Aberta consulta pública para atualização da certificação para emissões de CO2

Home/Informativo/Aberta consulta pública para atualização da certificação para emissões de CO2

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) submete à Consulta Pública nº 11/2021, por prazo de 45 dias, proposta de emenda ao Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 38, que trata “Requisitos para Emissões de CO2 de Aviões”, cuja íntegra encontra-se disponível na página Consultas Públicas em andamento. A proposta atualiza os requisitos de certificação relativos a emissões de CO2 de aviões, tornando mais claro como os padrões de emissão de CO2 devem ser implementados. A aplicabilidade desses requisitos está relacionada à limitação ou redução da emissão de gases de efeito estufa e visam proteger o meio ambiente. A emenda 01 ao RBAC 38 fará referência à emenda 1 ao Volume III do Anexo 16 da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). As novas disposições dizem respeito a atualização na definição para projeto de tipo e melhorias de várias definições, bem como esclarecimento sobre a aplicabilidade dos padrões de CO2 para aviões certificados para emissão de CO2 que sejam derivados de aviões não certificados originalmente em relação a esse aspecto, introdução de explicações sobre emissão e processo de isenções, e por fim, correções gerais no texto. As contribuições deverão ser encaminhadas à ANAC por meio de formulário eletrônico próprio, disponível no endereço eletrônico informado, até 30 de setembro de 2021.

Bayer e Senar Goiás firmam parceria para treinamentos itinerantes de boas práticas de pulverização

Com o objetivo de capacitar operadores de pulverização e produtores rurais de Goiás em boas práticas de aplicação de herbicidas, a divisão agrícola da Bayer e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Goiás (Senar-GO) firmaram uma parceria para lançar o Programa “I2X Acerte – Boas Práticas de Aplicação”. Segundo o portal Notícias Agrícolas a iniciativa levará cursos de atualização aos profissionais do setor por instrutores nos treinamentos ofertados pela entidade. Os interessados podem se informar pelo site do Senar-GO. Os treinamentos do “I2X Acerte – Boas Práticas de Aplicação” serão itinerantes – passarão por pelo menos 15 municípios do estado, entre eles Rio Verde, Jataí, Mineiros, Cristalina, Luziânia, Goianésia, entre outros. Com carga horária de vinte e quatro horas, os conteúdos práticos e teóricos abordarão as boas práticas de aplicação para um manejo adequado de plantas daninhas, com as ferramentas associadas à terceira geração de biotecnologia em soja que a Bayer traz ao mercado para a safra 2021/22. Antes de irem a campo capacitar os profissionais técnicos e operadores de pulverização, os instrutores e técnicos do Senar-GO participaram de treinamentos de atualização com simuladores e equipamentos que reproduzem as condições de pulverização no campo e facilitam a transferência de conhecimento para participantes do curso. Esses mesmos equipamentos serão usados nas aulas itinerantes oferecidas pela entidade, garantindo assim maior entendimento sobre as práticas. Os cursos irão abordar temas como os desafios do manejo de plantas daninhas no Brasil, tecnologia de aplicação para redução de deriva, 10 passos para o manejo inteligente de herbicidas, inspeção prática e periódica de pulverizadores, uso coreto e seguro de herbicidas. Inscrições e mais informações sobre o Programa estão disponíveis no site do Senar-GO ou diretamente no Sindicato Rural do município.

ANAC cria série Por Dentro da Aviação para mostrar como o setor aéreo funciona

Por trás de cada voo, existe um sistema complexo. Compreender quais os procedimentos necessários para que uma aeronave possa decolar ou aterrissar com segurança, por exemplo, não atrai a atenção só dos profissionais da aviação. Todo mundo tem uma curiosidade ou uma dúvida sobre esse e outros temas do setor aéreo. Para mostrar os bastidores da atividade, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) criou o projeto Por Dentro da Aviação, uma série periódica de conteúdos que vão te ajudar a entender como tudo funciona. O objetivo é apresentar cada assunto, atividade ou aspecto da aviação civil de forma simples e acessível, e contribuir para que os regulados da ANAC e o público em geral entendam cada vez mais sobre os temas relacionados à aviação. O primeiro conteúdo da série mostra como funciona um aeroporto, explicando conceitos como “lado terra” e “lado ar”, que ajudam a entender a organização, os riscos envolvidos e as medidas de segurança em um aeródromo. Diversos outros temas já estão programados para compor a série Por Dentro da Aviação, como formação profissional, segurança, regulação, certificação e fiscalização, dentre outros. Para não perder nada e ficar Por Dentro da Aviação, basta acessar e acompanhar os conteúdos produzidos e disponibilizados também na página do projeto, no site da ANAC.

