Comissão sobre Mudanças Climáticas apresenta relatório de atividades na terça
A Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) apresenta nessa terça-feira (17), às 14h, seu relatório anual de atividades. Na mesma reunião, o colegiado deverá apresentar também uma descrição da participação de seus componentes que foram à reunião da COP-25, em Madri, na Espanha. De acordo com a Agência Senado a CMMC é presidida pelo senador Zequinha Marinho (PSC-PA) e tem como vice-presidente o deputado Sérgio Souza (MDB-PR). Ao longo de 2019, fez nove audiências públicas, debatendo temas como a proteção da Amazônia, combate ao desmatamento, regularização fundiária e mudanças climáticas. Os membros da delegação do Congresso que estão na COP-25 deverão apresentar um relatório pormenorizado das discussões, incluindo as questões relativas ao cumprimento da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. A reunião da COP-25 estava prevista inicialmente para ocorrer no Brasil, mas o presidente Jair Bolsonaro desistiu de sediar o evento. Em seguida, foi remarcada para o Chile. Porém, com a sequência de manifestações que ocorrem naquele país, foi novamente transferida, desta vez para a Espanha. O encontro termina nesta sexta-feira (13).
Com patente questionada, Bayer segura lançamento
A alemã Bayer anunciou nesta quinta-feira (12) que adiará o lançamento da semente transgênica de algodão Bollgard 3 RR Flex no Brasil, em razão de a patente da geração anterior (Bollgard II RR Flex) estar sendo questionada na Justiça pela Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa). Segundo o Valor Econômico a tecnologia Bollgard 3 RR Flex combina a tolerância ao herbicida glifosato e a proteção às pragas curuquerê do algodoeiro, lagarta rosada, lagarta das maçãs e falsa medideira. A semente contém, ainda, a proteína VIP 3 – que confere proteção contra os gêneros de lagartas spodoptera e helicoverpa. “O produtor não quer inovação ou não quer pagar por essa inovação, por isso decidimos postergar o lançamento previsto para a safra 2019/20”, disse Gehard Bohne, presidente da divisão agrícola da multinacional no Brasil, a jornalistas. Por enquanto, não há prazo para o lançamento. “A Bayer vai se defender e aguardar para ver como o cenário se desenvolve”, afirmou o executivo. A ação da Ampa, movida em julho, pede a devolução de US$ 150 milhões pagos em royalties pelos produtores, por considerar que a semente Bollgard II RR Flex combina duas tecnologias pré-existentes, cujas patentes já expiraram. A Bayer teme que sua nova patente seja alvo de processos similares. No caso da soja transgênica Intacta 2 Xtend, a Bayer manteve sua previsão de lançamento no Brasil para a safra 2021/22. “O prazo é mais distante e foi mantido. Seguimos normalmente com as atividades de lançamento”, disse Bohne. A nova geração da soja é resistente às lagartas helicoverpa armigera e spodoptera cosmioides, além de outras quatro lagartas alvo da Intacta RR2 Pro, e é tolerante ao herbicida glifosato e ao dicamba – usados no controle de plantas daninhas de folhas largas como a buva, caruru, corda-de-viola e picão-preto. A Bayer é uma das maiores empresas de sementes do mercado brasileiro.
2020 será o ano digital do agro, diz Gerhard Bohne
O uso de tecnologia na agricultura nunca foi tão intenso. A produção de alimentos tem sido transformada pelos avanços da ciência ao longo das últimas décadas. As inovações estão revolucionando a agricultura no Brasil e no mundo. O emprego de tecnologia na agricultura não é, exatamente, uma novidade para os agricultores, destacou o portal AgroLink nesta sexta-feira (13). É preciso ter conhecimento para que o uso da tecnologia na agricultura cause impactos relevantes na quantidade e qualidade dos alimentos produzidos. O aumento da população global e a consequente pressão por mais comida tornam esse desafio urgente. Durante encontro com a imprensa, o presidente da divisão Crop Science da Bayer no Brasil, Gerhard Bohne, ressaltou que uma das apostas da empresa é que o próximo ano seja o ano digital do agro – momento em que os agricultores perceberão a importância da adoção de tecnologias para novos avanços. “Para sermos competitivos em todos os negócios, é preciso olhar custos e produtividade, a agricultura digital vem otimizar a eficiência no custo, como na produtividade”. Com as tecnologias certas o agricultor consegue entender o que ocorre em sua propriedade e pode ir além dos números. O executivo ainda salientou que a plataforma FieldView, no seu segundo ano no Brasil em 2019, deve passar de 7 milhões de hectares, com 1,5 milhão de hectares em cana-de-açúcar. “O mercado de cana é carente de tecnologias, tanto digitais como de produtos. A produtividade está praticamente estagnada nos últimos anos.” Após completar seu primeiro ano de integração com a Monsanto, Bohne considera 2019 um ano favorável ao mercado agrícola, uma vez que a alta demanda por soja, milho e carnes e a desvalorização do real aumentaram a rentabilidade dos produtores. “A Bayer espera que 2020 seja um ano positivo, com exportações aquecidas de soja e milho e demanda firme por esses grãos para produção de carnes destinada à exportação”, declara Bohne.
Agência Senado – Senado comemora os 20 anos da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
Agência Senado – Congresso pode votar Orçamento na próxima semana
Agência Senado – Confúcio Moura defende agricultura familiar sustentável
Agência Senado – Comissão sobre Mudanças Climáticas apresenta relatório de atividades na terça
O Globo – Acordo entre EUA e China beneficia produtores rurais americanos
O Globo – Conflitos e retrocessos marcam presença do Brasil na COP-25
Valor Econômico – Com patente questionada, Bayer segura lançamento
Valor Econômico – BrasilAgro diz que áreas adquiridas da Agrifirma deverão se refletir em seu balanço na safra 2020/21
Mapa – Dez perguntas e respostas sobre a MP da Regularização Fundiária
AgroLink – 2020 será o ano digital do agro, diz Gerhard Bohne
AgroLink – Federasul acredita num PIB em 2,7% para 2020
AgroLink – FAO usará US$ 500 milhões para combater lagarta-do-cartucho
AgroLink – Nematoides são lançados com sucesso no espaço
AgroLink – Safras de milho e soja da Argentina correm sério risco
AgroLink – Cientistas criam brócolis que dura mais
Gazeta de Alagoas – Alagoas está entre os estados que mais consomem agrotóxicos
Agro Revenda – Albaugh abre novo laboratório
InfoSaj – Rui propõe taxar a fabricação e venda de agrotóxicos e adubos após envio de projeto à Alba Bahia
Easy Coop – Mulheres lutam para preservar espaço de agroecologia e economia solidária
Atmosfera Online – Agronomia conhece tecnologia empregada na produção de sementes
Bopar – AM: agricultores participam de cursos sobre manejo ecológico de insetos em espécies florestais
No comments yet.