado e de competitividade, como “agilidade, acesso fácil e rápido à informação, interatividade e soluções colaborativas”. “Em curto prazo, o app deverá ser utilizado por 1 milhão de usuários, com base nas estimativas atualizadas de que há no Brasil aproximadamente 5 milhões de propriedades rurais e 120 mil veterinários. O app dispõe de atendimento virtual para responder perguntas dos usuários em português, inglês e espanhol, em áudio e texto”, afirma a publicação.

AGCO desiste de comprar participação na Kepler Weber

A AGCO, uma das maiores fabricantes de máquinas agrícolas do mundo, desistiu de comprar a participação de 34,93% do capital social da Kepler Weber. Em comunicado enviado ao Banco do Brasil, e divulgado há pouco pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia afirmou que a rescisão do contrato de aquisição decorreu do não cumprimento de condições precedentes acordadas entre as partes. O Valor Econômico ressalta que o negócio com a Kepler Weber, fabricante de silos e equipamentos para armazenagem de grãos, era visto como fundamental pela AGCO como forma de avançar no mercado da América do Sul. Em entrevista recente ao Valor, o diretor de relações com investidores da AGCO, Greg Peterson, afirmou que a aquisição permitirá que à empresa aumentar sua presença na América Latina. Na ocasião, ele argumentou que o fato de a Kepler ser “muito bem-sucedida no mercado brasileiro, com uma linha muito forte de produtos” contribuiria para impulsionar outros mercados da região, sobretudo a Argentina. “Dos 34,93% que pretendia adquirir, 17,45% são de tituadalaridade do Banco de Investimento, subsidiária integral do Banco do Brasil, e 17,48% da Previ. O Cade já havia aprovado, sem restrições, a aquisição”, diz parte do comunicado.

NA IMPRENSA

Mapa – Sauditas querem importar mais e investir no país

Mapa – Novo aplicativo ajuda a agir rápido para assegurar saúde de rebanhos

Mapa – Mapa participa de ação mundial sobre o uso racional de antibióticos

Mapa – Cooperação técnica entre Mapa e Codevasf visa apoiar produção irrigada

Mapa – Garantia de abate halal deve aumentar exportação a países muçulmanos

Mapa – Novacki e associações de fiscais discutem modelo de inspeção

MMA – MMA reforça gestão da RPPN Sesc Pantanal

MMA – Sarney Filho engaja sociedade pelo clima

Embrapa – Embrapa apoia o desenvolvimento de políticas públicas da Seapi contra o carrapato bovino e a TPB

Embrapa – Congresso discute a produção animal no Nordeste brasileiro

Embrapa – Festemp reúne 4 mil em busca de oportunidades para empreender

Embrapa – Congresso Florestas Online chega a 9.000 inscritos

Folha de S.Paulo – Drones ‘intrusos’ afetam aeroportos pelo mundo até para filmar aviões

Folha de S.Paulo – Desmatamento agrega ao PIB apenas 0,013% ao ano, diz estudo

Folha de S.Paulo – Sarney Filho diz que renúncia tributária para petróleo é ‘inaceitável’

Folha de S.Paulo – Brasil cobra ambição na COP, mas não faz ‘lição de casa’ climática

O Estado de S.Paulo – Ambiente-se – ONGs apontam caminho para zerar o desmatamento na Amazônia

O Estado de S.Paulo – BNDES lança Fundo de Co-investimento Anjo para startups brasileiras

O Estado de S.Paulo – MBAs entram no concorrido mercado da tecnologia

Portal do Agronegócio – Agricultores sofrem com a redução do Programa de Aquisição de Alimentos

Portal do Agronegócio – Café: Cotações do arábica operam com leve alta nesta manhã de 3ª feira na Bolsa de NY

Valor Econômico – Santander anuncia abertura de mais sete lojas voltadas ao agronegócio

Valor Econômico – Cooperativas do Paraná unem forças na comercialização de seus produtos

Valor Econômico – Reforço no combate a lagartas nas plantações

Valor Econômico – Com adesão ao Refis, lucro da JBS caiu 64% no 3º trimestre

Valor Econômico – Confiança de produtores e agroindústrias cresceu no 3º trimestre

Valor Econômico – Avançam aportes em infraestrutura

Valor Econômico – CCPR tem até o fim do mês para pagar os 50% da Itambé

Valor Econômico – Aumento da gasolina ajuda a ampliar demanda por etanol

Valor Econômico – Raízen eleva previsão de investimento para até R$ 2,6 bi na safra

Valor Econômico – Com adesão ao Refis, lucro da JBS caiu 64% no 3º trimestre

Valor Econômico – Marfrig reduziu prejuízo no período

Valor Econômico – JBS estuda repassar alta do milho para produtos da Seara

Valor Econômico – AGCO desiste de comprar participação na Kepler Weber

Valor Econômico – JBS diz que negociações estão avançadas para venda da Five Rivers

Zero Hora – Queijo colonial turbina renda que vem do leite

Zero Hora – Entenda por que as vacas da Serra dão mais leite

Zero Hora – Carlos Nabinger: ordenando o uso do solo

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.