Controle chinês põe frigoríficos em alerta
O maior controle exigido por Pequim para evitar uma segunda onda do novo coronavírus começou a afetar os frigoríficos brasileiros. Em um esforço de precaução, o Ministério da Agricultura suspendeu voluntariamente a autorização para o Frigorífico Agra, localizado em Rondonópolis (MT), exportar carne bovina à China. Nesta terça-feira (23), a Administração Geral de Alfândegas do país asiático (GACC, na sigla em inglês) informou publicamente ter recebido a decisão do governo brasileiro. O temor de outros frigoríficos é que a ocorrência de casos de covid-19 entre funcionários seja suficiente para bloquear mais abatedouros, ainda que não existam evidências de contaminação pela carne. Na indústria, a decisão do Ministério da Agricultura provocou muita confusão. Enquanto uns encararam a medida como precaução necessária, outros atribuíram a suspensão a uma falha de comunicação entre os dois países. Do ponto de vista estratégico, o Ministério da Agricultura teria razão para agir de forma voluntária, sustentam fontes do setor. Ao suspender a autorização para o Frigorífico Agra exportar, a Pasta tomou as rédeas do processo, evitando que os chineses vetassem a unidade por conta própria. Sendo assim, o ministério poderá reinserir o abatedouro na lista dos autorizados a vender para a China, afirma uma fonte. Por outro lado, há quem argumente que a suspensão foi um grande mal-entendido. Conforme uma fonte, a GACC teria se equivocado ao receber informações sobre as medidas adotadas pelo frigorífico. Na semana passada, a unidade foi paralisada temporariamente por decisão da vigilância sanitária local. A parada, que ocorreu após a suspeita de casos de covid-19 entre os funcionários, motivou a testagem de todos os trabalhadores da companhia, o que permitiu que o frigorífico fosse autorizado a reabrir na segunda-feira (22). “Por notícias e interpretações equivocadas, a GACC entendeu que, por causa da parada temporária, a planta teria sido suspensa pelo Ministério da Agricultura ou por iniciativa própria, o que não ocorreu”, afirma uma fonte. O Valor Econômico tentou contato, nesta quarta-feira (24), com o Agra, mas não conseguiu localizar um porta-voz da empresa. Procurado, o ministério negou que tenha havido uma falha de comunicação. “Não tem erros. Informamos às autoridades chinesas no domingo que, no momento, o estabelecimento estava suspenso por iniciativa deles para realização de testes nos funcionários, que teve um número de confirmados baixo. O estabelecimento já adotou as medidas necessárias de prevenção e voltou suas atividades. Agora o Ministério da Agricultura está preparando a documentação para solicitar a continuidade de exportação deste estabelecimento para China”, apontou a Pasta, em nota ao Valor.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) discute protocolo de classificação e tipificação de carcaças bovinas
A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) realizou uma videoconferência na terça-feira (23) para discutir o protocolo para a classificação e tipificação de carcaças bovinas. Os integrantes avaliaram a evolução da proposta que deverá ser encaminhada ao Ministério da Agricultura. Entre os pontos debatidos estão a regulamentação da forma e dos parâmetros para a classificação de carcaças e a padronização dos atributos de qualidade, possibilitando a equalização das classificações em todo o Brasil e permitindo que o produtor seja bonificado pela qualidade do animal e da carne comercializada. A proposta também cria um modelo que seja utilizado em acordos internacionais e que traga transparência para o consumidor final. “Queremos elaborar um documento em que a indústria possa nos orientar sobre qual tipo de animal temos que produzir para ter mais rentabilidade e alcançar outros mercados”, disse o presidente da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Antônio de Salvo. Outro tema tratado na reunião foi o avanço do Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). Os integrantes da Comissão avaliaram as mudanças feitas no calendário devido à crise gerada pelo novo coronavirus e a evolução das ações referentes ao plano estratégico em cada estado. “É importante que o produtor rural tenha acesso a essas informações, o que irá trazer maior conhecimento sobre o tema e assim reduzir os temores do processo”, afirmou o assessor técnico da Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA, Ricardo Nissen.
Deputado quer barrar matança de jumentos na Bahia
O deputado federal Célio Studart (PV-CE) entrou com ação popular na Justiça Federal em Salvador (BA) para barrar a matança de jumentos, destacou o portal Anda nesta terça-feira (23). Na peça, o parlamentar pede anulação de portaria de órgão estadual que disciplina os procedimentos para controle e fiscalização de trânsito de equídeos para a morte. A ação, com pedido de liminar de tutela de urgência, implica diretamente a Agência de Defesa Agropecuária do Estado da Bahia (Adab), que editou a portaria 13/2020, e indiretamente o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), bem como empresas e frigoríficos que fazem a comercialização de produtos que são processados após a morte dos animais. A peça sustenta que a portaria da Adab incentiva maus-tratos aos animais, favorece a extinção da espécie e traz risco à saúde pública em meio à pandemia de coronavírus. Segundo o documento, os réus praticaram atos em discordância ao preceito constitucional previsto no artigo 225 da Constituição, que versa sobre a obrigação de manutenção do meio ambiente equilibrado, além de submeter animais à crueldade. Entre outros pontos, a ação alerta para o declínio da população de jumentos no país – 46% em uma janela de apenas cinco anos. Além disso, traz manifestação do Conselho Regional de Medicina Veterinária e Zootecnia da Bahia (CRMV-BA). Segundo a entidade, se os abates continuarem a ocorrer no país, em quatro anos a população de jumentos estará extinta.
O Estado de S.Paulo – Raça shih tzu mini não existe!
O Estado de S.Paulo – JBS, BRF, Marfrig e Minerva declaram carga ‘livre de coronavírus’ à China
O Globo – Castramóvel começará a circular nos bairros de Niterói em agosto
G1 – O ‘álibi científico’ que pode inocentar os morcegos da pandemia de coronavírus
G1 – PF cumpre mandados contra grupo suspeito de pescar e caçar animais com armas de fogo clandestinas
G1 – Donos podem registrar animais de estimação em cartórios do DF
Valor Econômico – Testes evitam parada de planta da Marfrig
Valor Econômico – Justiça determina que JBS teste todos os funcionários de unidade em Três Passos (RS) para covid-19
Valor Econômico – Programa de testes de covid-19 evita interdição de frigorífico da Marfrig em Goiás
Valor Econômico – Controle chinês põe frigoríficos em alerta
CNA – CNA discute protocolo de classificação e tipificação de carcaças bovinas
CNA – CNA mostra novos hábitos de consumo de produtos lácteos na pandemia
Embrapa – Angus e Embrapa fecham acordo para pesquisa genômica no Brasil
AgroLink – Operação contra abigeato apreende 3 toneladas de carne
AgroLink – Live vai abordar prevenção a ataques de animais silvestres
AgroLink – ABCCC apresenta aplicativo completo com informações da raça Crioula
AgroLink – PSA ainda é a maior influencia sobre o mercado de carne suína
AgroLink – Fazenda Brumado oferta Nelore de genética indiana em leilão virtual
AgroLink – Segurança alimentar torna-se principal atrativo do alimento Halal
AgroLink – CNA mostra novos hábitos de consumo de produtos lácteos na pandemia
AgroLink – Oferta curta de boiadas para abate e alta nos preços do boi gordo
AgroLink – Aumento nas exportações brasileiras de carne bovina em junho
AgroLink – Sucesso da criação de caprinos e ovinos exige cercamento eficaz da propriedades
Anda – Cadela que sentia medo de humanos se recupera de traumas após ser adotada
Anda – Deputado quer barrar matança de jumentos na Bahia
Anda – Não devemos sacrificar o meio ambiente
Anda – Investidores ameaçam boicote ao Brasil por conta de desmatamento na Amazônia
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.