ANAC abre consulta setorial sobre regulação de aeronaves de pequeno porte

Home/Informativo/ANAC abre consulta setorial sobre regulação de aeronaves de pequeno porte

ANAC abre consulta setorial sobre regulação de aeronaves de pequeno porte

Em atenção à aviação geral, especialmente à aviação de pequeno porte, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) abriu, nesta quinta-feira (2/12), a Consulta Setorial nº 5/2021 com vistas a receber manifestações da sociedade civil e, principalmente, do setor regulado que possam contribuir para a melhoria e o aperfeiçoamento dos normativos vigentes e em fase de elaboração pela Agência. O objetivo é alinhar expectativas e agregar as contribuições que estimulem o desenvolvimento desse segmento da aviação civil no país. Os documentos da Consulta Setorial 5/2021 estão disponíveis na página Consultas Setoriais do site da ANAC até 3 de janeiro de 2022 .A participação social por meio de consulta setorial está prevista no artigo 12 da Instrução Normativa ANAC n° 154, de 20 de março de 2020, e busca a contribuição da sociedade civil, em especial dos agentes afetados direta e indiretamente desde o início do processo normativo, antes mesmo que as possíveis alternativas de ação tenham sido traçadas. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Sindag apresenta proposta para realização de cursos para o setor aeroagrícola na Embrapa

O Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) iniciará 2022 com um circuito sobre boas práticas aeroagrícolas e toda a documentação que deve ser exigida das empresas aeroagrícolas para comprovar sua regularidade, informou a Embrapa. O Sindicato e o Instituto Brasileiro da Aviação Agrícola (Ibravag) devem formalizar um protocolo de intenções a ser submetido à Embrapa para a realização de cursos de aperfeiçoamento para aviação agrícola nas instalações da Estação Experimental de Terras Baixas (ETB), base experimental da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão/RS. A ideia do Sindag é utilizar o conhecimento dos especialistas e pesquisadores nas lavouras de arroz, soja e outras culturas para ajudar na melhoria contínua de pilotos, agrônomos e técnicos agrícolas que atuam nas empresas. Os cursos serão voltados a produtores rurais e cooperativas contratantes de serviços de aviação. Para acessar a matéria completa, clique aqui.

Entidades manifestam preocupação com redução da mistura de biodiesel

Nesta semana o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definiu que a mistura mínima de biodiesel vai seguir em 10% (B10) para todo o ano de 2022. Pelo cronograma estabelecido na resolução 16/2018 do próprio CNPE, o mandato atual deveria estar em 13%, e subir para 14% em março do ano que vem, até atingir o 15% em 2023. Segundo informou o portal Agrolink, o ato gerou manifestações de diversas entidades do setor. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifestou preocupação pela potencial redução da oferta de farelo de soja, um derivado do esmagamento da soja em grão direcionada para obtenção de óleo para biodiesel. A menor oferta do produto poderá significar em alta de preços, gerando perda de competitividade e inflação ainda maior para o consumidor, em meio ao momento de maior alta de custos de insumos da história da avicultura e da suinocultura do Brasil. A Aprosoja também se manifestou e entende que redução da demanda por óleo de soja pode, sim, prejudicar o setor e afetar negativamente os preços. Em um evento nesta quinta (02) com representantes do setor de biodiesel com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o presidente do conselho de administração da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio), Francisco Turra, empresários e autoridades também se mostraram contrárias à medida.

Aprosoja-MT recomenda a produtores fazer safra sem fertilizantes

O mercado de fertilizantes continua em alta no Brasil, pressionando os custos de produção no campo. Para alguns fertilizantes, a relação de troca frente à produção chegou aos 100%. Em função deste cenário, a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) têm sugerido que os produtores façam uma safra com diminuição do uso de fertilizantes ou até mesmo sem usar os produtos, informou o Canal Rural. Evidentemente, a situação preocupa as multinacionais do setor. Enquanto isso, entidades cobram da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) providências em relação a pedidos de exploração de fertilizantes no Brasil que não saem do papel.Para o comentarista do Canal Rural Glauber Silveira, as empresas “acordaram” depois desse recado da Aprosoja-MT. Ele explica que os produtores vêm adubando e tendo áreas consolidadas nas propriedades com um bom nível de solo. Silveira ainda comenta a importância de se usar o solo nesse período de poupança como forma de mandar um recado às empresas que, segundo ele, abusam nos preços.

 

Veja outras notícias

Agência Senado
Vai à Câmara projeto que garante recursos para assistência técnica e extensão rural

Agência Senado
CRA aprova projeto que organiza sistema nacional de ciência e tecnologia na agropecuária

ANAC
ANAC abre consulta setorial sobre regulação de aeronaves de pequeno porte

Mapa
Alimenta Brasil é regulamentado com acesso de agricultor familiar ampliado para R$ 12 mil

Embrapa
Sindag apresenta proposta para realização de cursos para o setor aeroagrícola na Embrapa

CNA
Senar discute técnicas de produção na apicultura e mercado do mel brasileiro

CNA
Senar lança cursos de drones e inseminação artificial

CNA
CNA recebe delegação do Ministério da Agricultura da Alemanha

Portal do Agronegócio
Secretaria de Agricultura e Abastecimento lança no site da CATI/CDRS o Guia de Plantas Aromáticas e Medicinais com acesso gratuito

Portal do Agronegócio
Brasil lança primeira cultivar de guaraná propagada por semente

Portal do Agronegócio
ABPA manifesta preocupação com a mistura de biodiesel

Portal do Agronegócio
Regulamentação dos créditos de carbono é uma solução viável para reduzir a emissão de gás metano e aquecer a economia

Portal do Agronegócio
Alta nos preços dos insumos incentiva economia na aplicação de defensivos

Valor Econômico
Encerramento de safra de soja puxa queda de 8% da agropecuária, a pior desde 2012

Folha de S. Paulo
Entenda a queda de 8% da agropecuária no PIB

Agrolink
Entidades manifestam preocupação com redução da mistura de biodiesel

Agrolink
Pesquisa desenvolve sistema inovador de aplicação de herbicida

Canal Rural
Aprosoja-MT recomenda a produtores fazer safra sem fertilizantes

Canal Rural
Senado busca solução para regularização fundiária

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »