Mulheres com câncer esperam há meses por remédio que pode dobrar sobrevida
Em meados do ano passado, com o câncer de mama metastático dando sinais de estabilidade, equipes médicas decidiram incluir no tratamento deste câncer uma nova medicação, o pertuzumabe. Conforme o jornal Folha de S. Paulo, um ensaio clínico mostrou que a associação dessa droga com o trastuzumabe e quimioterapia possibilitava uma sobrevida global de 56,5 meses. Após passar pelo crivo da Conitec, a medicação teve a incorporação aprovada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2017. Em junho de 2018, deveria estar sendo distribuída. Porém, nenhuma das mulheres que tem câncer de mama metastático, no país, estão conseguindo a medicação. Muitas só conseguem a droga por meio da judicialização. O acesso por meio judicial, além de trazer custos e insegurança para as pacientes, gera custos maiores para o Estado porque o medicamento, comprado em regime de emergência, encarece. Relatório da Conitec de 2017 diz que, embora eficaz e seguro, o medicamento não tinha uma boa relação de custo-efetividade para o SUS. O custo mensal era estimado em R$ 8.300 por paciente. Em nota, o Ministério da Saúde informou que ainda não houve a conclusão da negociação de preço do pertuzumabe. “Sendo assim, a aquisição do medicamento será concluída mediante a uma proposta factível conforme o custo estimado na incorporação desse medicamento. Cabe ressaltar que a pasta está realizando todos os esforços para concluir o processo o mais rápido possível e, assim, disponibilizar o medicamento aos pacientes.”
Exame de diagnóstico de câncer deve ser feito pelo SUS em até 30 dias
O Plenário do Senado votará, em regime de urgência, projeto de lei que garante aos pacientes do SUS com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico. É o que informa a Agência Senado. De autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), o Projeto de Lei da Câmara 143/2018 foi aprovado nesta quarta-feira (10), na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). A proposta determina que o limite de até 30 dias valerá para os exames necessários nos casos em que a neoplasia maligna seja a principal hipótese do médico. A mudança será incluída na lei que já estipula o início do tratamento pelo SUS em no máximo 60 dias a partir do diagnóstico do câncer (Lei 12.732, de 2012). O objetivo é acelerar ainda mais o acesso a medicações e cirurgias necessárias pelos pacientes. Zanotto avaliou que a falta de prazo também para os exames diagnósticos é uma lacuna na lei atual. “O relator da matéria na CAS, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), ressalta que o momento da detecção do câncer impacta decisivamente no percentual de pessoas que morrem por causa da doença”, enfatiza matéria.
Ministério anuncia horário ampliado em postos de saúde; unidades poderão funcionar até as 22h
O jornal O Estado de S. Paulo destacou que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão atender até as 22 horas. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça (9), o programa que prevê a extensão do horário de funcionamento dos postos de saúde. A medida tem como objetivo facilitar o acompanhamento de saúde, principalmente de pessoas que trabalham fora. Atualmente, alguns municípios já realizam essa forma de atendimento, por conta própria. Agora, a ideia é repassar recursos extras para que o horário de atendimento seja ampliado. Embora a oferta seja para todos os municípios, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, acredita que somente as cidades de médio e grande porte terão condições de se encaixar no programa. Junqueira avalia que municípios pequenos não terão como atender a essa exigência. Para o Ministério da Saúde, a medida pode ajudar a melhorar sobretudo as coberturas vacinais, consideradas em níveis perigosamente baixos por autoridades sanitárias. “O posto aberto até mais tarde, avaliam, pode ajudar equipes a organizar esforços concentrados de vacinação”, destaca o jornal.