Governo e cientistas sugerem medidas contra impacto de incêndios florestais no solo e na água

Com foco na proteção do solo e dos recursos hídricos, o Ministério da Agricultura detalhou, na Câmara dos Deputados, o Programa Águas do Agro, com lançamento previsto para este semestre. Já o MapBiomas, que reúne pesquisadores de ONGs e universidades, anunciou a organização de mais de 30 anos de dados históricos dos incêndios florestais, na coleção “Cicatrizes do fogo no território brasileiro”. Também na reunião, cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e da Universidade Federal do Acre (Ufac) fizeram novos alertas diante da iminência de incêndios florestais ainda mais intensos do que os do ano passado. De acordo com a Agência Câmara o debate ocorreu em audiência da Comissão Externa sobre Queimadas nos Biomas Brasileiros. O sinal da chegada da nova temporada de incêndios florestais foi mostrado pela professora da Universidade do Acre Sonaira da Silva, doutora em ciências florestais tropicais. Diretora de Ciência do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Ane Alencar citou o novo relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, divulgado neste mês com alertas sobre o avanço acelerado do aquecimento global e o risco de irreversibilidade de alguns de seus efeitos. Coordenadora de conservação de solo e água do Ministério da Agricultura, Soraya de Araújo antecipou detalhes do Programa Águas do Agro, que o governo pretende lançar, ainda neste ano, com foco em desenvolvimento sustentável e preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos. Pesquisador do Inpe, Fabiano Morelli anunciou o aprimoramento dos instrumentos que monitoram os riscos de incêndios florestais no País. Além do CNPq, a coordenadora da comissão especial, deputada Professora Rosa Neide (PT-MT), pediu investimentos também por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Veja outras noticias

Agência Câmara
Comissão aprova o uso de royalties da mineração para apoiar ações de extensão rural

Agência Câmara
Comissão aprova exigência de termo de compromisso antes da liberação de recursos para defesa agropecuária

Agência Câmara
Governo e cientistas sugerem medidas contra impacto de incêndios florestais no solo e na água

Agência Senado
Projeto do licenciamento ambiental será debatido nas comissões

O Estado de S.Paulo
O 5G e os próximos passos da indústria 4.0

G1
Economista explica os impactos das geadas para o consumidor

G1
Geadas prejudicam lavouras de café em Minas Gerais

G1
Aprenda a produzir e usar a silagem de milho e sorgo

G1
Produção de grãos em 2021 deve ficar abaixo do esperado, aponta Conab

G1
Produtor rural é obrigado a fazer descarte correto das embalagens de agrotóxicos

G1
Agosto já registra maior número de queimadas no AM em 2021

Valor Econômico
Bolívia domina mercado de castanha-do-Brasil

Valor Econômico
Boa Safra chega a quase 40 mil investidores pessoas físicas 

Valor Econômico
Terra Santa registrou prejuízo de R$ 5,13 milhões no 2º trimestre

Valor Econômico
PIPELINE: Na Boa Safra, 40 mil acionistas de varejo

Valor Econômico
Champion diversifica suas áreas de atuação

Valor Econômico
Declaração do ITR 2021 começa nesta segunda-feira

Valor Econômico
Produtores do Paraná devem importar milho após impactos da seca na safrinha

Valor Econômico
Commodities: Exportações americanas impulsionam a soja em Chicago

Anac
Aberta consulta pública para atualização da certificação para emissões de CO2

Anac
ANAC cria série Por Dentro da Aviação para mostrar como o setor aéreo funciona

Anac
Presidente e diretor da ANAC participarão do evento AirConnected

Anac
Entenda em que situações o consumidor pode remarcar voos, pedir reembolso ou solicitar crédito

Mapa
Taxa de serviço do CCIR 2021 deve ser paga sem juros até 17 de agosto

CNA
CNA inicia série de lives sobre consumo de frutas e hortaliças

SBA
PMA multa homem em R$ 193 mil por incêncio sem autorização

AgroLink
Brasil é o quarto maior produtor de bananas do mundo

AgroLink
Gestão de dados moldam agricultura mais sustentável 

AgroLink
MT: produtores não devem operar maquinários no período mais quente do dia

AgroLink
Etanol: hidratado sobe 3,51% e anidro valoriza 3,11% na semana

Canal Rural
Aprosoja Brasil denuncia perfil falso na internet

Canal Rural
Preços da soja devem subir e negócios podem melhorar no Brasil

Canal Rural
Semana pode ter granizo no Sul e Sudeste; nova frente fria chega até sexta-feira

Canal Rural
Colheita de milho safrinha 2021 atinge 72,7% da área estimada, diz Safras

Canal Rural
Boletim Focus: previsão do PIB de 2021 recua e da inflação aumenta

Canal Rural
Preços do milho se mantêm em alta; confira os destaques desta segunda

Canal Rural
CNA quer reverter vetos à proposta de renegociação de dívidas com fundos constitucionais

Canal Rural
Produtor precisa eliminar milho tiguera para evitar cigarrinha, alerta CNA

Canal Rural
Sistema Faep/Senar-PR oferece cursos para prevenção e combate de incêndios rurais

Notícias Agrícolas
Bayer e Senar Goiás firmam parceria para treinamentos itinerantes de boas práticas de pulverização

Revista Globo Rural
Avanço na colheita de milho mostra problemas de qualidade no PR e MS, diz AgRural

Revista Globo Rural
Lucro da Boa Safra Sementes cresce 314,6% e atinge R$ 11,7 milhões no 2º trimestre

Revista Globo Rural
Mudanças climáticas influenciam demanda por cafés robusta e conilon

Revista Globo Rural
Cosan reporta lucro de R$942,4 milhões no segundo trimestre

Revista Globo Rural
Após doença no cacau, Bahia restringe entrada de viajantes em lavouras

No comments yet.

Leave a comment

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »