Agência apresenta cálculo com acréscimo de despesas
A assessoria técnica da ANS apresentou estudos que mostravam o impacto orçamentário da inclusão das novas técnicas. O Estadão destaca ainda que de acordo com a equipe, os dados indicavam que a incorporação deveria ser feita e não trariam impacto significativo para operadoras. O cálculo indicava que a adoção das técnicas traria um acréscimo de despesas de 0,84%. A equipe alertou que dados eram superestimados. Não havia sido incluída na conta a economia com dias de internação ou com a dispensa da realização de novos exames. A equipe argumentou ainda que estudos de custo-efetividade, cobrados por parte dos diretores, não estão disponíveis para todos os procedimentos e, além disso, não são usados em todas as agências reguladoras. A justificativa foi desconsiderada. Atualmente, o exame PET CT tem nove indicações na saúde suplementar. A sugestão era ampliar essa lista, oferecendo também para acompanhamento de pacientes com câncer de tireoide e para epilepsia refratária. Parte dos diretores da agência criticou o fato de o exame não estar disponível em todo o País. “A ANS afirmou que, no novo rol, 18 itens serão incorporados. A nova lista passará a valer a partir do próximo ano. Durante a reunião, foi acertada ainda a formação de um grupo de trabalho para avaliar a inclusão de novas terapias”, ressalta a reportagem.
Setor de saúde pode ter mais consolidação se CVS comprar a Aetna
A proposta da CVS Health Corp, rede de farmácias nos Estados Unidos, para comprar a empresa de seguro-saúde Aetna deslancharia uma onda de negócios semelhantes no setor de cuidados com a saúde, dizem analistas. De acordo com o Valor Econômico, o “The Wall Street Journal” informou que a CVS fez uma oferta para comprar a Aetna por US$ 66 bilhões. A proposta fez analistas e investidores especularem sobre que companhias do setor de saúde poderiam negociar fusões. Analistas dizem que outras empresas poderiam seguir o modelo da operação CVS-Aetna. Comprando a Aetna, a CVS avançaria no segmento de serviços de cuidados com a saúde, aumentaria o seu braço de administração de benefícios ligado a farmácias e teria uma nova forma de incentivar os consumidores a fazerem compras em suas lojas. Analistas do banco de investimentos Leerink apontam a seguradora Anthem como outra empresa que poderia fechar negócio se a operação CVS-Aetna for fechada. A Express Scripts, que tem administrado o braço de benefícios para farmácias da Anthem, tem buscado diversificar seus negócios e foi surpreendida pelo anúncio da Anthem de que lançaria sua operação própria de farmácias. “Leerink disse ainda que a Anthem poderia lançar um acordo com o UnitedHealth Group dono da OptumRx [e dono da Amil, no Brasil], ressalta o texto.
Novo exame para câncer de próstata promete reduzir biópsias desnecessárias
Um novo exame que chegou nos laboratórios brasileiros é capaz de avaliar com mais precisão o risco de um paciente ter câncer de próstata e pode reduzir em até 30% o número de biópsias desnecessárias. O exame tradicional para diagnosticar esse tipo de tumor detecta a quantidade de PSA no sangue, uma proteína produzida pela glândula próstata. Quando o câncer está presente, a próstata produz uma quantidade aumentada de PSA. Porém, um exame positivo não significa que o paciente necessariamente tem o tumor, já que outras condições ou problemas de saúde podem também aumentar a concentração da proteína do sangue. Por isso, quando o resultado é positivo, o médico deve excluir outras possíveis causas que justifiquem o aumento de PSA antes de indicar uma biópsia ao paciente. O Correio Braziliense enfatiza que o novo teste, chamado de exame de próstata phi ou índice de saúde da próstata (phi) acrescenta outro marcador: p2PSA, uma fração do PSA. O exame novo, assim como o tradicional, usa anticorpos que reagem especificamente a cada marcador. Um exame que avalia o PSA livre e o PSA total tem um índice de acerto de cerca de 60%. Quando o p2PSA é adicionado ao teste, o índice passa a ser 90%. “O exame da próstata phi porém não vai substituir o exame PSA tradicional. Ele servirá como um complemento. Esses são os exames que apresentam melhor custo-benefício para a população. O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700”, afirma parte do texto.
Anvisa – Participe de consulta sobre medicamentos de referência
Anvisa – Anvisa visita empresa de Instituto de Biofabricação
ANS – Workshop Promoprev reunirá operadoras de planos de saúde em Manaus
Fiocruz – Câmara Técnica de Cooperação Internacional da Fiocruz faz sua nona reunião
Inca – INCA publica artigo sobre o Outubro Rosa e alerta para a prevenção primária do câncer de mama
ALESP – Palestra sobre câncer de mama em Lins
ALESP – Melhorias no atendimento em nefrologia
Câmara dos Deputados – Comissão permite dedução de despesas com medicamentos de IR de idosos
Senado Federal – CAS vota projeto que torna fraude em lista do SUS improbidade administrativa
Correio Braziliense – Novo exame para câncer de próstata promete reduzir biópsias desnecessárias
Correio Braziliense – Crianças propensas a asma podem se beneficiar da companhia de um pet
Correio Braziliense – Especialistas alertam sobre a importância da vacinação contra o HPV
Folha de S.Paulo – Febre amarela viajou por ‘corredor verde’ de MG a SP, diz especialista
Folha de S.Paulo – Vida moderna e pouco tempo ao ar livre são raízes do ‘boom’ de miopia
Folha de S.Paulo – Julio Abramczyk – Resposta rápida pode prevenir surto de febre amarela
Folha de S.Paulo – Italiano é condenado por infectar 32 mulheres e um bebê com HIV
G1 – Alzheimer pode estar associado com problemas no metabolismo, diz pesquisa
G1 – O que é a Síndrome da Resignação, a misteriosa doença que só ocorre na Suécia
G1 – Por que o Brasil escapou ileso da droga que virou epidemia nos EUA e na Europa
O Estado de S.Paulo – Câmara Técnica de Cooperação Internacional da Fiocruz faz sua nona reunião
O Estado de S.Paulo – SP estuda fracionar vacina de febre amarela caso demanda não se reduza
O Estado de S.Paulo – Mais dois macacos têm teste positivo para febre amarela em SP
O Estado de S.Paulo – Mais dez macacos são achados mortos com febre amarela em Jundiaí
O Estado de S.Paulo – Até igreja vira posto de vacina em São Paulo
O Globo – Quase metade das alergias alimentares surge na vida adulta
Valor Econômico – Ex-executivos da Dasa abrem laboratório para baixa renda
Valor Econômico – Novos modelos de gestão pública da saúde
Valor Econômico – Setor de saúde pode ter mais consolidação se CVS comprar a Aetna
No comments yet.