Ministério da Saúde – UBS que ampliar horário de funcionamento receberá mais recursos federais
Ministério da Saúde – Ministro da Saúde lança Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
Alesp – Divinolândia recebe novo veículo para saúde
Alesp – Recursos equipam serviço de fisioterapia em Boa Esperança do Sul
Câmara dos Deputados – Câmara anuncia vencedores do Prêmio Dr. Pinotti 2019
Câmara dos Deputados – Audiência debaterá situação de autistas no sistema de saúde no Brasil
Câmara dos Deputados – Deputados pedem avanços nas políticas públicas de combate ao câncer
Câmara dos Deputados – Comissão aprova MP que viabiliza empréstimos do FGTS para santas casas
Senado Federal – CAE aprova ampliação de recursos para desporto escolar e inclusão de pessoas com deficiência
Senado Federal – CDH vai debater possíveis mudanças no atendimento à saúde indígena
Senado Federal – Senado aprova regulamentação da equoterapia como método de reabilitação
Senado Federal – Aposentado com diabetes poderá ser isento do Imposto de Renda
Senado Federal – Aposentados poderão ter 50% de desconto em medicamentos
Senado Federal – Financiamento do SUS será debatido na CAS
Senado Federal – CAS debaterá riscos de protetores solares a recifes de corais
Senado Federal – Exame de diagnóstico de câncer deve ser feito pelo SUS em até 30 dias, decide CAS
Senado Federal – Presidente veta proposta que dispensava de reavaliação pericial portador de HIV aposentado por invalidez
Correio Braziliense – PCDF investiga suspeito de ameaçar invadir hospitais e agredir servidores
Correio Braziliense – Sobe para oito número de mortes por dengue no DF em 2019
Correio Braziliense – Emendas da bancada do DF vão destinar recursos para saúde e segurança
Correio Braziliense – Na UnB, vencedor do Nobel lamenta baixo investimento do Brasil em ciência
Correio Braziliense – Secretaria de Saúde faz campanha para arrecadação de leite materno
Folha de S. Paulo – Mulheres com câncer esperam há meses por remédio que pode dobrar sobrevida
Folha de S. Paulo – Brasil não tem sistema de vigilância de fungos e corre risco, diz médico
Folha de S. Paulo – Nova York obriga vacinação contra sarampo no Brooklyn devido a surto
Folha de S. Paulo – Alvo de cortes de Temer, programa Farmácia Popular deixa de atender 7 milhões
Folha de S. Paulo – Metade do Samu para contra reestruturação
Folha de S. Paulo – Dalai-lama, 83, é hospitalizado na Índia com quadro infeccioso
Folha de S. Paulo – Videogames começam a explorar temas como depressão e ansiedade
Folha de S. Paulo – Em São Paulo, hospitais infantis se preparam para lotação em época de gripe
G1 – Tristeza causa câncer? Médico esclarece 10 dúvidas sobre a doença; veja vídeos
G1 – Tuberculose: o que é e quais são os sintomas, diagnóstico e tratamento
G1 – Justiça manda SUS fornecer remédio com canabidiol à criança de São José, SP
G1 – Campanha de vacinação contra gripe tem meta de imunizar 58 milhões de pessoas
O Estado de S. Paulo – Ministério anuncia horário ampliado em postos de saúde; unidades poderão funcionar até as 22h
O Estado de S. Paulo – Funcionários do Samu fazem greve parcial de 48 horas contra mudanças no serviço
O Estado de S. Paulo – Chuva alaga hospital e causa prejuízos no Jardim Botânico
O Estado de S. Paulo – Hospital do Coração promove palestra sobre doença de Parkinson
O Estado de S. Paulo – ‘Há um ano renasci’, declara Ana Furtado 12 meses após primeira cirurgia contra câncer
O Estado de S. Paulo – Fausto Macedo – STJ reconhece direito à indenização de mulher contaminada por Aids pelo companheiro
O Globo – Ministro diz que liberação para leilão de petróleo não garante licenciamento em Abrolhos
O Globo – Ministro diz que liberação para leilão de petróleo não garante licenciamento em Abrolhos
Zero Hora – Nove postos de saúde de Porto Alegre não oferecem vacinas por problemas em câmaras frias
Zero Hora – Após morte por meningite, Hospital Centenário afasta servidores durante investigação
Zero Hora – Médicos removem quatro abelhas do olho de mulher
__________________________________________________
O Boletim NK, produzido pela NK Consultores Relações Governamentais, é uma compilação das principais notícias publicadas em meios de comunicação do país sobre temas ligados ao setor.
No comments yet.